Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral

Acquiring or developing a second language during in childhood can bring innumerable benefits to the human being, since the main tool of communication in the world is language and it is through language that we interact socially adding various social relations experiences throughout life. Thus, this...

ver descrição completa

Autor principal: Dassi, Camila Caroline Oliveira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14786
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14786
recordtype dspace
spelling riut-1-147862020-11-18T14:28:06Z Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral The benefits and challenge of childhood bilingualism and cognitive brain development Dassi, Camila Caroline Oliveira Winfield, Claudia Marchese Winfield, Claudia Marchese Camilotti, Camila Paula Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira Bilingüismo em crianças Aprendizagem cognitiva Cognição em crianças Bilinguism in children Cognitive learning Cognition in children CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Acquiring or developing a second language during in childhood can bring innumerable benefits to the human being, since the main tool of communication in the world is language and it is through language that we interact socially adding various social relations experiences throughout life. Thus, this undergraduate thesis aims to make a bibliographical review on bilingualism and especially the benefits found in acquiring a second language in childhood, later to present the challenges that can be found during this course and to comment on some cognitive and cerebral aspects that involve this process. To reach this goal the research will be based on literature data that refer to the theme. The data will be analyzed in order to understand the contribution of studies on bilingualism in childhood to our society and for future research, reflecting on the advantages and challenges encountered in the acquisition process of a second language, taking into account the individual and social characteristics of each apprentice. Adquirir ou desenvolver uma segunda língua durante a infância pode trazer inúmeros benefícios para o ser humano, pois a principal ferramenta da comunicação no mundo é a linguagem e é através dela que interagimos socialmente acrescentando diversas experiências de relações sociais ao longo da vida. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, fazer uma revisão bibliográfica sobre o bilinguismo e, especialmente os benefícios encontrados em adquirir uma segunda língua na infância, posteriormente apresentar os desafios que podem ser encontrados durante esse percurso e comentar sobre aspectos cognitivos e cerebrais que envolvem esse processo. Para atingir esse objetivo a pesquisa se baseará em dados da literatura que se referem ao tema. Os dados serão analisados com a finalidade de perceber a contribuição dos estudos sobre o bilinguismo na infância para nossa sociedade e para pesquisas futuras, refletindo sobre as vantagens e desafios encontrados nos processo de aquisição de uma segunda língua, levando em consideração as características individuais e sociais de cada aprendiz. 2020-11-18T14:28:05Z 2020-11-18T14:28:05Z 2018-11-28 bachelorThesis DASSI, Camila Caroline Oliveira. Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14786 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Bilingüismo em crianças
Aprendizagem cognitiva
Cognição em crianças
Bilinguism in children
Cognitive learning
Cognition in children
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Bilingüismo em crianças
Aprendizagem cognitiva
Cognição em crianças
Bilinguism in children
Cognitive learning
Cognition in children
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Dassi, Camila Caroline Oliveira
Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral
description Acquiring or developing a second language during in childhood can bring innumerable benefits to the human being, since the main tool of communication in the world is language and it is through language that we interact socially adding various social relations experiences throughout life. Thus, this undergraduate thesis aims to make a bibliographical review on bilingualism and especially the benefits found in acquiring a second language in childhood, later to present the challenges that can be found during this course and to comment on some cognitive and cerebral aspects that involve this process. To reach this goal the research will be based on literature data that refer to the theme. The data will be analyzed in order to understand the contribution of studies on bilingualism in childhood to our society and for future research, reflecting on the advantages and challenges encountered in the acquisition process of a second language, taking into account the individual and social characteristics of each apprentice.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Dassi, Camila Caroline Oliveira
author_sort Dassi, Camila Caroline Oliveira
title Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral
title_short Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral
title_full Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral
title_fullStr Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral
title_full_unstemmed Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral
title_sort os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation DASSI, Camila Caroline Oliveira. Os benefícios e desafios do bilinguismo na infância e o desenvolvimento cognitivo e cerebral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14786
_version_ 1805296360409268224
score 10,814766