Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente

Learning built by the interaction among people has been a very interesting topic to expand the dissemination of shared knowledge. It is important to get help from people who are interested in the same field of knowledge, getting curriculum enrichment. In this research context it is presented a model...

ver descrição completa

Autor principal: Fortes, Vanessa Caroline
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13451
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-13451
recordtype dspace
spelling riut-1-134512020-11-16T14:45:05Z Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente Fortes, Vanessa Caroline Araújo, Everton Coimbra de Internet Redes sociais Ambientes virtuais compartilhados Internet Social networks Shared virtual environments Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Learning built by the interaction among people has been a very interesting topic to expand the dissemination of shared knowledge. It is important to get help from people who are interested in the same field of knowledge, getting curriculum enrichment. In this research context it is presented a model of Personal Learning Environment (PLE) using the Plex, Elgg, and Peabirus Meezoog platforms that are open source platforms. These models aim at to aggregate, manipulate, proliferate the knowledge of several people in an educational setting, so that the person chooses what she wants to learn and with whom to communicate. The model proposed in this paper will present features and resources that support individual learning, in order to facilitate the meeting of people with the same interests about informal learning and thus form a proper environment for individual learning aggregating the best in the existing platforms. O aprendizado construído pela interação entre pessoas tem sido um tema muito interessante para ampliar a disseminação de conhecimento compartilhado. É relevante buscar ajuda a pessoas que se identificam com a mesma área de conhecimento, procedendo de enriquecimento curricular. Neste contexto de pesquisa é apresentado um modelo computacional de Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA) utilizando as plataformas Plex, Elgg, Peabirus e Meezoog que são plataformas de código aberto. Estes modelos visam agregar, manipular, proliferar os conhecimentos de várias pessoas em um ambiente educacional, de maneira que a própria pessoa escolhe o que deseja aprender e com quem se comunicar. O modelo computacional proposto neste trabalho apresentará funcionalidades e recursos que apoiam o aprendizado individual, com a finalidade de viabilizar o encontro de pessoas com os mesmos interesses de aprendizagem informal e assim, formar um ambiente próprio para aprendizagem individual agregando o que há de melhor nas plataformas já existentes. 2020-11-16T14:45:04Z 2020-11-16T14:45:04Z 2013-03-19 bachelorThesis FORTES, Vanessa Caroline. Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13451 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Internet
Redes sociais
Ambientes virtuais compartilhados
Internet
Social networks
Shared virtual environments
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
spellingShingle Internet
Redes sociais
Ambientes virtuais compartilhados
Internet
Social networks
Shared virtual environments
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Fortes, Vanessa Caroline
Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente
description Learning built by the interaction among people has been a very interesting topic to expand the dissemination of shared knowledge. It is important to get help from people who are interested in the same field of knowledge, getting curriculum enrichment. In this research context it is presented a model of Personal Learning Environment (PLE) using the Plex, Elgg, and Peabirus Meezoog platforms that are open source platforms. These models aim at to aggregate, manipulate, proliferate the knowledge of several people in an educational setting, so that the person chooses what she wants to learn and with whom to communicate. The model proposed in this paper will present features and resources that support individual learning, in order to facilitate the meeting of people with the same interests about informal learning and thus form a proper environment for individual learning aggregating the best in the existing platforms.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Fortes, Vanessa Caroline
author_sort Fortes, Vanessa Caroline
title Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente
title_short Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente
title_full Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente
title_fullStr Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente
title_full_unstemmed Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente
title_sort ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FORTES, Vanessa Caroline. Ambiente pessoal de aprendizagem como recurso pedagógico na prática docente. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13451
_version_ 1805322982283804672
score 10,814766