Gênero de raciocínio de laboratório no ensino de física: especulação complexa de tipos da física no manuseio de atividades experimentais artesanais e tecnológicas
Acompanha: Raciocinal e empírico: caderno pedagógico
Autor principal: | Muchenski, Julio Cesar |
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Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1269 |
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riut-1-12692015-06-17T06:00:37Z Gênero de raciocínio de laboratório no ensino de física: especulação complexa de tipos da física no manuseio de atividades experimentais artesanais e tecnológicas Muchenski, Julio Cesar Miquelin, Awdry Feisser Newton, Isaac, Sir, 1642-1727 Física Física - Estudo e ensino Raciocínio Teoria do conhecimento Aprendizagem Prática de ensino Laboratórios de física Física - Experiências Ciência - Estudo e ensino Physics Physics - Study and teaching Reasoning Knowledge, Theory of Learning Student teaching Physical laboratories Physics - Experiments Science - Study and teaching Acompanha: Raciocinal e empírico: caderno pedagógico This assignment is a qualitative research on mediation scripts in the teaching- learning experiment of Newton's second law. We started the research with documentary analysis of the historical demand, looking diagnose the production of script about second law on last fifty years, based on the historical archives of the Colégio Estadual do Paraná. The results of the literature search showed that there was not didactic-methodological, development in relation the guidelines for execution of experimental practices around Newton's second law. Even with the technological and instrumental development of laboratories already interfaced with photogates and computers, the scripts still prefer a traditional school design highly reproductivist science. We conclude from since the projects as the PSSC (MIT), of the Harvard and others, who had a technical basis and that the proposed Physical learning becoming the students in little scientists. And which provided students with a lot of motor skills and an automated learning and, finishes up neglecting the cognitive part of this process between observations and facts, in our view this confirms a science of dissemination of teaching design in the pamphlet style. To help us in this problem we sought studies of Gaston Bachelard, Paulo Freire, Thomas S. Kuhn, Ian Hacking, Neill Postman and Kim Vicente. With the delimited problem, we propose a possible modification of the script of Newton's second law, with a series of experimental activities with the background plan of a law or theory associated with normal science in Kuhn's sense, in which students are challenged to solve puzzles. Problematized in script with a chance of entanglement between theory and practice, valuing rational and empirical aspects, promoting his approach, tension and feedback. In experimental method associated with contexts and problematizations, handmade and with technology, we bet on complex speculation, of the experimental apparatus and of the physical entities related to the fundamental law of motion, with the intentionality of the specialization in the use of equipment and the increase of the realism scientific of the manipulated entities by students. The main results that we see by comparing representations of students in questionnaires before and after the sequence of activities. We point out aspects of an evolution to a greater or lesser degree, gender of reasoning associated with the laboratory culture, with indications of a possible evolution of the profile epistemological of students regarding the physical entities manipulated by the experimental apparatus and the joint by calculation with the handling of physical mathematical language. Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa sobre a mediação de roteiros no ensino-aprendizagem do experimento da segunda lei de Newton. Iniciamos a pesquisa com uma análise documental sobre a demanda histórica, procurando diagnosticar a produção de roteiros da segunda lei nos últimos 50 anos, baseados nos arquivos históricos do Colégio Estadual do Paraná, os resultados da investigação bibliográfica mostraram que não existiu evolução didático-metodológica em relação as orientações para a execução das práticas experimentais em torno da segunda lei de Newton. Mesmo com a evolução tecnológica e instrumental dos laboratórios já interfaceados com fotogates e computadores, os roteiros ainda privilegiam uma concepção de ensino tradicional de ciência altamente reprodutivista. Concluímos que desde os projetos como o PSSC (MIT), o de Harvard e outros que tinham uma base tecnicista e que propunham o aprendizado de Física tornando os estudantes pequenos cientistas, e que proporcionou aos estudantes muita habilidade motora e uma aprendizagem automatizada e, acabou negligenciando a parte cognitiva presente no processo entre observações e fatos, ao nosso ver isso corrobora com uma concepção de ensino de divulgação de ciência no estilo panfleto. Para nos auxiliar neste problema buscamos principalmente os estudos de Gaston Bachelard, Paulo Freire, Thomas S. Kuhn, Ian Hacking, Neill Postman e Kim Vicente. Problema delimitado propomos uma possível modificação do roteiro da segunda lei de Newton com uma sequência de atividades experimentais com plano de fundo de uma lei ou teoria associado à ciência normal no sentido de Kuhn, no qual os estudantes são provocados em resolver quebra-cabeças, propostos na problematização do roteiro promovendo uma possibilidade de entrelaçamento entre teoria e a prática, valorizando aspectos racionais e empíricos, de forma de aproximação, de tensão conciliadora e de retroalimentação. No método experimental artesanal e tecnológico associado a contextos e problematizações, apostamos na especulação complexa do aparelho experimental e das entidades da física relacionadas com a lei fundamental dos movimentos, com a intencionalidade da especialização na utilização dos aparelhos e do aumento do realismo científico das entidades manipuladas pelos estudantes. Como principais resultados que verificamos pela comparação de representações dos estudantes em questionários aplicados antes e depois da sequência de atividades, apontamos aspectos de uma evolução em maior ou menor grau do gênero de raciocínio associado à cultura do laboratório, com indícios de uma possível evolução do perfil epistemológico dos estudantes em relação as entidades da física manipuladas, através do aparelho experimental e dos elementos articuladores, entre eles o cálculo, no manuseio da linguagem físico matemática. 2015-06-16T16:45:01Z 2015-06-16T16:45:01Z 2015-03-19 masterThesis MUCHENSKI, Julio Cesar. Gênero de raciocínio de laboratório no ensino de física: especulação complexa de tipos da física no manuseio de atividades experimentais artesanais e tecnológicas. 2015. 265 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1269 por application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
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Newton, Isaac, Sir, 1642-1727 Física Física - Estudo e ensino Raciocínio Teoria do conhecimento Aprendizagem Prática de ensino Laboratórios de física Física - Experiências Ciência - Estudo e ensino Physics Physics - Study and teaching Reasoning Knowledge, Theory of Learning Student teaching Physical laboratories Physics - Experiments Science - Study and teaching |
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MUCHENSKI, Julio Cesar. Gênero de raciocínio de laboratório no ensino de física: especulação complexa de tipos da física no manuseio de atividades experimentais artesanais e tecnológicas. 2015. 265 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
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