O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional
In search for a better representation of three-dimensional reality, non-Euclidean Geometries offer an alternative to the classic euclidianism and the Projective Geometry is one of the highlights. The purpose of this word is contribute to the assimilation of definitions such as perspective, projectio...
Autor principal: | Schmidt, Elvis |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1371 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-1371 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-13712016-01-15T13:07:40Z O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional Schmidt, Elvis Saito, Olga Harumi Geometria - Estudo e ensino Geometria não-Euclidiana Perspectiva Geometria projetiva Demonstração automática de teoremas Espaço e tempo Prática de ensino Matemática Geometry - Study and teaching Geometry, Non-Euclidean Perspective Geometry, Projective Automatic theorem proving Space and time Student teaching Mathematics In search for a better representation of three-dimensional reality, non-Euclidean Geometries offer an alternative to the classic euclidianism and the Projective Geometry is one of the highlights. The purpose of this word is contribute to the assimilation of definitions such as perspective, projection, and the principle of duality, through illustrations. And, from important results as Desargues’ Theorem, Pappus’ Theorem and Pascal’s Theorem, we want to facilitate understanding and viewing some of the perspective techniques that can be adapted for use in classroom by Basic Education teachers. The application of a workshop of Projective Geometry in a class of 6th grade of elementary school and the evaluation of the results revealed that the theme can be developed in a promising way with students in basic education, getting a better comprehension of the real object and associating it to the mathematical content involved. Capes Na busca por uma melhor representação da realidade tridimensional, as Geometrias não- Euclidianas oferecem uma alternativa ao euclidianismo clássico e um dos destaques e a Geometria Projetiva. Assim, o objetivo deste trabalho e, através de ilustrações, contribuir para a assimilação de definições como perspectiva, projeção e o principio da dualidade. E, a partir de resultados importantes como o Teorema de Desargues, o Teorema de Pappus e o Teorema de Pascal, queremos facilitar a compreensão e a visualização de algumas das técnicas de perspectiva que podem ser adaptadas para o uso na sala de aula pelos professores da Educação B ́ sica. A aplicação de uma oficina de Geometria Projetiva em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental e a avaliação dos resultados revelaram que o tema pode ser desenvolvido de maneira promissora com os estudantes na Educação B ́ sica, obtendo uma melhor compreensão do objeto real e associando-o ao conteúdo matemático envolvido. 2015-11-23T14:26:11Z 2015-11-23T14:26:11Z 2015-08-21 masterThesis SCHMIDT, Elvis. O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1371 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Geometria - Estudo e ensino Geometria não-Euclidiana Perspectiva Geometria projetiva Demonstração automática de teoremas Espaço e tempo Prática de ensino Matemática Geometry - Study and teaching Geometry, Non-Euclidean Perspective Geometry, Projective Automatic theorem proving Space and time Student teaching Mathematics |
spellingShingle |
Geometria - Estudo e ensino Geometria não-Euclidiana Perspectiva Geometria projetiva Demonstração automática de teoremas Espaço e tempo Prática de ensino Matemática Geometry - Study and teaching Geometry, Non-Euclidean Perspective Geometry, Projective Automatic theorem proving Space and time Student teaching Mathematics Schmidt, Elvis O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional |
description |
In search for a better representation of three-dimensional reality, non-Euclidean Geometries offer an alternative to the classic euclidianism and the Projective Geometry is one of the highlights. The purpose of this word is contribute to the assimilation of definitions such as perspective, projection, and the principle of duality, through illustrations. And, from important results as Desargues’ Theorem, Pappus’ Theorem and Pascal’s Theorem, we want to facilitate understanding and viewing some of the perspective techniques that can be adapted for use in classroom by Basic Education teachers. The application of a workshop of Projective Geometry in a class of 6th grade of elementary school and the evaluation of the results revealed that the theme can be developed in a promising way with students in basic education, getting a better comprehension of the real object and associating it to the mathematical content involved. |
format |
Dissertação |
author |
Schmidt, Elvis |
author_sort |
Schmidt, Elvis |
title |
O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional |
title_short |
O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional |
title_full |
O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional |
title_fullStr |
O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional |
title_full_unstemmed |
O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional |
title_sort |
o ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2015 |
citation |
SCHMIDT, Elvis. O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1371 |
_version_ |
1805301981855612928 |
score |
10,814766 |