Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois

The challenges of the teaching profession require several new skills needed to achieve success in the teacher's work. The educational policies aim to ensure that the students has access to quality basic education, and the new proposals of the National Curriculum Guidelines for Higher Education,...

ver descrição completa

Autor principal: Leonardo, Brucy Fraga
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13239
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-13239
recordtype dspace
spelling riut-1-132392020-11-16T14:26:38Z Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois Chemistry teaching: elaboration and implementation of a didactic material for hydrocarbons and alcohols functions Leonardo, Brucy Fraga Nunes, Rodrigo Ruschel Cedran, Jaime da Costa Nunes, Rodrigo Ruschel Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça Almeida, Shiderlene Vieira de Ensino Química Biocombustíveis Teaching Chemistry Biomass energy CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA The challenges of the teaching profession require several new skills needed to achieve success in the teacher's work. The educational policies aim to ensure that the students has access to quality basic education, and the new proposals of the National Curriculum Guidelines for Higher Education, DCNEM (2013), emphasize that teaching must present contextualization, aiming to effect the studied phenomena. One can not approach in his classes a classic methodology of teaching in which the transmission of knowledge prevails, without the need to question the students, to raise hypotheses, to make the student protagonist in the construction of scientific knowledge. The current training of teachers aims to break the traditional barriers of education, proposing new theories of learning and rewriting the various necessary skills that the teacher needs to acquire for his professional development. The work consists in the elaboration and application of a didactic material, whose didactic sequence, involves the consumption of fossil fuels and the new perspectives of the use of renewable fuels, developed in ten sequential classes. The results demonstrated the students' pre-disposition regarding the new methodological approaches, as well, as the progress in the construction of scientific knowledge itself. Os desafios da profissão professor exigem diversas novas habilidades necessárias para alcançar o êxito no trabalho do docente. As políticas educacionais destinam a escola o deve de assegurar o indivíduo a educação básica de qualidade, as novas propostas das Diretrizes Curriculares Nacional do Ensino Médio, DCNEM (2013) enfatiza que o ensino deve apresentar contextualização, objetivando efetivar os fenômenos estudados. Não se deve aceder a uma abordagem engessada em que prevalece à transmissão do conhecimento, sem a necessidade de questionar os alunos, levantar hipóteses, torna o alunado protagonista na construção do conhecimento cientifico. A atual formação de docente objetiva romper barreiras do ensino tradicional, propondo novas teorias de aprendizagem e reescrevendo as diversas habilidades necessárias que o professor precisa adquirir para o seu aperfeiçoamento profissional docente. O trabalho consiste no desenvolvimento de um material didático e na aplicação de uma sequencia didática, envolvendo o consumo de combustíveis fósseis e as novas perspectivas do uso de combustíveis renováveis, desenvolvida em dez aulas sequenciais. Os resultados demonstraram a pré-disposição dos estudantes em relação às novas abordagens metodológicas. 2020-11-16T14:26:38Z 2020-11-16T14:26:38Z 2018-11-30 bachelorThesis LEONARDO, Brucy Fraga. Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13239 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Licenciatura em Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino
Química
Biocombustíveis
Teaching
Chemistry
Biomass energy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Ensino
Química
Biocombustíveis
Teaching
Chemistry
Biomass energy
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Leonardo, Brucy Fraga
Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois
description The challenges of the teaching profession require several new skills needed to achieve success in the teacher's work. The educational policies aim to ensure that the students has access to quality basic education, and the new proposals of the National Curriculum Guidelines for Higher Education, DCNEM (2013), emphasize that teaching must present contextualization, aiming to effect the studied phenomena. One can not approach in his classes a classic methodology of teaching in which the transmission of knowledge prevails, without the need to question the students, to raise hypotheses, to make the student protagonist in the construction of scientific knowledge. The current training of teachers aims to break the traditional barriers of education, proposing new theories of learning and rewriting the various necessary skills that the teacher needs to acquire for his professional development. The work consists in the elaboration and application of a didactic material, whose didactic sequence, involves the consumption of fossil fuels and the new perspectives of the use of renewable fuels, developed in ten sequential classes. The results demonstrated the students' pre-disposition regarding the new methodological approaches, as well, as the progress in the construction of scientific knowledge itself.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Leonardo, Brucy Fraga
author_sort Leonardo, Brucy Fraga
title Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois
title_short Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois
title_full Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois
title_fullStr Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois
title_full_unstemmed Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois
title_sort ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LEONARDO, Brucy Fraga. Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13239
_version_ 1805309525721350144
score 10,814766