Estudo sobre o consumo de água em educandários públicos e privados

A presente pesquisa teve por objetivo analisar o consumo de água em escolas públicas e privadas, a partir da investigação das condições hidráulicas dos pontos de consumo e do aproveitamento de águas pluviais. Buscou-se também identificar se existe o desenvolvimento de campanhas educacionais nas inst...

ver descrição completa

Autor principal: Lange, Emilia Cristina
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15750
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o consumo de água em escolas públicas e privadas, a partir da investigação das condições hidráulicas dos pontos de consumo e do aproveitamento de águas pluviais. Buscou-se também identificar se existe o desenvolvimento de campanhas educacionais nas instituições e o nível de conscientização dos usuários quanto ao consumo racional de água. Foram identificadas pequenas patologias nos sistemas hidráulicos, principalmente vedação inadequada das torneiras e vazamento nos vasos sanitários. As tecnologias economizadoras estavam presentes em 62% das escolas analisadas, sendo as torneiras hidromecânicas e os vasos sanitários com duplo acionamento as tecnologias mais encontradas. O consumo de água em escolas com a implantação da cisterna diminuiu consideravelmente em relação aos educandários que não utilizam a captação de águas pluviais, entre 20% e 57%.