Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico

It’s known that tools that determine customer satisfaction are used during the product development process, as they ensure the rapprochement with the customer. In this way, this work presents a contribution to the study of customer satisfaction models. For this purpose, this work used the structural...

ver descrição completa

Autor principal: Corrêa, Maiara Aparecida Campos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16114
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-16114
recordtype dspace
spelling riut-1-161142020-11-19T18:35:53Z Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico Corrêa, Maiara Aparecida Campos Braghini Junior, Aldo Braghini Junior, Aldo Picinin, Claudia Tania Tesser, Daniel Poletto Indústria automobilística Satisfação do consumidor Clientes - Fidelização Equações Automobile industry and trade Consumer satisfaction Customer loyalty Equations CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO It’s known that tools that determine customer satisfaction are used during the product development process, as they ensure the rapprochement with the customer. In this way, this work presents a contribution to the study of customer satisfaction models. For this purpose, this work used the structural equation modeling to create a model of measuring customer satisfaction in the automotive industry. This work covered two phases: exploratory and descriptive. The exploratory phase counted on the selection of the determinants that would be part of the model, and the determinants selected were: customer satisfaction, image, quality, expectation, perceived value, claim and fidelity. With the determinants selected, the model was created. Finally, we went to the quantitative phase where it was possible to validate the model from a sample of 80 respondents. The results pointed out the validity of the proposed model, but with the exclusion of claim and fidelity determinants, due to constraints in the data. Sabe-se que ferramentas que determinam a satisfação do cliente são utilizadas durante o processo de desenvolvimento de produto, pois garantem a aproximação com o cliente. Desse modo, esse trabalho apresenta uma contribuição ao estudo de modelos de mensuração da satisfação do cliente. Para tanto esse trabalho utilizou da modelagem de equações estruturais para criar um modelo de mensuração da satisfação do cliente do setor automobilístico. Esse trabalho abrangeu duas fases: exploratória e descritiva. A fase exploratória contou com a seleção dos determinantes que fariam parte do modelo e os determinantes selecionados foram: satisfação do cliente, imagem, qualidade, expectativa, valor percebido, reclamação e fidelidade. Com os determinantes selecionados criou-se o modelo. E finalmente partiu-se para a fase quantitativa onde foi possível validar o modelo a partir de uma amostra de 80 respondentes. Os resultados apontaram a validade do modelo proposto, porém com a exclusão dos determinantes reclamação e fidelidade do modelo, devido a restrições nos dados. 2020-11-19T18:35:53Z 2020-11-19T18:35:53Z 2016-12-05 bachelorThesis CORRÊA, Maiara Aparecida Campos. Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico. 2016. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16114 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção Engenharia de Produção UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Indústria automobilística
Satisfação do consumidor
Clientes - Fidelização
Equações
Automobile industry and trade
Consumer satisfaction
Customer loyalty
Equations
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Indústria automobilística
Satisfação do consumidor
Clientes - Fidelização
Equações
Automobile industry and trade
Consumer satisfaction
Customer loyalty
Equations
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Corrêa, Maiara Aparecida Campos
Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico
description It’s known that tools that determine customer satisfaction are used during the product development process, as they ensure the rapprochement with the customer. In this way, this work presents a contribution to the study of customer satisfaction models. For this purpose, this work used the structural equation modeling to create a model of measuring customer satisfaction in the automotive industry. This work covered two phases: exploratory and descriptive. The exploratory phase counted on the selection of the determinants that would be part of the model, and the determinants selected were: customer satisfaction, image, quality, expectation, perceived value, claim and fidelity. With the determinants selected, the model was created. Finally, we went to the quantitative phase where it was possible to validate the model from a sample of 80 respondents. The results pointed out the validity of the proposed model, but with the exclusion of claim and fidelity determinants, due to constraints in the data.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Corrêa, Maiara Aparecida Campos
author_sort Corrêa, Maiara Aparecida Campos
title Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico
title_short Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico
title_full Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico
title_fullStr Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico
title_full_unstemmed Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico
title_sort proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CORRÊA, Maiara Aparecida Campos. Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico. 2016. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16114
_version_ 1703204967352893440
score 10,966579