Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial

This research presents the best way to popularize the concepts, considered as keys (reliability, useful life and early life), of Reliability Engineering among consumers as a means to promote industrial competitiveness. It carries out an online questionnaire with 255 participants, in order to ascerta...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Thaís Pirez Alves
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18721
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18721
recordtype dspace
spelling riut-1-187212020-11-23T12:02:15Z Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial Popularization of reliability among consumers as a factor of industrial competitiveness Ferreira, Thaís Pirez Alves Rigoni, Emerson Rigoni, Emerson Mariano, Carlos Henrique Rodrigues, Marcelo Consumidores Confiabilidade (Engenharia) Vida útil (Engenharia) Custo Consumers Reliability (Engineering) Service life (Engineering) Cost CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO This research presents the best way to popularize the concepts, considered as keys (reliability, useful life and early life), of Reliability Engineering among consumers as a means to promote industrial competitiveness. It carries out an online questionnaire with 255 participants, in order to ascertain their knowledge about reliability, present the key concepts and analyze the reception of the consumers to them, as well as the manner that such definitions would be used in their relations of consumption. It discusses theories of the impact of reliability on industrial costs and benefits to companies, presents simplifications for the key terms, and presents theories and models governing consumer behavior and its influence on industrial competitiveness. Through the questionnaire, the research has shown that consumers become more aware of the value and importance of reliability when information about it is present in the form of figures (whether symbol, label or seal), also they tend to prefer products that come with explicit reliability in the chosen format, and become more favorable, with the knowledge of the key concepts, to demand for products with assured reliability from manufacturers. Esta pesquisa apresenta qual o melhor forma para popularizar os conceitos, tidos como chaves (confiabilidade, vida útil e vida inicial), da Engenharia da Confiabilidade entre os consumidores como um meio de fomentar a competitividade industrial. Realiza um questionário online com 255 participantes, de maneira a averiguar seus conhecimentos sobre confiabilidade, apresentar os conceitos chaves e analisar a recepção dos consumidores aos mesmos, bem como a forma que tais definições passariam a ser utilizadas em suas relações de consumo. Discute as teorias do impacto da confiabilidade nos custos e vantagens industriais, apresenta simplificações para os termos chaves e apresenta as teorias e modelos que regem o comportamento do consumidor e a influência do mesmo na competitividade industrial. Por meio do questionário realizado, o trabalho verificou que os consumidores se tornam mais conscientes sobre o valor e importância da confiabilidade quando informações sobre a mesma estão presentes na forma de figuras (seja símbolo, rótulo ou selo), também tendem a preferir produtos que venham com a confiabilidade explicita no formato escolhido, e se tornam mais favoráveis, com o conhecimento dos conceitos chaves, a cobrarem dos fabricantes por produtos com confiabilidade assegurada. 2020-11-23T12:02:15Z 2020-11-23T12:02:15Z 2018-10-05 specializationThesis FERREIRA, Thaís Pirez Alves. Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18721 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Curso de Especialização em Engenharia da Confiabilidade UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Consumidores
Confiabilidade (Engenharia)
Vida útil (Engenharia)
Custo
Consumers
Reliability (Engineering)
Service life (Engineering)
Cost
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Consumidores
Confiabilidade (Engenharia)
Vida útil (Engenharia)
Custo
Consumers
Reliability (Engineering)
Service life (Engineering)
Cost
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Ferreira, Thaís Pirez Alves
Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial
description This research presents the best way to popularize the concepts, considered as keys (reliability, useful life and early life), of Reliability Engineering among consumers as a means to promote industrial competitiveness. It carries out an online questionnaire with 255 participants, in order to ascertain their knowledge about reliability, present the key concepts and analyze the reception of the consumers to them, as well as the manner that such definitions would be used in their relations of consumption. It discusses theories of the impact of reliability on industrial costs and benefits to companies, presents simplifications for the key terms, and presents theories and models governing consumer behavior and its influence on industrial competitiveness. Through the questionnaire, the research has shown that consumers become more aware of the value and importance of reliability when information about it is present in the form of figures (whether symbol, label or seal), also they tend to prefer products that come with explicit reliability in the chosen format, and become more favorable, with the knowledge of the key concepts, to demand for products with assured reliability from manufacturers.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ferreira, Thaís Pirez Alves
author_sort Ferreira, Thaís Pirez Alves
title Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial
title_short Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial
title_full Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial
title_fullStr Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial
title_full_unstemmed Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial
title_sort popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FERREIRA, Thaís Pirez Alves. Popularização da confiabilidade entre consumidores como um fator de competitividade industrial. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18721
_version_ 1805298982453248000
score 10,814766