Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários

Currently in Brazil, most freight and passenger transport is through the use of roller paths, either urban or highway. Thinking about the present work aims to study the ergonomics and safety in road bus jobs, in order to know the perception of the users of these vehicles, using research tools and st...

ver descrição completa

Autor principal: Flores, Janerson Forner
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15139
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-15139
recordtype dspace
spelling riut-1-151392020-11-18T18:40:55Z Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários Flores, Janerson Forner Pessa, Sergio Luiz Ribas Pessa, Sergio Luiz Ribas Pessa, Sergio Luiz Ribas Pessa, Sergio Luiz Ribas Ergonomia Segurança do trabalho Motoristas de ônibus Human engineering Industrial safety Bus drivers CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Currently in Brazil, most freight and passenger transport is through the use of roller paths, either urban or highway. Thinking about the present work aims to study the ergonomics and safety in road bus jobs, in order to know the perception of the users of these vehicles, using research tools and statistics to analyze the responses. Risks will be addressed ergonomic that the drivers of these vehicles are being exposed, and the legislation and the relevant regulatory standards. The study had a direct approach through Analysis Ergonomic of the Working and data collection using questionnaire prepared with subjective measures, by linear scale called Likert scale. Finally, was obtained that individuals with lower satisfaction rates were 17, 20, 15 and 4, which reached individual average of 6.70 cm , 7.63 cm and 7.69 cm 6.1209 cm respectively. Atualmente no Brasil, a maior parte dos transportes de cargas e passageiros é por meio de utilização de vias de rolamento, sejam elas urbanas ou rodoviárias. Pensando nisso o presente trabalho tem como objetivo estudar a ergonomia e segurança nos postos de trabalho de ônibus rodoviários, visando saber qual a percepção dos usuários desses veículos, utilizando ferramentas de pesquisa e estatística para analise das respostas. Serão abordados os riscos ergonômicos a que os motoristas desses veículos estão sendo expostos, assim como a legislação e as normas regulamentadoras pertinentes. O estudo teve uma abordagem direta por meio da Analise Ergonômica do Trabalho e com coleta de dados utilizando questionário elaborado com medidas subjetivas, por meio de escala linear denominada escala Likert. Por fim, foi obtido que os indivíduos com menor índice de satisfação foram o 17, 20, 15 e 4 que chegaram a média individual de 6,70 centímetros, 7,63 centímetros 7,69 centímetros e 6,1209 centímetros respectivamente. 2020-11-18T18:40:55Z 2020-11-18T18:40:55Z 2014-12-08 bachelorThesis FLORES, Janerson Forner. Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários. 2014. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15139 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Mecânica Engenharia Mecânica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ergonomia
Segurança do trabalho
Motoristas de ônibus
Human engineering
Industrial safety
Bus drivers
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
spellingShingle Ergonomia
Segurança do trabalho
Motoristas de ônibus
Human engineering
Industrial safety
Bus drivers
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Flores, Janerson Forner
Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários
description Currently in Brazil, most freight and passenger transport is through the use of roller paths, either urban or highway. Thinking about the present work aims to study the ergonomics and safety in road bus jobs, in order to know the perception of the users of these vehicles, using research tools and statistics to analyze the responses. Risks will be addressed ergonomic that the drivers of these vehicles are being exposed, and the legislation and the relevant regulatory standards. The study had a direct approach through Analysis Ergonomic of the Working and data collection using questionnaire prepared with subjective measures, by linear scale called Likert scale. Finally, was obtained that individuals with lower satisfaction rates were 17, 20, 15 and 4, which reached individual average of 6.70 cm , 7.63 cm and 7.69 cm 6.1209 cm respectively.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Flores, Janerson Forner
author_sort Flores, Janerson Forner
title Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários
title_short Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários
title_full Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários
title_fullStr Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários
title_full_unstemmed Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários
title_sort análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FLORES, Janerson Forner. Análise ergonômica de produto: percepção do usuário do posto de trabalho em ônibus rodoviários. 2014. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15139
_version_ 1805302009980518400
score 10,814766