Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos

The transport sector is responsible for great part of unrenewable resources use and gases emissions contributing to green house effect. The trucks employment in cargo transport predominates in Brazil. These trucks, however, impact on the environment during their use as well as in other stages of the...

ver descrição completa

Autor principal: Takahashi, Sérgio
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/186
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-186
recordtype dspace
spelling riut-1-1862018-12-10T19:00:34Z Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos Takahashi, Sérgio Ugaya, Cássia Maria Lie Transporte rodoviário de carga Impacto ambiental Ciclo de vida do produto Engenharia de transportes Trucking Environmental impact statements Product life cicle The transport sector is responsible for great part of unrenewable resources use and gases emissions contributing to green house effect. The trucks employment in cargo transport predominates in Brazil. These trucks, however, impact on the environment during their use as well as in other stages of their life cycle, since the extraction of resources till the final discart of product. To evaluate the priorities for the diminishing environment impact, several different methods had been elaborated. This study consist in comparing the result of three of these methods: the Life Cycle Analysis (LCA), the Exergy Analysis and the Emergetic Analysis. The LCA is a methodology that enables the environment evaluation in all phases of the product life cycle. The accomplishment stages of LCA include the objective and target definition, the inventory analysis, the impact evaluation and the results interpretation. Otherwise, the emergetic analysis is carried through the materialflux, energy, money and information thet provide us a value, in this case, the emergy. The exergy is used as a tactical unit for usual energy supplies and materials, products and pollutants. The compare these tree methodologies, two different cargo capacity trucks had been slected, with data of resources use and pollutants production for an internationaldatabase, the ecoinvent. The results and conclusions are presented about the evaluation methods of life cycle impact, exergy analysis and emergetic analysis. O setor de transportes é responsável por grande parte do consumo de recursos não renováveis e pelas emissões de gases causadores de efeito estufa, entre outros. No Brasil, predomina o transporte rodoviário, especialmente com o uso de caminhões para o transporte de cargas. Estes caminhões, entretanto, não impactam o meio ambiente apenas durante o uso, mas também em outras etapas do ciclo de vida que vão desde a extração de recursos ao descarte final do produto. Atualmente, há meios de avaliar as prioridades para a redução de impactos ambientais, com diversos métodos diferentes. O objetivo deste estudo consiste em analisar o processo de transporte rodoviário de cargas em três diferentes métodos ambientais: a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Análise Emergética e Análise Exergética. A ACV consiste em uma metodologia que possibilita a avaliação ambiental em todas as fases do ciclo de vida do produto. As etapas da realização da ACV compreendem: a definição do objetivo e do escopo, a análise de inventário, a avaliação de impacto e a interpretação. Na ACV, foi selecionado um método que engloba a pontuação única: o Eco-indicator-99. Já a análise emergética é realizada a partir da obtenção dos fluxos de matéria, energia, dinheiro e informação, fornecendo um valor, no caso a emergia. A exergia é utilizada como unidade de medida comum (em Joules) para isumos energéticos e materiais, produtos e poluentes. Para realizar a comparação das três metodologias, o cenário escolhido foi a análise de dois tipos de caminhões de diferentes capacidades de cargas, com dados de consumos de recursos e geração de poluentes de uma base de dados de inventário internacional, neste caso o inventário Ecoinvent. Ao final apresentam-se os resultados e as conclusões sobre o emprego dos métodos da avaliação de impacto do ciclo de vida (AICV), análise exergética e análise emergética. 2011-10-25T13:12:38Z 2011-10-25T13:12:38Z 2008-11-24 masterThesis TAKAHASHI, Sérgio. Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/186 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Transporte rodoviário de carga
Impacto ambiental
Ciclo de vida do produto
Engenharia de transportes
Trucking
Environmental impact statements
Product life cicle
spellingShingle Transporte rodoviário de carga
Impacto ambiental
Ciclo de vida do produto
Engenharia de transportes
Trucking
Environmental impact statements
Product life cicle
Takahashi, Sérgio
Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos
description The transport sector is responsible for great part of unrenewable resources use and gases emissions contributing to green house effect. The trucks employment in cargo transport predominates in Brazil. These trucks, however, impact on the environment during their use as well as in other stages of their life cycle, since the extraction of resources till the final discart of product. To evaluate the priorities for the diminishing environment impact, several different methods had been elaborated. This study consist in comparing the result of three of these methods: the Life Cycle Analysis (LCA), the Exergy Analysis and the Emergetic Analysis. The LCA is a methodology that enables the environment evaluation in all phases of the product life cycle. The accomplishment stages of LCA include the objective and target definition, the inventory analysis, the impact evaluation and the results interpretation. Otherwise, the emergetic analysis is carried through the materialflux, energy, money and information thet provide us a value, in this case, the emergy. The exergy is used as a tactical unit for usual energy supplies and materials, products and pollutants. The compare these tree methodologies, two different cargo capacity trucks had been slected, with data of resources use and pollutants production for an internationaldatabase, the ecoinvent. The results and conclusions are presented about the evaluation methods of life cycle impact, exergy analysis and emergetic analysis.
format Dissertação
author Takahashi, Sérgio
author_sort Takahashi, Sérgio
title Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos
title_short Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos
title_full Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos
title_fullStr Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos
title_full_unstemmed Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos
title_sort avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2011
citation TAKAHASHI, Sérgio. Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: comparação de métodos. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/186
_version_ 1703203727120269312
score 10,966579