Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos

The need to decreasing distances between school science and everyday student science resulted in finding different ways to resolve this situation. One of the ways to motivate students and to have a critical education and social sciences was the contextualization of content. The option of analyzin...

ver descrição completa

Autor principal: Rodrigues, Eloisa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14848
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14848
recordtype dspace
spelling riut-1-148482020-11-18T14:40:59Z Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos Rodrigues, Eloisa Santos, Larissa Macedo dos Química - Livros didáticos Química - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Chemistry - Textbooks Chemistry - Study and teaching Teaching - Aids and devices Licenciatura em Química The need to decreasing distances between school science and everyday student science resulted in finding different ways to resolve this situation. One of the ways to motivate students and to have a critical education and social sciences was the contextualization of content. The option of analyzing textbooks is justified by the fact he was the most widely used teaching resource in the teaching learning, because the teacher has constituted the most common method to select prepare and / or develop the content of a course. In this work, we conducted an analysis of the evolution of the textbooks used in teaching chemistry for teachers and high school students. This evaluation will be performed to the theme stoichiometric calculations, considering the great difficulty of the students in this regard often discussed in scientific papers. A necessidade de diminuir as distâncias entre a ciência da escola e a ciência do cotidiano do aluno resultou na busca de diferentes maneiras de resolver esta situação. Uma das formas encontradas para motivar os alunos e para se ter um ensino crítico-social em ciências foi à contextualização dos conteúdos. A opção de analisar livros didáticos é justificada pela constatação dele ser o recurso didático mais utilizado no processo de ensino aprendizagem, pois, para o professor tem-se constituído no método mais comum para selecionar preparar e/ou desenvolver o conteúdo de um curso. Neste trabalho será realizada uma análise da evolução dos livros didáticos empregados no ensino de química por professores e alunos do ensino médio. Tal avaliação será realizada para o tema cálculos estequiométricos, considerando-se a grande dificuldade dos alunos neste quesito frequentemente discutida em trabalhos científicos. 2020-11-18T14:40:59Z 2020-11-18T14:40:59Z 2013-09-19 bachelorThesis RODRIGUES, Eloisa. Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos. 2013. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14848 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Química - Livros didáticos
Química - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Chemistry - Textbooks
Chemistry - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Licenciatura em Química
spellingShingle Química - Livros didáticos
Química - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Chemistry - Textbooks
Chemistry - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Licenciatura em Química
Rodrigues, Eloisa
Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos
description The need to decreasing distances between school science and everyday student science resulted in finding different ways to resolve this situation. One of the ways to motivate students and to have a critical education and social sciences was the contextualization of content. The option of analyzing textbooks is justified by the fact he was the most widely used teaching resource in the teaching learning, because the teacher has constituted the most common method to select prepare and / or develop the content of a course. In this work, we conducted an analysis of the evolution of the textbooks used in teaching chemistry for teachers and high school students. This evaluation will be performed to the theme stoichiometric calculations, considering the great difficulty of the students in this regard often discussed in scientific papers.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Rodrigues, Eloisa
author_sort Rodrigues, Eloisa
title Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos
title_short Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos
title_full Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos
title_fullStr Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos
title_full_unstemmed Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos
title_sort avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation RODRIGUES, Eloisa. Avaliação da abordagem do tema cálculos estequiométricos pelos livros didáticos de química publicados nos últimos dez anos. 2013. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14848
_version_ 1805309558024830976
score 10,814766