Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa

Fernando Pessoa‘s poetic has overcome the limits between reality and fiction. In the face of his 136 masks, Bernardo Soares is his semi-alter-ego and holds the main authorship of Livro do Desassossego (2016). Bearing that in mind, this piece intended to investigate the plausible reasons for the titl...

ver descrição completa

Autor principal: Rossoni, Camila Amanda
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14660
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14660
recordtype dspace
spelling riut-1-146602020-11-18T14:23:27Z Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: an interpretation of the poetics of Desassossego in Fernando Pessoa Rossoni, Camila Amanda Stankiewicz, Mariese Ribas Stankiewicz, Mariese Ribas Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho Barros, Sérgio Paes de Pessoa, Fernando, 1888-1935 Poética Estilo literário Ficção Poetics Style, Literary Fiction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Fernando Pessoa‘s poetic has overcome the limits between reality and fiction. In the face of his 136 masks, Bernardo Soares is his semi-alter-ego and holds the main authorship of Livro do Desassossego (2016). Bearing that in mind, this piece intended to investigate the plausible reasons for the title of ―drama em gente‖ that Pessoa orders and how that fiction reveals itself in his semi-alter-ego through Livro. The concept of heteronímia was fundamental to this research, as well as de ortônimo, heterônimo (alter-ego) and semi-heterônimo (semi-alter-ego). The authorship problematic of Livro was also explored, alongside its textual fragmentary structure, whatever configures the non-book. For that, some of the theoric and crytics used were: Lourenço (1981) and (2015), Pizarro (2012), (2015) and (2016), Blanchot (2016), Merquior (1989), Moisés (1982). The set of Fernando Pessoa's texts on his transfiguration: the book Teoria da Heteronímia (2016) was also imperative.Therefore, we enable an approximation among six of Pessoa‘s auto-reflexive texts, opposing with for fragments of the fictional book O Livro do Desassossego. This interpretation happened within the semantic of the word ―desassossego‖. After that, the justifying of the likeness between the ortônimo and the semi-alter-ego and how Livro is the metonymy of the incomplete piece and fragmentary work of Fernando Pessoa. A poética de Fernando Pessoa ultrapassou os limites entre a realidade e a ficção. Diante de suas 136 máscaras, Bernardo Soares é seu semi-heterônimo e detém a maior parte da autoria do Livro do Desassossego (2016). Em vista disso, neste trabalho se buscou investigar os plausíveis motivos para o título de ―drama em gente‖ que Pessoa dispõe e em como essa ficção se revela em seu semi-heterónimo por meio do Livro. O conceito de heteronímia foi fundamental para esta pesquisa, bem como o de ortônimo, heterônimo e semi-heterônimo. A problemática autoral do Livro também foi explorada, conjuntamente com sua estrutura textual fragmentária, o que o configura um não-livro. Para isso, alguns dos teóricos e críticos abordados foram: Lourenço (1981) e (2015), Pizarro (2012), (2015) e (2016), Blanchot (2016), Merquior (1989), Moisés (1982). O conjunto de textos de Fernando Pessoa sobre sua transfiguração: o livro Teoria da Heteronímia (2016), também se fez indispensável. Desse modo, viabilizamos uma aproximação entre seis textos autorreflexivos de Fernando Pessoa contrapondo com quatro fragmentos do texto ficcional– o Livro do Desassossego. Essa leitura se realizou dentro da semântica da palavra ―desassossego‖. Para assim, fundamentarmos as parecenças entre o ortônimo e o semi-heterônimo e em como o Livro é a metonímia da obra incompleta e fragmentária de Fernando Pessoa. 2020-11-18T14:23:27Z 2020-11-18T14:23:27Z 2018-12-05 bachelorThesis ROSSONI, Camila Amanda. Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14660 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Pessoa, Fernando, 1888-1935
Poética
Estilo literário
Ficção
Poetics
Style, Literary
Fiction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Pessoa, Fernando, 1888-1935
Poética
Estilo literário
Ficção
Poetics
Style, Literary
Fiction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Rossoni, Camila Amanda
Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa
description Fernando Pessoa‘s poetic has overcome the limits between reality and fiction. In the face of his 136 masks, Bernardo Soares is his semi-alter-ego and holds the main authorship of Livro do Desassossego (2016). Bearing that in mind, this piece intended to investigate the plausible reasons for the title of ―drama em gente‖ that Pessoa orders and how that fiction reveals itself in his semi-alter-ego through Livro. The concept of heteronímia was fundamental to this research, as well as de ortônimo, heterônimo (alter-ego) and semi-heterônimo (semi-alter-ego). The authorship problematic of Livro was also explored, alongside its textual fragmentary structure, whatever configures the non-book. For that, some of the theoric and crytics used were: Lourenço (1981) and (2015), Pizarro (2012), (2015) and (2016), Blanchot (2016), Merquior (1989), Moisés (1982). The set of Fernando Pessoa's texts on his transfiguration: the book Teoria da Heteronímia (2016) was also imperative.Therefore, we enable an approximation among six of Pessoa‘s auto-reflexive texts, opposing with for fragments of the fictional book O Livro do Desassossego. This interpretation happened within the semantic of the word ―desassossego‖. After that, the justifying of the likeness between the ortônimo and the semi-alter-ego and how Livro is the metonymy of the incomplete piece and fragmentary work of Fernando Pessoa.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Rossoni, Camila Amanda
author_sort Rossoni, Camila Amanda
title Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa
title_short Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa
title_full Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa
title_fullStr Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa
title_full_unstemmed Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa
title_sort quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do desassossego em fernando pessoa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ROSSONI, Camila Amanda. Quando quis tirar a máscara estava pegada à cara: uma leitura da poética do Desassossego em Fernando Pessoa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14660
_version_ 1805297583400157184
score 10,814766