Integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem

Acompanha: Material didático, p. 117

Autor principal: Coutinho, Laudicéia Rocha
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1270
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1270
recordtype dspace
spelling riut-1-12702016-08-09T20:15:08Z Integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem Coutinho, Laudicéia Rocha Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Química - Estudo e ensino Música - Aspectos psicológicos Aprendizagem Prática de ensino Afeto (Psicologia) Tecnologia educacional Música na educação Educação - Efeito das inovações tecnológicas Ciência Chemistry - Study and teaching Music - Psychology Learning Student teaching Affect (Psychology) Educational technology Music in education Education - Effect of technological innovations on Science Acompanha: Material didático, p. 117 The music is currently present in the school environment, mainly through the use of mobile devices (Smartphone, mobile phone, MP3, MP4) by students. This master thesis was developed because we believe that music can be used in educational activities for the teaching learning process in chemistry. It is hoped that this study will contribute to building a significant Chemistry teaching process. Therefore, the first step was to seek to know more deeply the contributions of music for teaching through a study of the interrelationship Chemistry and Music. Recent publications of the two areas were the basis of research on music cognition. The research articles in national and international journals on the areas of Chemistry and Music Education also composed the foundations of the study. Lectures relating the themes education learning, music, affection, technologies and musical cognition were assisted and consisted of guidance in seeking to increase their knowledge of music cognition and make the didactic transposition of this knowledge for the teaching and learning in chemistry. So that the voice of teachers and students were part of this study, questionnaires were administered to students and teachers of public schools in the state of Paraná in order to verify how they perceive technologies, especially mobile device, at school and how teachers and students perceive music in teaching Chemistry. These investigations, it was revealed that music can be a strategy for teaching and learning in chemistry because motivates the student to engage in the process of knowledge construction, with many possibilities of use as a teaching strategy. These possibilities include building parodies and original songs - favoring the significant learning, analysis of letters of national and international music - enabling interdisciplinary, playing games and music games - that favor the affection between students and teachers and between students. For the outcome of this work could be used effectively by teachers, facilitating the development of their classes, teaching activities were produced publicized through a web site that can be accessed by computers, tablets and smartphones, for teachers and students can employ these teaching tools using the songs in teaching and learning in chemistry. A música está presente atualmente no ambiente escolar, principalmente, por meio do uso de dispositivos móveis (smartphone, aparelho celular, MP3, MP4) pelos estudantes. Este trabalho de mestrado foi desenvolvido por se acreditar que a música possa ser usada em atividades de ensino para o processo de ensino aprendizagem em Química. Espera-se que esse estudo possa contribuir para a construção de um processo de ensino de Química significativo. Para tanto, a primeira etapa foi conhecer com maior profundidade as contribuições da música para o ensino por meio de um estudo sobre a inter-relação Química e Música. Publicações recentes das duas áreas serviram como base de investigação sobre cognição musical. A pesquisa em artigos de periódicos nacionais e internacionais referentes às áreas de Ensino de Química e Música também compôs os alicerces do estudo. Assistiu-se a palestras relacionando os temas ensino aprendizagem, música, afetividade, tecnologias e cognição, os quais se constituíram de orientação na busca para ampliar os conhecimentos da cognição musical e fazer a transposição didática desse conhecimento para o ensino aprendizagem em Química. Para que a voz de professores e estudantes fizesse parte desse estudo, questionários foram aplicados a alunos e professores de escolas públicas do estado do Paraná com o intuito de verificar como eles percebem as tecnologias, em especial o aparelho celular, no ambiente escolar e como professores e estudantes percebem a música o ensino de Química. Dessas investigações, foi possível perceber que a música pode ser uma estratégia para o ensino aprendizagem em Química, pois motiva o estudante a se engajar no processo de construção do conhecimento, apresentando muitas possibilidades de uso como estratégia didática. Essas possibilidades incluem a construção de paródias e músicas originais - favorecendo a aprendizagem significativa, a análise de letras de músicas nacionais e internacionais - possibilitando a interdisciplinaridade, a realização de jogos e brincadeiras musicais - que favorecem a afetividade entre discente e docente e entre discentes. Para que o resultado desse trabalho pudesse efetivamente ser utilizado pelos professores, facilitando a elaboração de suas aulas, foram produzidas atividades de ensino divulgadas por eio de um site da internet, que pode ser acessado por computadores, tablets e smartphones, para que professores e estudantes possam empregar essas ferramentas didáticas, utilizando as músicas no processo de ensino aprendizagem em Química. 2015-06-16T16:53:42Z 2015-06-16T16:53:42Z 2014-12-22 masterThesis COUTINHO, Laudicéia Rocha. Integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1270 por An error occurred on the license name. An error occurred getting the license - uri. application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Química - Estudo e ensino
Música - Aspectos psicológicos
Aprendizagem
Prática de ensino
Afeto (Psicologia)
Tecnologia educacional
Música na educação
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ciência
Chemistry - Study and teaching
Music - Psychology
Learning
Student teaching
Affect (Psychology)
Educational technology
Music in education
Education - Effect of technological innovations on
Science
spellingShingle Química - Estudo e ensino
Música - Aspectos psicológicos
Aprendizagem
Prática de ensino
Afeto (Psicologia)
Tecnologia educacional
Música na educação
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ciência
Chemistry - Study and teaching
Music - Psychology
Learning
Student teaching
Affect (Psychology)
Educational technology
Music in education
Education - Effect of technological innovations on
Science
Coutinho, Laudicéia Rocha
Integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem
description Acompanha: Material didático, p. 117
format Dissertação
author Coutinho, Laudicéia Rocha
author_sort Coutinho, Laudicéia Rocha
title Integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem
title_short Integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem
title_full Integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem
title_fullStr Integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem
title_sort integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2015
citation COUTINHO, Laudicéia Rocha. Integrando música e química: uma proposta de ensino e aprendizagem. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1270
_version_ 1805305262063484928
score 10,814766