Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil

Market changes and globalization make competitive intelligence present in modern organizations. In this sense, it is necessary to follow market news and technological innovations, in particular Big Data. In this sense, this paper aims to present tools that use information to structure decision makin...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Carlos Murilo Rossi Trettel de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12751
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-12751
recordtype dspace
spelling riut-1-127512020-11-16T13:51:22Z Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil Decision behavior in the Big Data context – a case study in a LPG company from Southeastern Brazil Oliveira, Carlos Murilo Rossi Trettel de Berghauser, Neron Alipio Cortes Berghauser, Neron Alipio Cortes Wrasse, Carlos Laercio Sandmann, André Inteligência competitiva (Administração) Gás natural liquefeito Processo decisório Business intelligence Liquefied natural gas Decision making CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Market changes and globalization make competitive intelligence present in modern organizations. In this sense, it is necessary to follow market news and technological innovations, in particular Big Data. In this sense, this paper aims to present tools that use information to structure decision making in the commercial universe of bottled LPG. This Course Conclusion Paper is the result of a practical application of proposed tools, which was initially thought theoretically, and later applied to the Brazilian market. It has social relevance when it studies the behavior of the LPG market with the purpose of improving the service to the end consumer giving him access to the quality service. The research presented is methodologically constructed, regarding its nature as basic,its objective as exploratory, its object as bibliographic and its technical procedures as a result of a bibliographic investigation, survey and case study. In summary, this work presents, in the context of competitive intelligence and Big Data, the use of Trello tool and Power BI software, demonstrating the movement of the process from the feeding of data and information, through the construction of knowledge and generating wisdom in decision making. As mudanças no mercado e a globalização fazem com que a inteligência competitiva esteja presente nas organizações modernas. Neste sentido, faz-se necessário acompanhar as novidades de mercado e as inovações tecnológicas, em específico o Big Data. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral apresentar ferramentas que utilizam informações para estruturar a tomada de decisões no universo comercial do GLP envasado. Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de uma aplicação prática de ferramentas propostas, que inicialmente foi pensando teoricamente, e posterior aplicado ao mercado brasileiro. Apresenta relevância social quando estuda o comportamento do mercado de GLP com o propósito de melhorar o atendimento ao consumidor final dando-lhe acesso ao serviço de qualidade. A pesquisa apresentada é construída metodologicamente, em relação a sua natureza como básica, quanto ao seu objetivo como exploratória, quanto ao objeto como bibliográfica e quanto aos procedimentos técnicos é um resultado de uma investigação bibliográfica, de levantamento e de estudo de caso. Em síntese, este trabalho apresenta no contexto da inteligência competitiva e do Big Data, a utilização da ferramenta Trello e do software Power BI, demonstrando o movimento do processo desde a alimentação de dados e informações, passando pela construção de conhecimento e gerando a sabedoria na tomada de decisão. 2020-11-16T13:51:22Z 2020-11-16T13:51:22Z 2019-11-11 bachelorThesis OLIVEIRA, Carlos Murilo Rossi Trettel de. Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região sudeste do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12751 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Engenharia de Produção UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Inteligência competitiva (Administração)
Gás natural liquefeito
Processo decisório
Business intelligence
Liquefied natural gas
Decision making
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Inteligência competitiva (Administração)
Gás natural liquefeito
Processo decisório
Business intelligence
Liquefied natural gas
Decision making
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Oliveira, Carlos Murilo Rossi Trettel de
Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil
description Market changes and globalization make competitive intelligence present in modern organizations. In this sense, it is necessary to follow market news and technological innovations, in particular Big Data. In this sense, this paper aims to present tools that use information to structure decision making in the commercial universe of bottled LPG. This Course Conclusion Paper is the result of a practical application of proposed tools, which was initially thought theoretically, and later applied to the Brazilian market. It has social relevance when it studies the behavior of the LPG market with the purpose of improving the service to the end consumer giving him access to the quality service. The research presented is methodologically constructed, regarding its nature as basic,its objective as exploratory, its object as bibliographic and its technical procedures as a result of a bibliographic investigation, survey and case study. In summary, this work presents, in the context of competitive intelligence and Big Data, the use of Trello tool and Power BI software, demonstrating the movement of the process from the feeding of data and information, through the construction of knowledge and generating wisdom in decision making.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Oliveira, Carlos Murilo Rossi Trettel de
author_sort Oliveira, Carlos Murilo Rossi Trettel de
title Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil
title_short Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil
title_full Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil
title_fullStr Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil
title_full_unstemmed Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil
title_sort comportamento decisório no contexto do big data – um estudo de caso em uma companhia de glp da região sudeste do brasil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Carlos Murilo Rossi Trettel de. Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região sudeste do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12751
_version_ 1805318536151695360
score 10,814766