Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II

Teaching is an old profession and has been losing its prestige due to the devaluation of the career and health and safety problems of the work to which it is submitted, being considered by the International Labor Organization (ILO) a risk activity. Such difficulties lead, as a consequence, to occupa...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Vanessa Reikdal de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17524
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-17524
recordtype dspace
spelling riut-1-175242020-11-20T19:39:32Z Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II Oliveira, Vanessa Reikdal de Lemos, Clarice Farian de Izzo, Ronaldo Luis dos Santos Hara, Massayuki Mário Romano, Cezar Augusto Segurança do trabalho Doenças profissionais Professores Avaliação de riscos Ergonomia Industrial safety Occupational diseases Teachers Risk assessment Human engineering CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO Teaching is an old profession and has been losing its prestige due to the devaluation of the career and health and safety problems of the work to which it is submitted, being considered by the International Labor Organization (ILO) a risk activity. Such difficulties lead, as a consequence, to occupational diseases and withdrawals. This study aimed to identify some of the ergonomic disorders that teachers suffer and to recommend ways of minimizing the risks involved. The methodology used was a bibliographic research and the application of the Preliminary Risk Analysis (APR) in elementary school teachers II. There were 15 different risks to the function, such as musculoskeletal pain, varicose veins, low back pain and LER/DOR. The osteomuscular risks in the shoulder of the dominant arm, such as rotator cuff syndrome, and laryngeal and vocal cord diseases, are considered the most critical. APR has been shown to be an important tool for identifying ergonomic risks, thus making it possible to alert about the main health problems inherent to the activities of elementary school teachers. A docência é uma profissão antiga e que vem perdendo seu prestígio devido à desvalorização da carreira e problemas de saúde e segurança do trabalho a que está submetida, sendo considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) uma atividade de risco. Tais dificuldades trazem, como consequência, doenças ocupacionais e afastamentos. Este estudo objetivou identificar alguns distúrbios ergonômicos a que os professores sofrem e recomendar meios de minimizar os riscos encontrados. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica e a aplicação da Análise Preliminar de Risco (APR) em professores do Ensino Fundamental II. Foram encontrados 15 riscos diferentes para a função, como, por exemplo, dores musculoesqueléticas, varizes, lombalgia e LER/DORT. Sendo os riscos osteomusculares no ombro do braço dominante, como síndrome do manguito rotatório, e doenças de laringe e das cordas vocais, considerados os mais críticos. A APR demonstrou ser uma importante ferramenta para identificação dos riscos ergonômicos, possibilitando, assim, alertar sobre os principais problemas de saúde inerentes às atividades de professor do Ensino Fundamental II. 2020-11-20T19:39:32Z 2020-11-20T19:39:32Z 2019-05-27 specializationThesis OLIVEIRA, Vanessa Reikdal de. Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17524 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Segurança do trabalho
Doenças profissionais
Professores
Avaliação de riscos
Ergonomia
Industrial safety
Occupational diseases
Teachers
Risk assessment
Human engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO
spellingShingle Segurança do trabalho
Doenças profissionais
Professores
Avaliação de riscos
Ergonomia
Industrial safety
Occupational diseases
Teachers
Risk assessment
Human engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO
Oliveira, Vanessa Reikdal de
Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II
description Teaching is an old profession and has been losing its prestige due to the devaluation of the career and health and safety problems of the work to which it is submitted, being considered by the International Labor Organization (ILO) a risk activity. Such difficulties lead, as a consequence, to occupational diseases and withdrawals. This study aimed to identify some of the ergonomic disorders that teachers suffer and to recommend ways of minimizing the risks involved. The methodology used was a bibliographic research and the application of the Preliminary Risk Analysis (APR) in elementary school teachers II. There were 15 different risks to the function, such as musculoskeletal pain, varicose veins, low back pain and LER/DOR. The osteomuscular risks in the shoulder of the dominant arm, such as rotator cuff syndrome, and laryngeal and vocal cord diseases, are considered the most critical. APR has been shown to be an important tool for identifying ergonomic risks, thus making it possible to alert about the main health problems inherent to the activities of elementary school teachers.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Vanessa Reikdal de
author_sort Oliveira, Vanessa Reikdal de
title Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II
title_short Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II
title_full Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II
title_fullStr Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II
title_full_unstemmed Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II
title_sort aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental ii
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Vanessa Reikdal de. Aplicação da análise preliminar de risco para identificação de riscos ergonômicos nas atividades de professores do ensino fundamental II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17524
_version_ 1805316334806892544
score 10,814766