Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões

In this paper it was performed a study on assembly line, assembly line balancing and techniques for assembly line balancing. The present study was aimed at balancing an assembly line of a carmaker through mathematical modeling and identify the gains from the current balancing used by the company und...

ver descrição completa

Autor principal: Bueno, Rebecca Santana
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-16115
recordtype dspace
spelling riut-1-161152020-11-19T18:35:56Z Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões Application of mathematical models for a cabin line balancing of carmaker Bueno, Rebecca Santana Melo, Everton Luiz de Melo, Everton Luiz de Garcia, Juan Carlos Chin, Shih Yung Caminhões Balanceamento de linha de montagem Modelos matemáticos Trucks Assembly-line balancing Mathematical models CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO In this paper it was performed a study on assembly line, assembly line balancing and techniques for assembly line balancing. The present study was aimed at balancing an assembly line of a carmaker through mathematical modeling and identify the gains from the current balancing used by the company under study. When comparing the solutions obtained with the balance adopted by the company, only the mathematical model for the SALBP-1 showed no gains. However, compared to SALBP-1 with adapted modeling the gains were significant. Obtained as an 12% gain in productivity, a reduction of approximately 94% of the idle time and decrease loss by balancing almost 91%. Neste trabalho foi realizado um estudo sobre linha de montagem, balanceamento de linha de montagem e técnicas para o balanceamento de linha de montagem. O objetivo foi, através da modelagem matemática, balancear uma linha de montagem de uma montadora e identificar os ganhos em relação ao atual balanceamento utilizado pela empresa estudada. Ao comparar as soluções obtidas com o balanceamento adotada pela empresa, somente o modelo matemático para o SALBP-1 não apresentou ganhos. Porém, em comparação ao SALBP-1 com modelagem adaptada, os ganhos foram significativos. Obteve-se um ganho de produtividade de 12%, uma redução de aproximadamente 94% do tempo de ociosidade e uma diminuição da perda por balanceamento de quase 91%. 2020-11-19T18:35:56Z 2020-11-19T18:35:56Z 2016-09-06 bachelorThesis BUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção Engenharia de Produção UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Caminhões
Balanceamento de linha de montagem
Modelos matemáticos
Trucks
Assembly-line balancing
Mathematical models
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Caminhões
Balanceamento de linha de montagem
Modelos matemáticos
Trucks
Assembly-line balancing
Mathematical models
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Bueno, Rebecca Santana
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
description In this paper it was performed a study on assembly line, assembly line balancing and techniques for assembly line balancing. The present study was aimed at balancing an assembly line of a carmaker through mathematical modeling and identify the gains from the current balancing used by the company under study. When comparing the solutions obtained with the balance adopted by the company, only the mathematical model for the SALBP-1 showed no gains. However, compared to SALBP-1 with adapted modeling the gains were significant. Obtained as an 12% gain in productivity, a reduction of approximately 94% of the idle time and decrease loss by balancing almost 91%.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Bueno, Rebecca Santana
author_sort Bueno, Rebecca Santana
title Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
title_short Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
title_full Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
title_fullStr Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
title_full_unstemmed Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
title_sort aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115
_version_ 1703204532432928768
score 10,966579