GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos

This study aims to develop a manipulative material to assist the teaching and learning of Complex Numbers. Primarily, It tries to define the status of the current teaching of Complex Numbers, having as guide the bias of the research produced in dissertations and published on the website of Capes and...

ver descrição completa

Autor principal: Bernardi, Alexandre Adriano
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1716
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1716
recordtype dspace
spelling riut-1-17162016-10-19T05:00:46Z GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos Bernardi, Alexandre Adriano Sobrado Suárez, Fredy Maglorio http://lattes.cnpq.br/8409117602121422 Colombo, Janecler Aparecida Amorin http://lattes.cnpq.br/0135797199918609 Sobrado Suárez, Fredy Maglorio Durand Lazo, Pedro Pablo Colombo, Janecler Aparecida Amorin Caldatto, Marlova Estela Estratégias de aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Números complexos Learning strategies Mathematics - Study and teaching Teaching - Aids and devices Numbers, Complex CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This study aims to develop a manipulative material to assist the teaching and learning of Complex Numbers. Primarily, It tries to define the status of the current teaching of Complex Numbers, having as guide the bias of the research produced in dissertations and published on the website of Capes and the Virtual Library of Profmat from 2004 to 2014. It presents historical aspects of the theme, a mathematical foundation and a discussion of the use of manipulative materials as teaching resources for the teaching of mathematics. It introduces the manipulative material called GeoPlexo and a sequence of activities of potentiation and settling of complex numbers, explaining its use. It concludes with the importance of manipulative materials as a teaching resource for the teaching of Complex Numbers, especially regarding the geometric visualization of this mathematical object. CAPES O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver um material manipulável para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos Números Complexos. Primeiramente procura situar o atual ensino dos Números Complexos tendo como norte, o viés da pesquisa produzida em dissertações de mestrado e publicadas no portal da Capes e na biblioteca Virtual do PROFMAT no período de 2004 a 2014. Apresenta, em seguida, aspectos históricos sobre o tema, uma fundamentação matemática e uma discussão sobre a utilização de materiais manipuláveis como recursos didáticos para o ensino da matemática. É proposto um material manipulável denominado GeoPlexo e uma sequência de atividades dos conteúdos de potenciação e radicação de Números Complexos explicando sua utilização. Constatou-se a relevância do material manipulável como recurso didático para o ensino dos Números Complexos, principalmente no que tange à visualização geométrica deste objeto matemático. 2016-10-18T19:07:30Z 2016-10-18T19:07:30Z 2015-05-29 masterThesis Bernardi, Alexandre Adriano. GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1716 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Números complexos
Learning strategies
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Numbers, Complex
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Números complexos
Learning strategies
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Numbers, Complex
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Bernardi, Alexandre Adriano
GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos
description This study aims to develop a manipulative material to assist the teaching and learning of Complex Numbers. Primarily, It tries to define the status of the current teaching of Complex Numbers, having as guide the bias of the research produced in dissertations and published on the website of Capes and the Virtual Library of Profmat from 2004 to 2014. It presents historical aspects of the theme, a mathematical foundation and a discussion of the use of manipulative materials as teaching resources for the teaching of mathematics. It introduces the manipulative material called GeoPlexo and a sequence of activities of potentiation and settling of complex numbers, explaining its use. It concludes with the importance of manipulative materials as a teaching resource for the teaching of Complex Numbers, especially regarding the geometric visualization of this mathematical object.
format Dissertação
author Bernardi, Alexandre Adriano
author_sort Bernardi, Alexandre Adriano
title GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos
title_short GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos
title_full GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos
title_fullStr GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos
title_full_unstemmed GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos
title_sort geoplexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2016
citation Bernardi, Alexandre Adriano. GeoPlexo: um material manipulável para o ensino dos números complexos. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1716
_version_ 1805313390986395648
score 10,814766