Comparação das propriedades no estado endurecido de dois traços de concreto: convencional e autoadensável

The importance of the continuous improvement of the civil construction sector, objectifying the increase of the quality of the reinforced concrete structural elements and solving the problems related to the availability of work force on the building sites, highlighting the concrete with self-compact...

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Autor principal: Bergmann, Ana Claudia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15745
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spelling riut-1-157452020-11-19T12:37:52Z Comparação das propriedades no estado endurecido de dois traços de concreto: convencional e autoadensável Comparison between the solid state properties of two concrete traces: conventional and self-compacting Bergmann, Ana Claudia Savaris, Gustavo Bressiani, Lucia Balestra, Carlos Eduardo Tino Savaris, Gustavo Resistência de materiais Agregados (Materiais de construção) Concreto - Aditivos Strength of materials Aggregates (Building materials) Concrete - Aditives CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO The importance of the continuous improvement of the civil construction sector, objectifying the increase of the quality of the reinforced concrete structural elements and solving the problems related to the availability of work force on the building sites, highlighting the concrete with self-compacting characteristics, developed in Japan, in the mid 80’s. Presenting three essential characteristics: flowability, passing ability and segregation resistance, this concrete presents a series of advantages, like the amount of used work force, the increase of quality of the structural elements, the easiness and launching rapidity. However, to achieve these characteristics, one factor is indispensable: the use of fines. These materials, called additions, control the negative effects of segregation and bleeding that are susceptible to appear on the fluid state of concrete. Additionally, the control of the creation and application of new materials are important factors, helping to understand its characteristics and suitable applications. In that context, the present paper objectifies the comparison of the properties of a selfcompacting concrete with a conventional concrete, in their solid state. Therefore, a self-compacting concrete is developed making use of materials available on the region of the city of Toledo-PR and using fly ash as the powder. This fluid concrete is used as a base to obtain two conventional concrete traces, finally being subjects of comparison. Thus, it is evident that the self-compacting concrete performs better than the other concrete subjects, mainly on the parameters of tensile strength, compressive strength and elasticity module, once its number of holes and absorption ratio are reduced. Lastly, the microstructure of the concretes are compared, making use of scanning electron microscopy to analyze the three concretes produced in this paper. Entende-se a importância da contínua melhoria no setor da construção civil, com o intuito de aumentar a qualidade de peças estruturais de concreto armado e resolver problemas relacionados à disponibilidade de mão-de-obra nos canteiros, destaca-se o concreto com características autoadensáveis desenvolvido no Japão em meados da década de 80. Apresentando três características essenciais: capacidade de preenchimento, habilidade passante e resistência à segregação, este concreto apresenta uma série de vantagens como a redução da quantidade de mão de obra na construção, o aumento da qualidade de peças, a facilidade e rapidez de lançamento. Contudo, para obtenção de suas características essenciais, um fator é imprescindível: a utilização de materiais finos. Esses materiais, chamados de adições, controlam os efeitos negativos de segregação e exsudação que o concreto fluído é suscetível a apresentar. Além disso, destaca-se a importância do controle ao desenvolver e aplicar novos materiais, entendendo suas características e aplicações adequadas. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo comparar as propriedades de um concreto autoadensável com concreto convencional em seu estado endurecido. Dessa forma, desenvolve-se um concreto autoadensável com materiais disponíveis na região de Toledo-PR e utilização de cinza volante como material fino. Este concreto fluído serve como base para a obtenção de dois traços de concreto convencional, sendo, enfim, os três traços passíveis de comparação. Por fim, fica evidente que, nos parâmetros de resistência à compressão axial, resistência à tração e módulo de elasticidade o concreto autoadensável apresenta melhor desempenho perante aos demais concretos. Uma vez que, sua quantidade de vazios e absorção são reduzidos. Ao final, compara-se a microestrutura do concreto por meio de ensaios de microscopia eletrônica de varredura, analisando os três concretos atendidos neste trabalho. 2020-11-19T12:37:51Z 2020-11-19T12:37:51Z 2016-11-10 bachelorThesis BERGMANN, Ana Claudia. Comparação das propriedades no estado endurecido de dois traços de concreto: convencional e autoadensável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15745 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Engenharia Civil UTFPR
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Bergmann, Ana Claudia
Comparação das propriedades no estado endurecido de dois traços de concreto: convencional e autoadensável
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