A Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar

Acompanha : Caderno temático: Disseminação das ações da Agenda 21 brasileira por meio de projetos discentes

Autor principal: Przybysz, Mariângela
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1259
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1259
recordtype dspace
spelling riut-1-12592017-10-02T22:35:11Z A Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar Przybysz, Mariângela Stadler, Rita de Cássia da Luz Carletto, Marcia Regina Desenvolvimento sustentável Educação ambiental Participação social Sustainable development Environmental education Social participation Acompanha : Caderno temático: Disseminação das ações da Agenda 21 brasileira por meio de projetos discentes This works has the objective to facilitate strategies dissemination of the Brazilian Agenda 21 in the school community, focusing on promoting environmental education. The framework guiding this study is based on the Brazilian Agenda 21, the Environmental Education and the National Curriculum Parameters (NCP's). The research is quantitative, qualitative, interpretive and applied for a class of thirty five seventh graders of elementary school from a public school at Curitiba city. The study was divided into four stages: implementation of the initial questionnaire; conceptual research; search and selection of some actions workable in daily school; the spread of the shares of Agenda 21 were made by student teams with different levels of education. This study provided the student knowledge reconstruction of the Brazilian Agenda 21 and his guiding basis, the concept of Sustainable Development. This knowledge enabled the spread of some actions of Agenda 21, relevant to the school environment for diverse groups. During the spread of actions group work was preferred, highlighting youth leadership. In the same way the students had the opportunity to organize, plan, (re)build concepts, values, and broaden their knowledge. The final product of this work is the production of thematic notebook for elementary school teachers, which will enable the work of environmental education in schools based on the Brazilian Agenda 21. A presente dissertação tem como objetivo principal propor estratégias que viabilizem a disseminação da Agenda 21 Brasileira no coletivo escolar, tendo como foco a promoção da Educação Ambiental. O referencial teórico norteador deste estudo fundamenta-se na Agenda 21 Brasileira, na Educação Ambiental e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa e aplicada, tendo como público alvo uma turma de trinta e cinco alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curitiba/PR. O estudo foi dividido em quatro etapas: a primeira constitui-se na aplicação de questionário inicial que objetiva apontar o conhecimento prévio discente sobre o assunto a ser estudo; a segunda refere-se à pesquisa conceitual; a terceira caracteriza-se pela pesquisa e a seleção de algumas das ações da Agenda 21 Brasileira, viáveis no cotidiano escolar e, a última etapa, a disseminação das ações da Agenda 21 feita pelos alunos em equipes em diferentes níveis de ensino. Este estudo proporcionou ao discente a (re)construção do conhecimento referente à Agenda 21 Brasileira e ao conceito de Desenvolvimento Sustentável, assunto norteador da Agenda 21, viabilizando a disseminação de algumas ações da Agenda 21 pertinentes ao ambiente escolar para grupos variados deste mesmo espaço. Durante a disseminação das ações priorizou-se o trabalho em grupo evidenciando o protagonismo juvenil, dando a oportunidade aos alunos de se organizarem, planejarem, (re)construírem conceitos, valores e ampliarem seus conhecimentos. O produto final desta dissertação, Caderno Temático para os professores do Ensino Fundamental, que foi avaliado por oito educadores das áreas de Ciências, Biologia, Matemática e Português que indicaram a possibilidade de viabilizar o trabalho da Educação Ambiental, tendo com eixo norteador a Agenda 21 Brasileira. 2015-06-12T20:18:40Z 2015-06-12T20:18:40Z 2012-10-31 masterThesis PRZYBYSZ, Mariângela. Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1259 por application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Desenvolvimento sustentável
Educação ambiental
Participação social
Sustainable development
Environmental education
Social participation
spellingShingle Desenvolvimento sustentável
Educação ambiental
Participação social
Sustainable development
Environmental education
Social participation
Przybysz, Mariângela
A Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar
description Acompanha : Caderno temático: Disseminação das ações da Agenda 21 brasileira por meio de projetos discentes
format Dissertação
author Przybysz, Mariângela
author_sort Przybysz, Mariângela
title A Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar
title_short A Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar
title_full A Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar
title_fullStr A Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar
title_full_unstemmed A Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar
title_sort agenda 21 brasileira no cotidiano escolar
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2015
citation PRZYBYSZ, Mariângela. Agenda 21 brasileira no cotidiano escolar. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1259
_version_ 1805305259386470400
score 10,814766