Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de Pato Branco
This research aims to verify the perception of students about the possible improvements for the Public Accounting course, based on analysis of the Kano quality model and the importance-performance matrix. It is characterized as descriptive research, of quantitative approach and inquiry nature or Sur...
Autor principal: | Hoppe, Jéssica Stéfani |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14210 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14210 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-142102020-11-17T11:50:58Z Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de Pato Branco Opportunities for improvement in the discipline of public accounting: analysis of the perception of the academics of the course of accounting sciences of institutions of higher education of Pato Branco Hoppe, Jéssica Stéfani Dagostini, Luciane Dagostini, Luciane Bortoluzzi, Sandro César Silva, Marivânia Rufato da Contabilidade pública Desempenho - Avaliação Ensino - Metodologia Finance, Public - Accounting Performance - Evaluation Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS This research aims to verify the perception of students about the possible improvements for the Public Accounting course, based on analysis of the Kano quality model and the importance-performance matrix. It is characterized as descriptive research, of quantitative approach and inquiry nature or Survey. The research instrument used was adapted from Walter, Tontini and Domingues (2005) and Cunha et al. (2010), consisting of five categories: faculty training, teaching methods, attitude, syllabus and infrastructure. Questionnaires were applied to 100 Accounting students of three higher education institutions from the city of Pato Branco - PR. The results obtained evidence that, the attributes to be improved, by order of priority, are: at HEI 1, quantity of available Public Accounting titles at the library, modernity of computer labs and classroom infrastructure; at HEI 2, relationship between theory and practice, presentation of the interrelationship with the other courses and modernity of the computer labs; and at HEI 3, modernity of the computer labs. A presente pesquisa tem por objetivo verificar a percepção dos acadêmicos sobre as melhorias possíveis para a disciplina de Contabilidade Pública, com base na análise do modelo Kano de qualidade e da matriz de importância versus desempenho. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e de natureza de levantamento ou Survey. O instrumento de pesquisa utilizado foi adaptado de Walter, Tontini e Domingues (2005) e Cunha et al. (2010), composto de cinco categorias: capacitação dos professores, métodos de ensino, atitude, conteúdo e infraestrutura. Aplicou-se questionários para 100 acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis de três Instituições de Ensino Superior do município de Pato Branco - PR. Os resultados obtidos evidenciaram que os atributos que devem ser melhorados, de forma prioritária, são: na IES 1, quantidade de títulos da disciplina de Contabilidade Pública na biblioteca, modernidade do laboratório de informática e infraestrutura da sala de aula; na IES 2, relação entre teoria e prática, apresentação de inter-relação com as demais disciplinas do curso e modernidade do laboratório de informática; e na IES 3, o atributo modernidade do laboratório de informática. 2020-11-17T11:50:58Z 2020-11-17T11:50:58Z 2018-10-26 bachelorThesis HOPPE, Jéssica Stéfani. Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de Pato Branco. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14210 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis Ciências Contábeis UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Contabilidade pública Desempenho - Avaliação Ensino - Metodologia Finance, Public - Accounting Performance - Evaluation Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
spellingShingle |
Contabilidade pública Desempenho - Avaliação Ensino - Metodologia Finance, Public - Accounting Performance - Evaluation Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Hoppe, Jéssica Stéfani Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de Pato Branco |
description |
This research aims to verify the perception of students about the possible improvements for the Public Accounting course, based on analysis of the Kano quality model and the importance-performance matrix. It is characterized as descriptive research, of quantitative approach and inquiry nature or Survey. The research instrument used was adapted from Walter, Tontini and Domingues (2005) and Cunha et al. (2010), consisting of five categories: faculty training, teaching methods, attitude, syllabus and infrastructure. Questionnaires were applied to 100 Accounting students of three higher education institutions from the city of Pato Branco - PR. The results obtained evidence that, the attributes to be improved, by order of priority, are: at HEI 1, quantity of available Public Accounting titles at the library, modernity of computer labs and classroom infrastructure; at HEI 2, relationship between theory and practice, presentation of the interrelationship with the other courses and modernity of the computer labs; and at HEI 3, modernity of the computer labs. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Hoppe, Jéssica Stéfani |
author_sort |
Hoppe, Jéssica Stéfani |
title |
Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de Pato Branco |
title_short |
Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de Pato Branco |
title_full |
Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de Pato Branco |
title_fullStr |
Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de Pato Branco |
title_full_unstemmed |
Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de Pato Branco |
title_sort |
oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de pato branco |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
HOPPE, Jéssica Stéfani. Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade pública: análise da percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis das instituições de ensino superior de Pato Branco. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14210 |
_version_ |
1805302564589142016 |
score |
10,814766 |