Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos
The need to decreasing distances between school science and everyday student science resulted in finding different ways to resolve this situation. One of the ways to motivate students and to have a critical education and social sciences was the contextualization of content. The option of analyzin...
Autor principal: | Rodrigues, Eloisa |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14848 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14848 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-148482020-11-18T14:40:59Z Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos Rodrigues, Eloisa Santos, Larissa Macedo dos Química - Livros didáticos Química - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Chemistry - Textbooks Chemistry - Study and teaching Teaching - Aids and devices Licenciatura em Química The need to decreasing distances between school science and everyday student science resulted in finding different ways to resolve this situation. One of the ways to motivate students and to have a critical education and social sciences was the contextualization of content. The option of analyzing textbooks is justified by the fact he was the most widely used teaching resource in the teaching learning, because the teacher has constituted the most common method to select prepare and / or develop the content of a course. In this work, we conducted an analysis of the evolution of the textbooks used in teaching chemistry for teachers and high school students. This evaluation will be performed to the theme stoichiometric calculations, considering the great difficulty of the students in this regard often discussed in scientific papers. A necessidade de diminuir as distâncias entre a ciência da escola e a ciência do cotidiano do aluno resultou na busca de diferentes maneiras de resolver esta situação. Uma das formas encontradas para motivar os alunos e para se ter um ensino crítico-social em ciências foi à contextualização dos conteúdos. A opção de analisar livros didáticos é justificada pela constatação dele ser o recurso didático mais utilizado no processo de ensino aprendizagem, pois, para o professor tem-se constituído no método mais comum para selecionar preparar e/ou desenvolver o conteúdo de um curso. Neste trabalho será realizada uma análise da evolução dos livros didáticos empregados no ensino de química por professores e alunos do ensino médio. Tal avaliação será realizada para o tema cálculos estequiométricos, considerando-se a grande dificuldade dos alunos neste quesito frequentemente discutida em trabalhos científicos. 2020-11-18T14:40:59Z 2020-11-18T14:40:59Z 2013-09-19 bachelorThesis RODRIGUES, Eloisa. Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos. 2013. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14848 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Química - Livros didáticos Química - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Chemistry - Textbooks Chemistry - Study and teaching Teaching - Aids and devices Licenciatura em Química |
spellingShingle |
Química - Livros didáticos Química - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Chemistry - Textbooks Chemistry - Study and teaching Teaching - Aids and devices Licenciatura em Química Rodrigues, Eloisa Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos |
description |
The need to decreasing distances between school science and everyday
student science resulted in finding different ways to resolve this situation. One
of the ways to motivate students and to have a critical education and social
sciences was the contextualization of content. The option of analyzing
textbooks is justified by the fact he was the most widely used teaching resource
in the teaching learning, because the teacher has constituted the most common
method to select prepare and / or develop the content of a course. In this work,
we conducted an analysis of the evolution of the textbooks used in teaching
chemistry for teachers and high school students. This evaluation will be
performed to the theme stoichiometric calculations, considering the great
difficulty of the students in this regard often discussed in scientific papers. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Rodrigues, Eloisa |
author_sort |
Rodrigues, Eloisa |
title |
Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos |
title_short |
Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos |
title_full |
Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos |
title_fullStr |
Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos |
title_full_unstemmed |
Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos |
title_sort |
avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
RODRIGUES, Eloisa. Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos. 2013. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14848 |
_version_ |
1805309558024830976 |
score |
10,814766 |