O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários

In the order to discuss and present ways to improve the English Teaching in Basic Education, this final paper aims to present a interpretative qualitative research which investigated four university teachers’ conceptions regarding the use of literary texts in English Language classes in Basic Educat...

ver descrição completa

Autor principal: Cossa, Matheus
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14747
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14747
recordtype dspace
spelling riut-1-147472020-11-18T14:26:01Z O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários Literary text in english language classes of basic education: teachers educators’conceptions Cossa, Matheus Denardi, Didiê Ana Ceni Denardi, Didiê Ana Ceni Consoli, Marcia Oberderfer Zago, Leandro Línguas modernas - Estudo e ensino Língua inglesa Literatura - Estudo e ensino Languages, Modern - Study and teaching English language Literature - Study and teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS In the order to discuss and present ways to improve the English Teaching in Basic Education, this final paper aims to present a interpretative qualitative research which investigated four university teachers’ conceptions regarding the use of literary texts in English Language classes in Basic Education. To achieve this goal, data were collected through semi-structured interviews made with four teachers from a federal university located in the Southwest of Paraná. The answers of the interviews were recorded in audio and transcribed for further analysis. In the analysis, the collected data were organized into thematic topics, following the conceptions that were brought up by the educators. The results of the analysis showed that since literary texts are authtentic and endowed with rich cultural content, they can contribute to an English language teaching that values students’ integral education. In addition, literature enables the student to acquire culture and language skills simultaneously with the critical appropriation of the language. Com o objetivo de discutir e apresentar formas de melhorar o ensino de Língua Inglesa na Educação Básica, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista que investigou as concepções de quatro professores universitários quanto à utilização de textos literários nas aulas de Língua Inglesa na Educação Básica. Para atingir tal objetivo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com quatro professoras de uma universidade federal localizada no Sudoeste do Paraná. As respostas das entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas para posterior análise. Na análise os dados das entrevistas foram organizados em tópicos temáticos, seguindo as concepções levantadas pelos professores. Os resultados da análise revelam que os textos literários, por se tratarem de textos autênticos e dotados de conteúdo cultural rico, podem contribuir para um ensino de Língua Inglesa que prese pela formação integral do sujeito, uma vez que a Literatura oportuniza ao aluno a aquisição de competências culturais e linguísticas simultaneamente com a apropriação crítica da língua. 2020-11-18T14:26:01Z 2020-11-18T14:26:01Z 2016-11-23 bachelorThesis COSSA, Matheus. O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14747 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Línguas modernas - Estudo e ensino
Língua inglesa
Literatura - Estudo e ensino
Languages, Modern - Study and teaching
English language
Literature - Study and teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Línguas modernas - Estudo e ensino
Língua inglesa
Literatura - Estudo e ensino
Languages, Modern - Study and teaching
English language
Literature - Study and teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Cossa, Matheus
O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários
description In the order to discuss and present ways to improve the English Teaching in Basic Education, this final paper aims to present a interpretative qualitative research which investigated four university teachers’ conceptions regarding the use of literary texts in English Language classes in Basic Education. To achieve this goal, data were collected through semi-structured interviews made with four teachers from a federal university located in the Southwest of Paraná. The answers of the interviews were recorded in audio and transcribed for further analysis. In the analysis, the collected data were organized into thematic topics, following the conceptions that were brought up by the educators. The results of the analysis showed that since literary texts are authtentic and endowed with rich cultural content, they can contribute to an English language teaching that values students’ integral education. In addition, literature enables the student to acquire culture and language skills simultaneously with the critical appropriation of the language.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Cossa, Matheus
author_sort Cossa, Matheus
title O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários
title_short O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários
title_full O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários
title_fullStr O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários
title_full_unstemmed O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários
title_sort o texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation COSSA, Matheus. O texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica: concepções dos professores universitários. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14747
_version_ 1703203322167558144
score 10,966579