Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico
It’s known that tools that determine customer satisfaction are used during the product development process, as they ensure the rapprochement with the customer. In this way, this work presents a contribution to the study of customer satisfaction models. For this purpose, this work used the structural...
Autor principal: | Corrêa, Maiara Aparecida Campos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16114 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-16114 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-161142020-11-19T18:35:53Z Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico Corrêa, Maiara Aparecida Campos Braghini Junior, Aldo Braghini Junior, Aldo Picinin, Claudia Tania Tesser, Daniel Poletto Indústria automobilística Satisfação do consumidor Clientes - Fidelização Equações Automobile industry and trade Consumer satisfaction Customer loyalty Equations CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO It’s known that tools that determine customer satisfaction are used during the product development process, as they ensure the rapprochement with the customer. In this way, this work presents a contribution to the study of customer satisfaction models. For this purpose, this work used the structural equation modeling to create a model of measuring customer satisfaction in the automotive industry. This work covered two phases: exploratory and descriptive. The exploratory phase counted on the selection of the determinants that would be part of the model, and the determinants selected were: customer satisfaction, image, quality, expectation, perceived value, claim and fidelity. With the determinants selected, the model was created. Finally, we went to the quantitative phase where it was possible to validate the model from a sample of 80 respondents. The results pointed out the validity of the proposed model, but with the exclusion of claim and fidelity determinants, due to constraints in the data. Sabe-se que ferramentas que determinam a satisfação do cliente são utilizadas durante o processo de desenvolvimento de produto, pois garantem a aproximação com o cliente. Desse modo, esse trabalho apresenta uma contribuição ao estudo de modelos de mensuração da satisfação do cliente. Para tanto esse trabalho utilizou da modelagem de equações estruturais para criar um modelo de mensuração da satisfação do cliente do setor automobilístico. Esse trabalho abrangeu duas fases: exploratória e descritiva. A fase exploratória contou com a seleção dos determinantes que fariam parte do modelo e os determinantes selecionados foram: satisfação do cliente, imagem, qualidade, expectativa, valor percebido, reclamação e fidelidade. Com os determinantes selecionados criou-se o modelo. E finalmente partiu-se para a fase quantitativa onde foi possível validar o modelo a partir de uma amostra de 80 respondentes. Os resultados apontaram a validade do modelo proposto, porém com a exclusão dos determinantes reclamação e fidelidade do modelo, devido a restrições nos dados. 2020-11-19T18:35:53Z 2020-11-19T18:35:53Z 2016-12-05 bachelorThesis CORRÊA, Maiara Aparecida Campos. Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico. 2016. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16114 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção Engenharia de Produção UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Indústria automobilística Satisfação do consumidor Clientes - Fidelização Equações Automobile industry and trade Consumer satisfaction Customer loyalty Equations CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
spellingShingle |
Indústria automobilística Satisfação do consumidor Clientes - Fidelização Equações Automobile industry and trade Consumer satisfaction Customer loyalty Equations CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Corrêa, Maiara Aparecida Campos Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico |
description |
It’s known that tools that determine customer satisfaction are used during the product development process, as they ensure the rapprochement with the customer. In this way, this work presents a contribution to the study of customer satisfaction models. For this purpose, this work used the structural equation modeling to create a model of measuring customer satisfaction in the automotive industry. This work covered two phases: exploratory and descriptive. The exploratory phase counted on the selection of the determinants that would be part of the model, and the determinants selected were: customer satisfaction, image, quality, expectation, perceived value, claim and fidelity. With the determinants selected, the model was created. Finally, we went to the quantitative phase where it was possible to validate the model from a sample of 80 respondents. The results pointed out the validity of the proposed model, but with the exclusion of claim and fidelity determinants, due to constraints in the data. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Corrêa, Maiara Aparecida Campos |
author_sort |
Corrêa, Maiara Aparecida Campos |
title |
Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico |
title_short |
Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico |
title_full |
Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico |
title_fullStr |
Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico |
title_full_unstemmed |
Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico |
title_sort |
proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CORRÊA, Maiara Aparecida Campos. Proposta de metodologia de mensuração da satisfação do cliente baseado em modelagem de equações estruturais para o setor automobilístico. 2016. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16114 |
_version_ |
1703204967352893440 |
score |
10,966579 |