O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento
Este trabalho é um estudo que se propôs a problematizar o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da leitura sob a perspectiva do letramento com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram levantadas algumas questões que permeiam esse dese...
Autor principal: | Silva, Luciana Aparecida da |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18871 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188712020-11-23T13:41:04Z O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento Silva, Luciana Aparecida da Galera, Joscely Maria Bassetto Galera, Joscely Maria Bassetto Nunes, Paula Ávila Polese, Edna da Silva Leitura - Estudo e ensino Alfabetização Escrita - Estudo e ensino Comunicação Reading - Study and teaching Literacy Writing - Study and teaching Communication CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este trabalho é um estudo que se propôs a problematizar o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da leitura sob a perspectiva do letramento com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram levantadas algumas questões que permeiam esse desenvolvimento, suas especificidades e necessidades a partir da análise de relato de experiência da autora da pesquisa coletados a partir da aplicação de uma Sequência Didática que teve como base a SD do Método Recepcional criada por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar. Pretendeu-se com isso a reflexão sobre a função e o significado do aprendizado da Leitura e da Escrita, sua influência no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão verbal, e, as estratégias e metodologias possíveis de ensino destas. Aplicada a SD que explorou o Método Recepcional com todas as etapas e, com as devidas e necessárias intervenções, concluiu-se os alunos foram capazes de produzir textos de significativa qualidade literária e apresentaram dados interessantes com relação ao desempenho desses alunos no que se refere à análise do desenvolvimento da própria leitura. 2020-11-23T13:41:04Z 2020-11-23T13:41:04Z 2015-12-12 specializationThesis SILVA, Luciana Aparecida da. O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento. 2015. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Leitura - Estudo e ensino Alfabetização Escrita - Estudo e ensino Comunicação Reading - Study and teaching Literacy Writing - Study and teaching Communication CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Leitura - Estudo e ensino Alfabetização Escrita - Estudo e ensino Comunicação Reading - Study and teaching Literacy Writing - Study and teaching Communication CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Silva, Luciana Aparecida da O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento |
description |
Este trabalho é um estudo que se propôs a problematizar o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da leitura sob a perspectiva do letramento com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram levantadas algumas questões que permeiam esse desenvolvimento, suas especificidades e necessidades a partir da análise de relato de experiência da autora da pesquisa coletados a partir da aplicação de uma Sequência Didática que teve como base a SD do Método Recepcional criada por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar. Pretendeu-se com isso a reflexão sobre a função e o significado do aprendizado da Leitura e da Escrita, sua influência no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão verbal, e, as estratégias e metodologias possíveis de ensino destas. Aplicada a SD que explorou o Método Recepcional com todas as etapas e, com as devidas e necessárias intervenções, concluiu-se os alunos foram capazes de produzir textos de significativa qualidade literária e apresentaram dados interessantes com relação ao desempenho desses alunos no que se refere à análise do desenvolvimento da própria leitura. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Silva, Luciana Aparecida da |
author_sort |
Silva, Luciana Aparecida da |
title |
O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento |
title_short |
O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento |
title_full |
O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento |
title_fullStr |
O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento |
title_sort |
o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SILVA, Luciana Aparecida da. O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal
através da literatura sob a perspectiva do letramento. 2015. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871 |
_version_ |
1805307236340203520 |
score |
10,814766 |