Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil

This study is the result of the analysis of infantojuvenis literature books, in which there is the presence of the personage teacher of Portuguese Language. The choice was given to the fact of being a current theme, and often little remembered, since the teacher character plays a significant role in...

ver descrição completa

Autor principal: Mattei, Elidinês Sandre
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14773
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14773
recordtype dspace
spelling riut-1-147732020-11-18T14:27:20Z Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil Portraits of female teachers: reflections on their representation in children's literature Mattei, Elidinês Sandre Marquezi, Rosangela Aparecida Marquezi, Rosangela Aparecida Consoli, Marcia Oberderfer Silva, Susiele Machry da Literatura infantojuvenil Literatura - Análise Professores Children's literature Literature - Analysis Teachers CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This study is the result of the analysis of infantojuvenis literature books, in which there is the presence of the personage teacher of Portuguese Language. The choice was given to the fact of being a current theme, and often little remembered, since the teacher character plays a significant role in the formation of the child, but is also a very present figure in society. First, there is a collection about Child Literature, about the importance, the emergence and its relation with the school. Then, a study about the teaching profession, its achievements, some considerations about the teaching identity, the feminization occurred in the teaching profession, and the way in which it is represented in Children's Literature is carried out. And finally, the works analyzed are presented: Minhas férias, pula uma linha, parágrafo (1999), Fazendo nada (2002) and Uma escola assim, eu quero pra mim (2007). The research was developed, through a bibliographical study, having as main authors: Cademartori (2010), Coelho (2000), Lajolo and Zilberman (1999), Nóvoa (1995), Penin (2009), Geraldi (1984) Silveira (2002) among others. It was verified that many are the teachers representations that circulate in the infantojuvenis histories, be it in the clothing, the language or the daily actions practiced in the profession, which contribute so that the identity of the teacher of Portuguese can develop. Este estudo é o resultado da análise de livros de literatura infantojuvenis, em que há a presença da personagem professora de Língua Portuguesa. A escolha deu-se pelo fato, de ser um tema atual, e muitas vezes pouco lembrado, visto que a personagem professora desempenha um papel significativo na formação da criança, como também é uma figura bem presente na sociedade. Primeiramente, apresenta-se um apanhado sobre a Literatura Infantil, quanto à importância, o surgimento e a sua relação com a escola. Em seguida, é realizado um estudo acerca da profissão docente, suas conquistas, algumas considerações sobre a identidade docente, a feminização ocorrida no magistério, e a forma como é representada na Literatura Infantil. E por fim, são apresentadas as obras analisadas: Minhas férias, pula uma linha parágrafo (1999), Fazendo nada (2002) e Uma escola assim, eu quero pra mim (2007). A pesquisa desenvolveu-se, por meio de um estudo bibliográfico, tendo como principais autores: Cademartori (2010), Coelho (2000), Lajolo e Zilberman (1999), Nóvoa (1995), Penin (2009), Geraldi (1984), Silveira (2002) entre outros. Constatou-se que muitas são as representações docentes que circulam nas histórias infantojuvenis, seja no vestuário, na linguagem ou nas ações diárias exercidas na profissão, as quais contribuem para que a identidade da professora de português possa se desenvolver. 2020-11-18T14:27:20Z 2020-11-18T14:27:20Z 2017-06-19 bachelorThesis MATTEI, Elidinês Sandre. Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14773 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura infantojuvenil
Literatura - Análise
Professores
Children's literature
Literature - Analysis
Teachers
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Literatura infantojuvenil
Literatura - Análise
Professores
Children's literature
Literature - Analysis
Teachers
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Mattei, Elidinês Sandre
Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil
description This study is the result of the analysis of infantojuvenis literature books, in which there is the presence of the personage teacher of Portuguese Language. The choice was given to the fact of being a current theme, and often little remembered, since the teacher character plays a significant role in the formation of the child, but is also a very present figure in society. First, there is a collection about Child Literature, about the importance, the emergence and its relation with the school. Then, a study about the teaching profession, its achievements, some considerations about the teaching identity, the feminization occurred in the teaching profession, and the way in which it is represented in Children's Literature is carried out. And finally, the works analyzed are presented: Minhas férias, pula uma linha, parágrafo (1999), Fazendo nada (2002) and Uma escola assim, eu quero pra mim (2007). The research was developed, through a bibliographical study, having as main authors: Cademartori (2010), Coelho (2000), Lajolo and Zilberman (1999), Nóvoa (1995), Penin (2009), Geraldi (1984) Silveira (2002) among others. It was verified that many are the teachers representations that circulate in the infantojuvenis histories, be it in the clothing, the language or the daily actions practiced in the profession, which contribute so that the identity of the teacher of Portuguese can develop.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Mattei, Elidinês Sandre
author_sort Mattei, Elidinês Sandre
title Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil
title_short Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil
title_full Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil
title_fullStr Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil
title_full_unstemmed Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil
title_sort retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MATTEI, Elidinês Sandre. Retratos da docência feminina: reflexões sobre sua representação na literatura infantil. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14773
_version_ 1703206194535989248
score 10,966579