O uso do light steel frame na construção civil como forma de minimizar os impactos ambientais urbanos
O presente trabalho consiste em um estudo qualitativo e quantitativo em relação ás alterações ambientais negativas resultantes da construção civil. O sistema de construção predominante no país ainda é o método convencional que utiliza como base o concreto armado e alvenaria, porém, com o intuito de...
Autor principal: | Souza, Thais Camila de |
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Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15783 |
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riut-1-157832020-11-19T12:39:33Z O uso do light steel frame na construção civil como forma de minimizar os impactos ambientais urbanos Souza, Thais Camila de Feiber, Silmara Dias Feiber, Fúlvio Natercio Oliveira, Christian Valcir Kniphoff de Feiber, Silmara Dias Poluentes Carbono Impacto ambiental - Avaliação Pollutants Carbon Environmental impact analysis CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS O presente trabalho consiste em um estudo qualitativo e quantitativo em relação ás alterações ambientais negativas resultantes da construção civil. O sistema de construção predominante no país ainda é o método convencional que utiliza como base o concreto armado e alvenaria, porém, com o intuito de racionalizar e otimizar as construções, novos sistemas vêm sendo instalados. Destaca-se dentre eles o light steel frame, sistema industrializado que emprega perfis de aço galvanizado em sua estrutura e fechamento em placas de OBS, sistema esse utilizado em larga escala em países desenvolvidos. Em meio a esta contextualização foi realizada a avaliação de impactos ambientais gerados por estes dois sistemas construtivos. Esta avalição foi realizada através de um estudo comparativo a partir de um modelo de edificação. Foi elaborado em seguida um orçamento de emissão de dióxido de carbono detalhado para as duas situações, esta ação permitiu identificar quais etapas da obra correspondiam às maiores emissões deste poluente. Como conclusão geral obteve-se para o orçamento em light steel frame aproximadamente a metade das emissões de dióxido de carbono em relação ao método convencional sendo, ao final verificadas as principais características que levaram a esse resultado. 2020-11-19T12:39:33Z 2020-11-19T12:39:33Z 2017-11-06 bachelorThesis SOUZA, Thais Camila de. O uso do light steel frame na construção civil como forma de minimizar os impactos ambientais urbanos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15783 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Engenharia Civil UTFPR |
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Poluentes Carbono Impacto ambiental - Avaliação Pollutants Carbon Environmental impact analysis CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS |
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Poluentes Carbono Impacto ambiental - Avaliação Pollutants Carbon Environmental impact analysis CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS Souza, Thais Camila de O uso do light steel frame na construção civil como forma de minimizar os impactos ambientais urbanos |
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O presente trabalho consiste em um estudo qualitativo e quantitativo em relação ás alterações ambientais negativas resultantes da construção civil. O sistema de construção predominante no país ainda é o método convencional que utiliza como base o concreto armado e alvenaria, porém, com o intuito de racionalizar e otimizar as construções, novos sistemas vêm sendo instalados. Destaca-se dentre eles o light steel frame, sistema industrializado que emprega perfis de aço galvanizado em sua estrutura e fechamento em placas de OBS, sistema esse utilizado em larga escala em países desenvolvidos. Em meio a esta contextualização foi realizada a avaliação de impactos ambientais gerados por estes dois sistemas construtivos. Esta avalição foi realizada através de um estudo comparativo a partir de um modelo de edificação. Foi elaborado em seguida um orçamento de emissão de dióxido de carbono detalhado para as duas situações, esta ação permitiu identificar quais etapas da obra correspondiam às maiores emissões deste poluente. Como conclusão geral obteve-se para o orçamento em light steel frame aproximadamente a metade das emissões de dióxido de carbono em relação ao método convencional sendo, ao final verificadas as principais características que levaram a esse resultado. |
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