Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Acompanha: Guia didático para elaboração e aplicação de atividades referentes à orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Autor principal: Kiel, Cristiane Aparecida
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1443
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1443
recordtype dspace
spelling riut-1-14432016-01-27T05:00:44Z Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Kiel, Cristiane Aparecida Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Educação sexual para adolescentes Ciência - Estudo e ensino Tecnologia - Aspectos sociais Tecnologia e juventude Sex instruction for teenagers Science - Study and teaching Technology - Social aspects Technology and youth Acompanha: Guia didático para elaboração e aplicação de atividades referentes à orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) The guiding question of this study is to understand what is the contribution that the approach Science, Technology and Society (STS) brings the work of sexual orientation developed within the school space. The aim of this study is to work through the issues about sexuality with adolescents in a STS approach, aiming instigate them to be more critical and conscious when making decisions. The study was conducted with students from second year of high school a State College Guarapuava, Paraná State. The theoretical framework was based from the main theme Sexual orientation proposed by the National Curriculum Guidelines. To basement for the study we sought to include reflections on the teaching of biology, issues of sexual development of adolescents and the responsibility of education and sexual orientation. Authors like Krasilchick (2005), Souza (2010 ), Furlani (2011), Ribeiro (2011), Bazzo (2002), Moresi (2003) among others fundament this study in theirs reference, methodology and analysis of the discussions. The methodology was qualitative interpretative nature with participant observation. The techniques of data collection were observations, notes in a field diary, audio and video recording , photographs and activities performed by the students. The activities were organized in six moments, which seek to contextualize the social relations of science and technology through reflections about the sexuality. The results showed that the STS approach has helped to awake the sense through critical reflections involving their life and the whole society. Among the beginning and the end of the job application which can be observed was an evolution in the thoughts of teenagers who contributed to the formation most critical of them. Another positive outcome was the development of a didactic guide can will be use for so many other teachers of this as well as other colleges, and also adapted for other grades of the basic education. A questão norteadora deste estudo trata da contribuição que o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) trazem para o trabalho de orientação sexual desenvolvido dentro do espaço escolar. O objetivo desse estudo consiste em propor metodologias às questões sobre sexualidade com os adolescentes, no sentido de instigá-los a serem mais críticos e conscientes nas tomadas de decisões. O estudo foi desenvolvido junto a alunos do 2º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual do município de Guarapuava, Paraná. A fundamentação teórica baseou-se a partir do eixo temático Orientação Sexual proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para embasamento do estudo buscou-se contemplar reflexões sobre o ensino de biologia, as questões do desenvolvimento sexual dos adolescentes bem como a responsabilidade da educação e da orientação sexual. Autores como Krasilchick (2005), Souza (2010), Furlani (2011), Ribeiro (2011), Bazzo (2002), Moresi (2003) entre outros fundamentam esse estudo em sua referência, metodologia e análise das discussões. A metodologia utilizada foi qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. As técnicas de coleta de dados foram observação, anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo, fotografias e atividades realizadas pelos alunos. As atividades desenvolvidas foram organizadas em seis momentos, que buscaram contextualizar as relações sociais da ciência e da tecnologia por meio de reflexões sobre a sexualidade. Os resultados demonstraram que o enfoque CTS contribuiu para despertar o senso critico nos adolescentes envolvendo a sua vida e de toda a sociedade. Entre inicio e fim da aplicação do trabalho o que pode ser observado foi uma evolução nos pensamentos dos adolescentes que contribuiu para a formação mais critica dos mesmos. Outro resultado positivo foi a elaboração de um guia didático, que poderá ser utilizado por tantos outros professores deste como também de outros colégios, e ser adaptados também para outras séries do ensino básico. 2016-01-26T20:13:32Z 2016-01-26T20:13:32Z 2014-02-28 masterThesis KIEL, Cristiane Aparecida. Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1443 por application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação sexual para adolescentes
Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia - Aspectos sociais
Tecnologia e juventude
Sex instruction for teenagers
Science - Study and teaching
Technology - Social aspects
Technology and youth
spellingShingle Educação sexual para adolescentes
Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia - Aspectos sociais
Tecnologia e juventude
Sex instruction for teenagers
Science - Study and teaching
Technology - Social aspects
Technology and youth
Kiel, Cristiane Aparecida
Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
description Acompanha: Guia didático para elaboração e aplicação de atividades referentes à orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
format Dissertação
author Kiel, Cristiane Aparecida
author_sort Kiel, Cristiane Aparecida
title Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title_short Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title_full Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title_fullStr Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title_full_unstemmed Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title_sort orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (cts)
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2016
citation KIEL, Cristiane Aparecida. Orientação sexual no espaço escolar para alunos do ensino médio sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1443
_version_ 1805310943362547712
score 10,814766