Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica

As a result of increasingly demanding customers and the technology and competition growth in the area of dental services, the concern with the quality of this services by the organizations tend to become increasingly present, and one of the ways used to achieve the requirements and needs of customer...

ver descrição completa

Autor principal: Divardin, Giulia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16088
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-16088
recordtype dspace
spelling riut-1-160882020-11-19T18:34:48Z Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica Development of a quality management system for a dental clinic Divardin, Giulia Oliveira, Nelson Ari Canabarro de Oliveira, Nelson Ari Canabarro de Tesser, Daniel Poletto Treinta, Fernanda Tavares Consultórios odontológicos Gestão da qualidade total Normas técnicas (Engenharia) Dental offices Total quality management Standards, Engineering CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO As a result of increasingly demanding customers and the technology and competition growth in the area of dental services, the concern with the quality of this services by the organizations tend to become increasingly present, and one of the ways used to achieve the requirements and needs of customers and market is through the quality management. The quality of health services has the accreditation as your main evaluation system, however, to the area of dental services, this system does not have such a detailed and clear approach as the quality management system (QMS) has. Considering this, the present study presents a development of a quality management system for a dental clinic, based on process approach, quality principle of ISO 9001: 2015, and focusing on the mapping of the main processes of the clinic and the definition of performance indicators for each process. The development of this work allows the clinic a management based on customer satisfaction and the continuous improvement of their processes. Em virtude de clientes cada vez mais exigentes e do crescimento da tecnologia e da competição na área de prestação de serviços odontológicos, a preocupação com a qualidade desses serviços por parte das organizações tende a se tornar cada vez mais presente, e uma das formas utilizadas para alcançar os requisitos dos clientes e do mercado é por meio da gestão da qualidade. A qualidade nos serviços de saúde possui como principal sistema de avaliação a acreditação, porém, para área de serviços odontológicos esse sistema ainda não possui uma abordagem tão detalhada e clara como o sistema de gestão da qualidade (SGQ) apresenta. Em função disso, o presente estudo apresenta o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica, utilizando como base a abordagem por processos, princípio da qualidade da ISO 9001:2015, e tendo como foco o mapeamento dos principais processos da clínica e a definição de indicadores de desempenho para cada processo. O desenvolvimento do trabalho permite à clínica uma gestão voltada à satisfação dos clientes e a melhoria contínua dos seus processos. 2020-11-19T18:34:48Z 2020-11-19T18:34:48Z 2017-06-28 bachelorThesis DIVARDIN, Giulia. Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16088 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção Engenharia de Produção UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Consultórios odontológicos
Gestão da qualidade total
Normas técnicas (Engenharia)
Dental offices
Total quality management
Standards, Engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Consultórios odontológicos
Gestão da qualidade total
Normas técnicas (Engenharia)
Dental offices
Total quality management
Standards, Engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Divardin, Giulia
Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica
description As a result of increasingly demanding customers and the technology and competition growth in the area of dental services, the concern with the quality of this services by the organizations tend to become increasingly present, and one of the ways used to achieve the requirements and needs of customers and market is through the quality management. The quality of health services has the accreditation as your main evaluation system, however, to the area of dental services, this system does not have such a detailed and clear approach as the quality management system (QMS) has. Considering this, the present study presents a development of a quality management system for a dental clinic, based on process approach, quality principle of ISO 9001: 2015, and focusing on the mapping of the main processes of the clinic and the definition of performance indicators for each process. The development of this work allows the clinic a management based on customer satisfaction and the continuous improvement of their processes.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Divardin, Giulia
author_sort Divardin, Giulia
title Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica
title_short Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica
title_full Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica
title_fullStr Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica
title_sort desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation DIVARDIN, Giulia. Desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade para uma clínica odontológica. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16088
_version_ 1805305836945276928
score 10,814766