Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade?
Accounting Theory subject became mandatory from 1994 due to the advent of Resolution nº 003, 05 October 1992. Since then, we had seen little progress in this field of study due to the difficulties in finding adequate bibliography, prepared teachers and methods that interest the students to a theoret...
Principais autores: | Santos, Karina dos, Vieira, Suelen Gilmara |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14200 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14200 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-142002020-11-17T11:50:41Z Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade? What is the perception of accounting students in institutions of Pato Branco on the teaching of Accounting Theory subject? Santos, Karina dos Vieira, Suelen Gilmara Valmorbida, Sandra Mara Iesbik Valmorbida, Sandra Mara Iesbik Bortoluzzi, Sandro César Antonelli, Ricardo Adriano Ensino superior - Metodologia Contabilidade - Estudo e ensino Education, Higher - Methodology Accounting - Study and teaching Ciências Contábeis Accounting Theory subject became mandatory from 1994 due to the advent of Resolution nº 003, 05 October 1992. Since then, we had seen little progress in this field of study due to the difficulties in finding adequate bibliography, prepared teachers and methods that interest the students to a theoretical subject in a predominantly practical course. Thus, this study analyzed the students' perception of Accounting courses in institutions located in Pato Branco about the teaching of Theory of Accounting subject. It aimed to analyze the point of view of the graduates and graduating students by checking their profile and the importance and satisfaction expressed by them about the theory teaching. This work is described as quantitative and it uses a questionnaire for data collecting in the three education institutions of Pato Branco: IE “A”, IE “B”; and IE “C”.. The research universe consisted of 371 graduates and undergraduates that attended the subject. From these 371 students, 244 answered the questionnaire. Then, the results were obtained and they were compared to similar studies in the literature. The sample consisted of women between 17 and 25 years that work in the accounting area. The students of IE “A” and IE “C” demonstrate great importance on Accounting Theory subject. Besides, the respondents of IE “C” are the ones that demonstrated the greatest satisfaction with the subject. A disciplina de Teoria da Contabilidade passou a ser obrigatória a partir de 1994, com o advento da Resolução nº 003, de 05 de Outubro de 1992. Desde então, nota-se pouco avanço neste campo de estudo, devido às dificuldades em se encontrar bibliografia adequada, professores preparados e métodos que despertem o interesse dos discentes para uma disciplina teórica, em um curso predominantemente prático. Diante disso, o presente estudo analisou a percepção dos alunos, dos cursos de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade. Tendo como objetivo analisar o ponto de vista dos acadêmicos egressos e ingressos, verificando o perfil destes, a importância e satisfação atribuída por eles com relação ao ensino de Teoria. Este trabalho possui caráter quantitativo e se utiliza de questionário, mais especificamente de pesquisa survey, para a coleta de dados nas três instituições de Ensino Superior de Pato Branco: IE “A”, IE “B”; e IE “C”. Contando com um universo de 371 estudantes egressos e ingressos da disciplina, dos quais 244 compreendem aos respondentes deste estudo. Assim, em sequência, foram apurados os resultados e comparados com trabalhos semelhantes encontrados na literatura. O publico alvo da pesquisa é composto por mulheres entre os 17 e 25 anos, que trabalham na área contábil. Os acadêmicos das IE “A” e IE “C” são as instituições que demonstram maior importância quando a disciplina de Teoria da contabilidade. E ainda, os respondentes da IE “C” são os quais apresentam maior satisfação com a disciplina. 2020-11-17T11:50:41Z 2020-11-17T11:50:41Z 2014-10-09 bachelorThesis SANTOS, Karina dos; VIEIRA, Suelen Gilmara. Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade? 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14200 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis Ciências Contábeis UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ensino superior - Metodologia Contabilidade - Estudo e ensino Education, Higher - Methodology Accounting - Study and teaching Ciências Contábeis |
spellingShingle |
Ensino superior - Metodologia Contabilidade - Estudo e ensino Education, Higher - Methodology Accounting - Study and teaching Ciências Contábeis Santos, Karina dos Vieira, Suelen Gilmara Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade? |
description |
Accounting Theory subject became mandatory from 1994 due to the advent of Resolution nº 003, 05 October 1992. Since then, we had seen little progress in this field of study due to the difficulties in finding adequate bibliography, prepared teachers and methods that interest the students to a theoretical subject in a predominantly practical course. Thus, this study analyzed the students' perception of Accounting courses in institutions located in Pato Branco about the teaching of Theory of Accounting subject. It aimed to analyze the point of view of the graduates and graduating students by checking their profile and the importance and satisfaction expressed by them about the theory teaching. This work is described as quantitative and it uses a questionnaire for data collecting in the three education institutions of Pato Branco: IE “A”, IE “B”; and IE “C”.. The research universe consisted of 371 graduates and undergraduates that attended the subject. From these 371 students, 244 answered the questionnaire. Then, the results were obtained and they were compared to similar studies in the literature. The sample consisted of women between 17 and 25 years that work in the accounting area. The students of IE “A” and IE “C” demonstrate great importance on Accounting Theory subject. Besides, the respondents of IE “C” are the ones that demonstrated the greatest satisfaction with the subject. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Santos, Karina dos Vieira, Suelen Gilmara |
author_sort |
Santos, Karina dos |
title |
Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade? |
title_short |
Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade? |
title_full |
Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade? |
title_fullStr |
Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade? |
title_full_unstemmed |
Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade? |
title_sort |
qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de ciências contábeis em instituições de pato branco, em relação ao ensino da disciplina de teoria da contabilidade? |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SANTOS, Karina dos; VIEIRA, Suelen Gilmara. Qual a percepção dos alunos, dos cursos de graduação de Ciências Contábeis em instituições de Pato Branco, em relação ao ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade? 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14200 |
_version_ |
1805308371804356608 |
score |
10,814766 |