Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental II (6ª série), tendo como proposta principal indicar a importância do uso de SD a partir do gênero notícia. A SD foi elaborada tendo como norte, fonte, a...
Autor principal: | Almeida, Suellen El Khouri de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18833 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188332020-11-23T13:40:20Z Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia Almeida, Suellen El Khouri de Souza, Maurini de Souza, Maurini de Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Fagundes, Edson Domingos Linguagem e educação Língua portuguesa - Estudo e ensino Ensino Jornais na educação Language and education Portuguese language - Study and teaching Teaching Newspapers in education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental II (6ª série), tendo como proposta principal indicar a importância do uso de SD a partir do gênero notícia. A SD foi elaborada tendo como norte, fonte, a esfera jornalística. A SD focaliza, dentro de tal esfera, o gênero notícia (título, lead, corpo) presente em jornais (veiculados pela internet, rádio e TV). O ensino desse gênero justifica-se frente à acuidade desse meio cultural de comunicação e de proliferação da informação e de conhecimento. No trabalho com o gênero “notícia”, enfatiza-se, o modo como formas de diagramação de textos (do gênero notícia) servem para identificar o público-alvo de diferentes jornais e, que a linguagem verbal e nãoverbal nelas utilizada não é imparcial e necessita de interpretações, tais como, suas características, variações, formas e conteúdos imprescindíveis, recobrar informações atualizadas e minudenciadas sobre fatos recentes e de grande repercussão ou sobre temas de interesse do público-alvo do jornal, sua função e finalidade social. As atividades que compõem a SD enquadram-se no eixo de ensino “compreensão e produção de textos escritos e orais”. Espera–se que a SD aqui proposta possa induzir os alunos a identificar os posicionamentos que sustentam os textos trabalhados e estimular outras leituras. 2020-11-23T13:40:20Z 2020-11-23T13:40:20Z 2015-12-05 specializationThesis ALMEIDA, Suellen El Khouri de. Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especializção em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Linguagem e educação Língua portuguesa - Estudo e ensino Ensino Jornais na educação Language and education Portuguese language - Study and teaching Teaching Newspapers in education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Linguagem e educação Língua portuguesa - Estudo e ensino Ensino Jornais na educação Language and education Portuguese language - Study and teaching Teaching Newspapers in education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Almeida, Suellen El Khouri de Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental II (6ª série), tendo como proposta principal indicar a importância do uso de SD a partir do gênero notícia. A SD foi elaborada tendo como norte, fonte, a esfera jornalística. A SD focaliza, dentro de tal esfera, o gênero notícia (título, lead, corpo) presente em jornais (veiculados pela internet, rádio e TV). O ensino desse gênero justifica-se frente à acuidade desse meio cultural de comunicação e de proliferação da informação e de conhecimento. No trabalho com o gênero “notícia”, enfatiza-se, o modo como formas de diagramação de textos (do gênero notícia) servem para identificar o público-alvo de diferentes jornais e, que a linguagem verbal e nãoverbal nelas utilizada não é imparcial e necessita de interpretações, tais como, suas características, variações, formas e conteúdos imprescindíveis, recobrar informações atualizadas e minudenciadas sobre fatos recentes e de grande repercussão ou sobre temas de interesse do público-alvo do jornal, sua função e finalidade social. As atividades que compõem a SD enquadram-se no eixo de ensino “compreensão e produção de textos escritos e orais”. Espera–se que a SD aqui proposta possa induzir os alunos a identificar os posicionamentos que sustentam os textos trabalhados e estimular outras leituras. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Almeida, Suellen El Khouri de |
author_sort |
Almeida, Suellen El Khouri de |
title |
Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia |
title_short |
Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia |
title_full |
Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia |
title_fullStr |
Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia |
title_full_unstemmed |
Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia |
title_sort |
análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
ALMEIDA, Suellen El Khouri de. Análise e sequência didática: trabalhando com a esfera jornalística, gênero notícia. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18833 |
_version_ |
1760451930532872192 |
score |
10,966579 |