Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ
The Software Product Lines (LPS) arose as alternative to the traditional software development paradigm, driven primarily by code reuse techniques. In this approach, developers are concerned with identifying similarities and variabilities of a domain, to create and maintain a software core that will...
Autor principal: | Mendes, Renan Ramon Ramos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15931 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-15931 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-159312020-11-19T18:23:09Z Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ Mendes, Renan Ramon Ramos Matos, Simone Nasser Matos, Simone Nasser Bini, Tarcizio Alexandre Andrade, Vinicius Camargo Sistemas de consultas e respostas Software - Desenvolvimento Linguagem de programação (Computadores) Question-answering systems Computer software - Development Programming languages (Electronic computers) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO The Software Product Lines (LPS) arose as alternative to the traditional software development paradigm, driven primarily by code reuse techniques. In this approach, developers are concerned with identifying similarities and variabilities of a domain, to create and maintain a software core that will define the line platform. From the core, it is possible to build products with different features, catering to specific requirements of each client. This study applied a method of development based on Software Product Lines for modeling and implementing a FAQ System (Frequently Asked Questions). For this, analyzed three products in this domain: O Globo, Lojas Americanas and FAQ FrameMK, in order to determine the features that would be part of the core and those that are specific application. To validate the line, projects were created for each product analyzed; however the product that had its full development was the FAQ FrameMK, which was integrated into the framework of selling price formation being development by the Research Group in Information Systems campus Ponta Grossa. The proposed FAQ system was implemented in a web programming language. Also presents the procedures of using and adding new requirements to the line. As Linhas de Produto de Software (LPS) surgiram como alternativa ao paradigma de desenvolvimento tradicional do software, impulsionadas principalmente por técnicas de reutilização de código. Nesta abordagem, os desenvolvedores preocupam-se em identificar similaridades e variabilidades de um domínio, para criar e manter um núcleo de software, que definirá a plataforma da linha. A partir do núcleo, é possível construir produtos com características diferentes, atendendo a requisitos específicos de cada cliente. Este trabalho aplicou um método de desenvolvimento baseado em Linhas de Produto de Software para modelagem e implementação de um sistema de FAQ (Perguntas Frequentes). Para isto, analisaram-se três produtos neste domínio: O Globo, Lojas Americanas e FAQ FrameMK, com o objetivo de determinar as características que fariam parte do núcleo e as que são específicas da aplicação. Para validar a linha foram criados projetos para cada produto analisado, porém o produto que teve seu desenvolvimento completo foi o FAQ FrameMK, o qual foi integrado ao framework de formação de preço de venda que está sendo desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação do Câmpus Ponta Grossa. O sistema FAQ proposto foi implementado em uma linguagem de programação web. São apresentados também os procedimentos de como usar e adicionar novos requisitos à linha. 2020-11-19T18:23:09Z 2020-11-19T18:23:09Z 2015-05-26 bachelorThesis MENDES, Renan Ramon Ramos. Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ. 2015. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15931 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Informática Ciência da Computação UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Sistemas de consultas e respostas Software - Desenvolvimento Linguagem de programação (Computadores) Question-answering systems Computer software - Development Programming languages (Electronic computers) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
spellingShingle |
Sistemas de consultas e respostas Software - Desenvolvimento Linguagem de programação (Computadores) Question-answering systems Computer software - Development Programming languages (Electronic computers) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Mendes, Renan Ramon Ramos Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ |
description |
The Software Product Lines (LPS) arose as alternative to the traditional software development paradigm, driven primarily by code reuse techniques. In this approach, developers are concerned with identifying similarities and variabilities of a domain, to create and maintain a software core that will define the line platform. From the core, it is possible to build products with different features, catering to specific requirements of each client. This study applied a method of development based on Software Product Lines for modeling and implementing a FAQ System (Frequently Asked Questions). For this, analyzed three products in this domain: O Globo, Lojas Americanas and FAQ FrameMK, in order to determine the features that would be part of the core and those that are specific application. To validate the line, projects were created for each product analyzed; however the product that had its full development was the FAQ FrameMK, which was integrated into the framework of selling price formation being development by the Research Group in Information Systems campus Ponta Grossa. The proposed FAQ system was implemented in a web programming language. Also presents the procedures of using and adding new requirements to the line. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Mendes, Renan Ramon Ramos |
author_sort |
Mendes, Renan Ramon Ramos |
title |
Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ |
title_short |
Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ |
title_full |
Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ |
title_fullStr |
Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ |
title_full_unstemmed |
Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ |
title_sort |
linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de faq |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
MENDES, Renan Ramon Ramos. Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ. 2015. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15931 |
_version_ |
1805312446496243712 |
score |
10,814766 |