Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
In this paper it was performed a study on assembly line, assembly line balancing and techniques for assembly line balancing. The present study was aimed at balancing an assembly line of a carmaker through mathematical modeling and identify the gains from the current balancing used by the company und...
Autor principal: | Bueno, Rebecca Santana |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-16115 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-161152020-11-19T18:35:56Z Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões Application of mathematical models for a cabin line balancing of carmaker Bueno, Rebecca Santana Melo, Everton Luiz de Melo, Everton Luiz de Garcia, Juan Carlos Chin, Shih Yung Caminhões Balanceamento de linha de montagem Modelos matemáticos Trucks Assembly-line balancing Mathematical models CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO In this paper it was performed a study on assembly line, assembly line balancing and techniques for assembly line balancing. The present study was aimed at balancing an assembly line of a carmaker through mathematical modeling and identify the gains from the current balancing used by the company under study. When comparing the solutions obtained with the balance adopted by the company, only the mathematical model for the SALBP-1 showed no gains. However, compared to SALBP-1 with adapted modeling the gains were significant. Obtained as an 12% gain in productivity, a reduction of approximately 94% of the idle time and decrease loss by balancing almost 91%. Neste trabalho foi realizado um estudo sobre linha de montagem, balanceamento de linha de montagem e técnicas para o balanceamento de linha de montagem. O objetivo foi, através da modelagem matemática, balancear uma linha de montagem de uma montadora e identificar os ganhos em relação ao atual balanceamento utilizado pela empresa estudada. Ao comparar as soluções obtidas com o balanceamento adotada pela empresa, somente o modelo matemático para o SALBP-1 não apresentou ganhos. Porém, em comparação ao SALBP-1 com modelagem adaptada, os ganhos foram significativos. Obteve-se um ganho de produtividade de 12%, uma redução de aproximadamente 94% do tempo de ociosidade e uma diminuição da perda por balanceamento de quase 91%. 2020-11-19T18:35:56Z 2020-11-19T18:35:56Z 2016-09-06 bachelorThesis BUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção Engenharia de Produção UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Caminhões Balanceamento de linha de montagem Modelos matemáticos Trucks Assembly-line balancing Mathematical models CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
spellingShingle |
Caminhões Balanceamento de linha de montagem Modelos matemáticos Trucks Assembly-line balancing Mathematical models CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Bueno, Rebecca Santana Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
description |
In this paper it was performed a study on assembly line, assembly line balancing and techniques for assembly line balancing. The present study was aimed at balancing an assembly line of a carmaker through mathematical modeling and identify the gains from the current balancing used by the company under study. When comparing the solutions obtained with the balance adopted by the company, only the mathematical model for the SALBP-1 showed no gains. However, compared to SALBP-1 with adapted modeling the gains were significant. Obtained as an 12% gain in productivity, a reduction of approximately 94% of the idle time and decrease loss by balancing almost 91%. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Bueno, Rebecca Santana |
author_sort |
Bueno, Rebecca Santana |
title |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
title_short |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
title_full |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
title_fullStr |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
title_full_unstemmed |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
title_sort |
aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
BUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115 |
_version_ |
1703204532432928768 |
score |
10,966579 |