Uma prática colaborativa na construção do portifólio educacional

Acompanha: Unidade didática: elementos de astronomia e energia

Autor principal: Santos, Edno Mariano dos
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1645
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1645
recordtype dspace
spelling riut-1-16452016-09-24T06:00:33Z Uma prática colaborativa na construção do portifólio educacional A collaborative practice in the construction of educational portfolio Santos, Edno Mariano dos Zara, Kátya Regina de Freitas http://lattes.cnpq.br/6183072556674794 Freitas, Kátia Regina de Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Pires, Magna Natalia Marin Aprendizagem Conhecimento e aprendizagem Prática de ensino Learning Knowledge and learning Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Acompanha: Unidade didática: elementos de astronomia e energia This study investigated learning evidences through a teaching methodology based on collaborative learning. To make it possible, a didactic unit consisting of two teaching sequences proposing the use of the educational portfolio, manual version, was developed. The teaching unit have been applied at the School Professora Adélia Dionisia Barbosa - Elementary and High School, located in Londrina, Northern of Paraná, to 29 students in the 9th grade of elementary school in Sciences subject, at the morning period, ranging from February to April 2014. The covered content, according to the Curriculum Guidelines of the State of Paraná (2008) were: Kepler's Laws and the Planetary Motion and Energy. The methodology took a qualitative approach combined with the observation and exploration technique to search for evidences of the strengths and difficulties on learning process of students. By means of the reports written in the portfolio was observed that the learning process, have been feasible, pleasant and promising, indicating relevant aspects in the construction of concepts. It was found that in the group activities and discussions, each student: have developed their argumentative ability and creativity associated with the activities aimed at production by authorship; the improvement of vocabulary; increase of self-esteem and skills to being able to express their opinions / ideas which have been accepted by other members of the group; active participation in the learning process and greater interaction with the teacher. Este trabalho investigou indícios de aprendizagem por meio de uma metodologia de ensino fundamentada na aprendizagem colaborativa. Para viabilizar a investigação, foi desenvolvida uma unidade didática, composta por duas sequências didáticas, que propõem o uso do portfólio educacional, versão manual. A unidade foi aplicada no Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa – Ensino Fundamental e Médio, localizado na cidade de Londrina, região norte do estado do Paraná, com 29 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da disciplina de Ciências, do turno matutino, no período de fevereiro a abril de 2014. Os conteúdos abordados, de acordo com as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2008), foram: Leis de Kepler e o Movimento dos Planetas e Energia. A metodologia de pesquisa adotada teve abordagem qualitativa, combinada à técnica da observação e da exploração, para evidenciar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Observou-se que a aprendizagem, por meio do relatório escrito no portfólio, apresentou-se como viável, prazerosa e promissora, indicando aspectos relevantes na construção dos conceitos. Verificou-se que os momentos de atividade em grupo e de discussão possibilitaram a cada aluno: desenvolvimento da criatividade, quando associados às atividades de produção por autoria; desenvolvimento da capacidade argumentativa; melhoria do vocabulário; aumento da autoestima, por conseguir expressar sua opinião/ideia e tê-la aceita pelos demais membros do grupo; atuação ativa dentro do processo de aprendizagem e maior interação com o professor. 2016-09-23T18:55:26Z 2016-09-23T18:55:26Z 2015-07-06 masterThesis SANTOS, Edno Mariano dos. Uma prática colaborativa na construção do portfólio educacional. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1645 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem
Conhecimento e aprendizagem
Prática de ensino
Learning
Knowledge and learning
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Aprendizagem
Conhecimento e aprendizagem
Prática de ensino
Learning
Knowledge and learning
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Santos, Edno Mariano dos
Uma prática colaborativa na construção do portifólio educacional
description Acompanha: Unidade didática: elementos de astronomia e energia
format Dissertação
author Santos, Edno Mariano dos
author_sort Santos, Edno Mariano dos
title Uma prática colaborativa na construção do portifólio educacional
title_short Uma prática colaborativa na construção do portifólio educacional
title_full Uma prática colaborativa na construção do portifólio educacional
title_fullStr Uma prática colaborativa na construção do portifólio educacional
title_full_unstemmed Uma prática colaborativa na construção do portifólio educacional
title_sort uma prática colaborativa na construção do portifólio educacional
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2016
citation SANTOS, Edno Mariano dos. Uma prática colaborativa na construção do portfólio educacional. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1645
_version_ 1805302036538851328
score 10,814766