Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais

This conclusion of course work is designed to challenge teachers and students of chemistry, and study yours answers about the interdisciplinary practice of state high schools in the urban network of Pato Branco, in the Paraná State. To achieve this goal the present study collected and analyzed infor...

ver descrição completa

Autor principal: Castilhos, Natara Duane Borges de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14812
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14812
recordtype dspace
spelling riut-1-148122020-11-18T14:40:21Z Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais Castilhos, Natara Duane Borges de Zorel Junior, Henrique Emilio Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Química (Ensino médio) Interdisciplinary approach in education Chemistry (High school) Licenciatura em Química This conclusion of course work is designed to challenge teachers and students of chemistry, and study yours answers about the interdisciplinary practice of state high schools in the urban network of Pato Branco, in the Paraná State. To achieve this goal the present study collected and analyzed information directly from teachers and students, seeking data on their views and experiences daily. The data were analyzed according a qualitative and quantitative approach. We investigated whether teachers use and how often you use this teaching method, besides analyzing the contents that develop with these methods and the consequences they generate in the students learning. From the information gathered comparative theses were built. The results confirmed the importance of taking an interdisciplinary approach in teaching practice of teachers, even though the difficulties are great. According to the students, this educational practice helps to understand the content. Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de questionar professores e alunos, de Química, e estudar suas respostas em relação à prática interdisciplinar do nível médio de escolas estaduais da rede urbana de Pato Branco, no Estado do Paraná. Para atingir este objetivo o presente estudo colheu e analisou informações diretamente de professores e alunos, procurando obter dados sobre as suas concepções e vivências diárias. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa e quantitativa. Investigou-se se os professores utilizam e qual frequência com que usam esse método didático, além de analisar os conteúdos que desenvolvem com esses métodos e as consequências que geram na aprendizagem dos alunos. Das informações reunidas foram construídas teses comparativas. Os resultados obtidos confirmaram a importância de assumir a interdisciplinaridade na prática pedagógica dos professores, mesmo que as dificuldades sejam grandes. Segundo os alunos, essa prática pedagógica auxilia a compreender o conteúdo. 2020-11-18T14:40:20Z 2020-11-18T14:40:20Z 2011 bachelorThesis CASTILHOS, Natara Duane Borges de. Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais. 2011. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14812 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Química (Ensino médio)
Interdisciplinary approach in education
Chemistry (High school)
Licenciatura em Química
spellingShingle Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Química (Ensino médio)
Interdisciplinary approach in education
Chemistry (High school)
Licenciatura em Química
Castilhos, Natara Duane Borges de
Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais
description This conclusion of course work is designed to challenge teachers and students of chemistry, and study yours answers about the interdisciplinary practice of state high schools in the urban network of Pato Branco, in the Paraná State. To achieve this goal the present study collected and analyzed information directly from teachers and students, seeking data on their views and experiences daily. The data were analyzed according a qualitative and quantitative approach. We investigated whether teachers use and how often you use this teaching method, besides analyzing the contents that develop with these methods and the consequences they generate in the students learning. From the information gathered comparative theses were built. The results confirmed the importance of taking an interdisciplinary approach in teaching practice of teachers, even though the difficulties are great. According to the students, this educational practice helps to understand the content.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Castilhos, Natara Duane Borges de
author_sort Castilhos, Natara Duane Borges de
title Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais
title_short Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais
title_full Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais
title_fullStr Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais
title_full_unstemmed Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais
title_sort um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CASTILHOS, Natara Duane Borges de. Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais. 2011. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14812
_version_ 1805305807302033408
score 10,814766