A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR

Environmental Education aims to sensitize society for understanding the dimension of the environment in which we live, linking the direct relationship of man with nature. This paper aims to present the actions developed by teachers on the theme of Environmental Education, in the teaching of Elementa...

ver descrição completa

Autor principal: Ferronatto, Josiane Antonina Spielmann
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15650
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-15650
recordtype dspace
spelling riut-1-156502020-11-19T11:53:31Z A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR Environmental education in the teaching of science in the initial grades of public schools in the urban area of Santa Helena-PR Ferronatto, Josiane Antonina Spielmann Oliveira, Rejane Barbosa de Schneider, Eduarda Maria Prestes, Dirce Coronado Oliveira, Rejane Barbosa de Educação ambiental Ciência - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Environmental education Science - Study and teaching Interdisciplinary approach in education CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Environmental Education aims to sensitize society for understanding the dimension of the environment in which we live, linking the direct relationship of man with nature. This paper aims to present the actions developed by teachers on the theme of Environmental Education, in the teaching of Elementary School Sciences of Santa Helena, Paraná. The importance of the teacher in the mediation of environmental education is presented, highlighting the importance of these questions and their interdisciplinarity in elementary school, in order to make them critical citizens and responsible for the environment. A questionnaire was applied to 7 teachers of publicschool in the urban area of Santa Helen -PR. The themes approached about the environment are developed in the school through projects and pedagogical activities and directed to the Conservationist and Pragmatic aspects. Schools develop Environmental Education through practical classes, outings, lectures, games, lectures, and recreational activities, enabling essential practices in early childhood education and addressing the preservation of the environment. However, the study showed the need for schools to try to expand interdisciplinarity in the developed EE projects and practices, as well as the search for the construction of critical sense of students Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) A Educação Ambiental (EA) tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para compreensão e a dimensão do meio em que vivemos, entendendo a relação direta do homem com a natureza. O presente trabalho tem por finalidade apresentar as ações desenvolvidas pelos docentes na temática de Educação Ambiental, no ensino de Ciências do Ensino Fundamental I do município de Santa Helena, Paraná. Apresentase a importância do professor na mediação da educação ambiental, destacando a importância desses questionamentos e sua interdisciplinaridade no ensino fundamental, a fim de torná-los cidadãos críticos e responsáveis pelo ambiente. Foi aplicado um questionário a 7 professores da disciplina de Ciências da rede pública na área urbana de Santa Helena -PR. Os temas abordados sobre meio ambiente são desenvolvidos na escola por meio de projetos e atividades pedagógicas e direcionados às vertentes Conservacionista e Pragmática. As escolas desenvolvem a Educação Ambiental por meio de aulas práticas, passeios, palestras, brincadeiras, aulas expositivas, jogos e atividades lúdicas, possibilitando práticas essenciais na educação infantil e abordando a preservação do meio ambiente. Contudo, o estudo demonstrou a necessidade de as escolas tentarem ampliar a interdisciplinaridade nos projetos e práticas da EA desenvolvidas, bem como a busca pela construção do senso crítico dos alunos. 2020-11-19T11:53:31Z 2020-11-19T11:53:31Z 2019-11-11 bachelorThesis FERRONATTO, Josiane Antonina Spielmann. A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15650 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Santa Helena Brasil Licenciatura em Ciências Biológicas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Environmental education
Science - Study and teaching
Interdisciplinary approach in education
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Environmental education
Science - Study and teaching
Interdisciplinary approach in education
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Ferronatto, Josiane Antonina Spielmann
A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR
description Environmental Education aims to sensitize society for understanding the dimension of the environment in which we live, linking the direct relationship of man with nature. This paper aims to present the actions developed by teachers on the theme of Environmental Education, in the teaching of Elementary School Sciences of Santa Helena, Paraná. The importance of the teacher in the mediation of environmental education is presented, highlighting the importance of these questions and their interdisciplinarity in elementary school, in order to make them critical citizens and responsible for the environment. A questionnaire was applied to 7 teachers of publicschool in the urban area of Santa Helen -PR. The themes approached about the environment are developed in the school through projects and pedagogical activities and directed to the Conservationist and Pragmatic aspects. Schools develop Environmental Education through practical classes, outings, lectures, games, lectures, and recreational activities, enabling essential practices in early childhood education and addressing the preservation of the environment. However, the study showed the need for schools to try to expand interdisciplinarity in the developed EE projects and practices, as well as the search for the construction of critical sense of students
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Ferronatto, Josiane Antonina Spielmann
author_sort Ferronatto, Josiane Antonina Spielmann
title A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR
title_short A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR
title_full A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR
title_fullStr A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR
title_full_unstemmed A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR
title_sort educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de santa helena-pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FERRONATTO, Josiane Antonina Spielmann. A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15650
_version_ 1805316298671915008
score 10,814766