Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores
The timetabling problem is part of the routine of educational institutions, and can present varied structures in different schools, even within the same country or educational system. This paper proposes to present a linear programming model able to help building the schedule of a elementary and hig...
Autor principal: | Slongo, Vanessa Cristina |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13129 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-13129 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-131292020-11-16T14:07:34Z Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores Linear programming model adaptation aiming teachers’ workload distribution Slongo, Vanessa Cristina Teixeira, Levi Lopes Teixeira, Levi Lopes Rodrigues, Samuel Bellido Weber, Pedro Elton Pesquisa operacional Escolas Avaliação educacional Operations research Schools Educational evaluation CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO The timetabling problem is part of the routine of educational institutions, and can present varied structures in different schools, even within the same country or educational system. This paper proposes to present a linear programming model able to help building the schedule of a elementary and high schoolschool in the West of Paraná. The identification of the aspects to be considered in the model was given through interviews with those responsible for building the current schedule. Two models were proposed, which were solved using branch-and-bound method on LINGO software. Later, it was evaluated the possibility of using the obtained results, comparing the handmade schedule with the shedule obtained through the models. Both models proved capable of generating quality solutions to the problem. O problema de programação de horários faz parte do cotidiano das instituições de ensino, podendo apresentar estruturas variadas em diferentes escolas, mesmo dentro do mesmo país ou sistema educacional. Este trabalho se propôs a apresentar um modelo de programação linear que auxilie a elaboração de grades horárias de uma escola estadual no Oeste do Paraná. A identificação dos aspectos a serem considerados no modelo se deu através de entrevistas com os responsáveis pela elaboração da grade atual da escola. Foram propostos dois modelos, os quais foram solucionados por meio do método branch-and-bound com a utilização do software LINGO. Posteriormente avaliou-se a possiblidade da utilização dos resultados obtidos, realizando a comparação da grade horária elaborada manualmente com a programação obtida mediante os modelos. Ambos os modelos se mostraram capazes de gerar soluções de qualidade para o problema. 2020-11-16T14:07:33Z 2020-11-16T14:07:33Z 2018-11-03 bachelorThesis SLONGO, Vanessa Cristina. Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13129 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Engenharia de Produção UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Pesquisa operacional Escolas Avaliação educacional Operations research Schools Educational evaluation CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
spellingShingle |
Pesquisa operacional Escolas Avaliação educacional Operations research Schools Educational evaluation CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Slongo, Vanessa Cristina Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores |
description |
The timetabling problem is part of the routine of educational institutions, and can present varied structures in different schools, even within the same country or educational system. This paper proposes to present a linear programming model able to help building the schedule of a elementary and high schoolschool in the West of Paraná. The identification of the aspects to be considered in the model was given through interviews with those responsible for building the current schedule. Two models were proposed, which were solved using branch-and-bound method on LINGO software. Later, it was evaluated the possibility of using the obtained results, comparing the handmade schedule with the shedule obtained through the models. Both models proved capable of generating quality solutions to the problem. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Slongo, Vanessa Cristina |
author_sort |
Slongo, Vanessa Cristina |
title |
Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores |
title_short |
Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores |
title_full |
Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores |
title_fullStr |
Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores |
title_full_unstemmed |
Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores |
title_sort |
adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de professores |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SLONGO, Vanessa Cristina. Adaptação de um modelo de programação linear para a distribuição de carga horária de Professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13129 |
_version_ |
1805321610154999808 |
score |
10,814766 |