O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento

Este trabalho é um estudo que se propôs a problematizar o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da leitura sob a perspectiva do letramento com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram levantadas algumas questões que permeiam esse dese...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Luciana Aparecida da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18871
recordtype dspace
spelling riut-1-188712020-11-23T13:41:04Z O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento Silva, Luciana Aparecida da Galera, Joscely Maria Bassetto Galera, Joscely Maria Bassetto Nunes, Paula Ávila Polese, Edna da Silva Leitura - Estudo e ensino Alfabetização Escrita - Estudo e ensino Comunicação Reading - Study and teaching Literacy Writing - Study and teaching Communication CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este trabalho é um estudo que se propôs a problematizar o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da leitura sob a perspectiva do letramento com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram levantadas algumas questões que permeiam esse desenvolvimento, suas especificidades e necessidades a partir da análise de relato de experiência da autora da pesquisa coletados a partir da aplicação de uma Sequência Didática que teve como base a SD do Método Recepcional criada por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar. Pretendeu-se com isso a reflexão sobre a função e o significado do aprendizado da Leitura e da Escrita, sua influência no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão verbal, e, as estratégias e metodologias possíveis de ensino destas. Aplicada a SD que explorou o Método Recepcional com todas as etapas e, com as devidas e necessárias intervenções, concluiu-se os alunos foram capazes de produzir textos de significativa qualidade literária e apresentaram dados interessantes com relação ao desempenho desses alunos no que se refere à análise do desenvolvimento da própria leitura. 2020-11-23T13:41:04Z 2020-11-23T13:41:04Z 2015-12-12 specializationThesis SILVA, Luciana Aparecida da. O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento. 2015. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura - Estudo e ensino
Alfabetização
Escrita - Estudo e ensino
Comunicação
Reading - Study and teaching
Literacy
Writing - Study and teaching
Communication
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Leitura - Estudo e ensino
Alfabetização
Escrita - Estudo e ensino
Comunicação
Reading - Study and teaching
Literacy
Writing - Study and teaching
Communication
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Silva, Luciana Aparecida da
O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento
description Este trabalho é um estudo que se propôs a problematizar o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da leitura sob a perspectiva do letramento com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram levantadas algumas questões que permeiam esse desenvolvimento, suas especificidades e necessidades a partir da análise de relato de experiência da autora da pesquisa coletados a partir da aplicação de uma Sequência Didática que teve como base a SD do Método Recepcional criada por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar. Pretendeu-se com isso a reflexão sobre a função e o significado do aprendizado da Leitura e da Escrita, sua influência no desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão verbal, e, as estratégias e metodologias possíveis de ensino destas. Aplicada a SD que explorou o Método Recepcional com todas as etapas e, com as devidas e necessárias intervenções, concluiu-se os alunos foram capazes de produzir textos de significativa qualidade literária e apresentaram dados interessantes com relação ao desempenho desses alunos no que se refere à análise do desenvolvimento da própria leitura.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Luciana Aparecida da
author_sort Silva, Luciana Aparecida da
title O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento
title_short O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento
title_full O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento
title_fullStr O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento
title_full_unstemmed O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento
title_sort o desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Luciana Aparecida da. O desenvolvimento da comunicação e expressão verbal através da literatura sob a perspectiva do letramento. 2015. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18871
_version_ 1805307236340203520
score 10,814766