Peri e o bom selvagem: análise da obra O Guarani de José de Alencar

O presente trabalho analisará a obra brasileira indianista e romântica O Guarani de José de Alencar sob a perspectiva do mito do bom selvagem rousseauniano, levando-se em consideração, ainda, aspectos como a época descrita no romance, o momento histórico em que a trama foi escrita e dados biográfico...

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Autor principal: Borin, Luciana Leme
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18830
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Resumo: O presente trabalho analisará a obra brasileira indianista e romântica O Guarani de José de Alencar sob a perspectiva do mito do bom selvagem rousseauniano, levando-se em consideração, ainda, aspectos como a época descrita no romance, o momento histórico em que a trama foi escrita e dados biográficos de seu autor. Tudo isso com o objetivo, por meio de pesquisa bibliográfica, de obter material para desmistificar a relação entre o mito do bom selvagem e o romantismo indianista brasileiro. Para que isso fosse realizado a técnica metodológica utilizada foi a leitura e separação catalogada bibliograficamente dos temas lidos para então sintetizar os conhecimentos e colher as melhores citações exemplificativas para o trabalho em comento. Com o trabalho separado por tópicos, pensados de forma didática para que o leitor entendesse o tema, foi possível, então, fazer o texto numa linha que pudesse alcançar seu principal objetivo: inovação na forma de ensinar e ver o romantismo indianista no Brasil. Objetivo esse alcançado por meio da análise da obra O Guarani de José Martiniano de Alencar. Assim, foi ainda possível separar a ideia de que a essência da escrita indianista romântica brasileira tenha alguma ligação com o estudo do mito do bom selvagem de Rousseau ou, em menor ênfase, ao mau selvagem descrito por Hobbes. Será mostrado que se pode sim ligar as teorias rousseaunianas e hobbesianas, mas que estas não necessariamente foram a base de estudo consideradas na escrita indianista e romântica brasileira, bem como que a identidade e busca de um herói nacional tida na literatura como o índio pode ser também desmistificada com esse estudo, tendo o exemplo do personagem principal de O Guarani, o índio Peri e sua trajetória no enredo.