Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito

The present study seeks to structure theoretically-conceptually a meeting between Marcel Duchamp's artistic posture, from Octavio Paz, to the concept of Deleuzian practical subject considering the image as a perceptual data that alters the subject while is changed by him to from the notions of...

ver descrição completa

Autor principal: Khouri, Gihad Abdalla El
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17059
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-17059
recordtype dspace
spelling riut-1-170592020-11-20T17:39:58Z Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito Image, Duchamp and the other: or about the invitation to the imaginary perception by the subject Khouri, Gihad Abdalla El Landal, Simone Landal, Simone Botter, Fernanda Scheffler, Ismael Imagens Sujeito (Filosofia) na literatura Subjetividade Percepção Pictures Subject (Philosophy) in literature Subjectivity Perception CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES The present study seeks to structure theoretically-conceptually a meeting between Marcel Duchamp's artistic posture, from Octavio Paz, to the concept of Deleuzian practical subject considering the image as a perceptual data that alters the subject while is changed by him to from the notions of Aumont, Beccari, Berger, Crary and Rancière. Methodologically, it is structured from a bibliographical study and image construction, dividing into four parts: Duchamp drawing the artist's posture and his connections with the image and the look of the other; Subject being developed the Deleuzian idea and entered the concept of subjectivity in order to understand the transient subject that is constituted in the die; Ode to the Look being an imagistic construction based on the approach of John Berger that proposes to confirm the force of the image by itself; closing the arch with Image presents an amplified vision of the image in a convergence of the subject applied to the Duchampian image. O presente estudo busca estruturar teórico-conceitualmente um encontro entre a postura artística de Marcel Duchamp, a partir de Octavio Paz, ao conceito de sujeito prático Deleuziano considerando a imagem enquanto um dado perceptivo que altera o sujeito ao mesmo tempo que é alterada por ele a partir das noções de Aumont, Beccari, Berger, Crary e Rancière. Metodologicamente, estrutura-se a partir de estudo bibliográfico e construção imagética, dividindo-se em quatro partes : Duchamp traçando-se a postura do artista e suas ligações com a imagem e o olhar do outro; Sujeito desenvolvendo-se a ideia deleuziana e adentrado-se ao conceito de subjetividade a fim de entender o sujeito transitório que se constitui no dado; Ode ao Olhar sendo uma construção imagética embasada pela abordagem de John Berger que se propõe a confirmar a força da imagem por si só; fechando o arco com Imagem apresenta-se uma visão amplificada da imagem em uma convergência do sujeito apresentado aplicação à imagem duchampiana. 2020-11-20T17:39:58Z 2020-11-20T17:39:58Z 2017-12-01 specializationThesis KHOURI, Gihad Abdalla El. Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17059 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Artes Híbridas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Imagens
Sujeito (Filosofia) na literatura
Subjetividade
Percepção
Pictures
Subject (Philosophy) in literature
Subjectivity
Perception
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
spellingShingle Imagens
Sujeito (Filosofia) na literatura
Subjetividade
Percepção
Pictures
Subject (Philosophy) in literature
Subjectivity
Perception
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Khouri, Gihad Abdalla El
Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito
description The present study seeks to structure theoretically-conceptually a meeting between Marcel Duchamp's artistic posture, from Octavio Paz, to the concept of Deleuzian practical subject considering the image as a perceptual data that alters the subject while is changed by him to from the notions of Aumont, Beccari, Berger, Crary and Rancière. Methodologically, it is structured from a bibliographical study and image construction, dividing into four parts: Duchamp drawing the artist's posture and his connections with the image and the look of the other; Subject being developed the Deleuzian idea and entered the concept of subjectivity in order to understand the transient subject that is constituted in the die; Ode to the Look being an imagistic construction based on the approach of John Berger that proposes to confirm the force of the image by itself; closing the arch with Image presents an amplified vision of the image in a convergence of the subject applied to the Duchampian image.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Khouri, Gihad Abdalla El
author_sort Khouri, Gihad Abdalla El
title Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito
title_short Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito
title_full Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito
title_fullStr Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito
title_full_unstemmed Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito
title_sort imagem, duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation KHOURI, Gihad Abdalla El. Imagem, Duchamp e o outro: ou sobre o convite à percepção imagética pelo sujeito. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17059
_version_ 1805312468546748416
score 10,814766