Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia

Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental II (6ª série), tendo como proposta principal indicar a importância do uso de SD a partir do gênero notícia. A SD foi elaborada tendo como norte, fonte, a...

ver descrição completa

Autor principal: Almeida, Suellen El Khouri de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18833
recordtype dspace
spelling riut-1-188332020-11-23T13:40:20Z Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia Almeida, Suellen El Khouri de Souza, Maurini de Souza, Maurini de Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Fagundes, Edson Domingos Linguagem e educação Língua portuguesa - Estudo e ensino Ensino Jornais na educação Language and education Portuguese language - Study and teaching Teaching Newspapers in education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental II (6ª série), tendo como proposta principal indicar a importância do uso de SD a partir do gênero notícia. A SD foi elaborada tendo como norte, fonte, a esfera jornalística. A SD focaliza, dentro de tal esfera, o gênero notícia (título, lead, corpo) presente em jornais (veiculados pela internet, rádio e TV). O ensino desse gênero justifica-se frente à acuidade desse meio cultural de comunicação e de proliferação da informação e de conhecimento. No trabalho com o gênero “notícia”, enfatiza-se, o modo como formas de diagramação de textos (do gênero notícia) servem para identificar o público-alvo de diferentes jornais e, que a linguagem verbal e nãoverbal nelas utilizada não é imparcial e necessita de interpretações, tais como, suas características, variações, formas e conteúdos imprescindíveis, recobrar informações atualizadas e minudenciadas sobre fatos recentes e de grande repercussão ou sobre temas de interesse do público-alvo do jornal, sua função e finalidade social. As atividades que compõem a SD enquadram-se no eixo de ensino “compreensão e produção de textos escritos e orais”. Espera–se que a SD aqui proposta possa induzir os alunos a identificar os posicionamentos que sustentam os textos trabalhados e estimular outras leituras. 2020-11-23T13:40:20Z 2020-11-23T13:40:20Z 2015-12-05 specializationThesis ALMEIDA, Suellen El Khouri de. Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especializção em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Linguagem e educação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Ensino
Jornais na educação
Language and education
Portuguese language - Study and teaching
Teaching
Newspapers in education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Linguagem e educação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Ensino
Jornais na educação
Language and education
Portuguese language - Study and teaching
Teaching
Newspapers in education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Almeida, Suellen El Khouri de
Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental II (6ª série), tendo como proposta principal indicar a importância do uso de SD a partir do gênero notícia. A SD foi elaborada tendo como norte, fonte, a esfera jornalística. A SD focaliza, dentro de tal esfera, o gênero notícia (título, lead, corpo) presente em jornais (veiculados pela internet, rádio e TV). O ensino desse gênero justifica-se frente à acuidade desse meio cultural de comunicação e de proliferação da informação e de conhecimento. No trabalho com o gênero “notícia”, enfatiza-se, o modo como formas de diagramação de textos (do gênero notícia) servem para identificar o público-alvo de diferentes jornais e, que a linguagem verbal e nãoverbal nelas utilizada não é imparcial e necessita de interpretações, tais como, suas características, variações, formas e conteúdos imprescindíveis, recobrar informações atualizadas e minudenciadas sobre fatos recentes e de grande repercussão ou sobre temas de interesse do público-alvo do jornal, sua função e finalidade social. As atividades que compõem a SD enquadram-se no eixo de ensino “compreensão e produção de textos escritos e orais”. Espera–se que a SD aqui proposta possa induzir os alunos a identificar os posicionamentos que sustentam os textos trabalhados e estimular outras leituras.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Almeida, Suellen El Khouri de
author_sort Almeida, Suellen El Khouri de
title Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia
title_short Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia
title_full Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia
title_fullStr Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia
title_full_unstemmed Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia
title_sort análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ALMEIDA, Suellen El Khouri de. Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833
_version_ 1760451930532872192
score 10,966579