Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura

O presente trabalho tem como função apresentar o uso dos recursos didáticos e as novas tecnologias em sala de aula. Inicialmente apresentando os desafios envoltos a essa prática, e em seguida a importância do ato de ler na formação de cidadãos críticos, relacionando com as tecnologias utilizadas em...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Andrea Caroline da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18881
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18881
recordtype dspace
spelling riut-1-188812020-11-23T13:41:20Z Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura Silva, Andrea Caroline da Zago, Leandro Zago, Lenadro Cantarin, Márcio Matiassi Matsuda, Alice Atsuko Leitura Tecnologia Mediação Ensino - Meios auxiliares Reading Technology Mediation Teaching - Aids and devices CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente trabalho tem como função apresentar o uso dos recursos didáticos e as novas tecnologias em sala de aula. Inicialmente apresentando os desafios envoltos a essa prática, e em seguida a importância do ato de ler na formação de cidadãos críticos, relacionando com as tecnologias utilizadas em muitas escolas. O foco principal está no professor, que desempenha papel crucial em mediar o processo de leitura por meio do uso dos recursos. A pesquisa teve como principal objeto de análise o trabalho de duas professoras no quesito leitura, conhecendo também a realidade das escolas em que as mesmas trabalham. Estas foram questionadas sobre como abordam a leitura, quais atividades realizam, como utilizam recursos tecnológicos e se fazem-no, quais recursos existem em suas escolas, se funcionam adequadamente, e quais desafios as profissionais já tiveram quando o assunto é trabalhar a leitura em sala de aula. Mostrando que ao se seguir alguns pontos importantes, a inserção das novas tecnologias pode ser um grande sucesso. 2020-11-23T13:41:20Z 2020-11-23T13:41:20Z 2015-11-14 specializationThesis SILVA, Andrea Caroline da. Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18881 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura
Tecnologia
Mediação
Ensino - Meios auxiliares
Reading
Technology
Mediation
Teaching - Aids and devices
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Leitura
Tecnologia
Mediação
Ensino - Meios auxiliares
Reading
Technology
Mediation
Teaching - Aids and devices
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Silva, Andrea Caroline da
Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura
description O presente trabalho tem como função apresentar o uso dos recursos didáticos e as novas tecnologias em sala de aula. Inicialmente apresentando os desafios envoltos a essa prática, e em seguida a importância do ato de ler na formação de cidadãos críticos, relacionando com as tecnologias utilizadas em muitas escolas. O foco principal está no professor, que desempenha papel crucial em mediar o processo de leitura por meio do uso dos recursos. A pesquisa teve como principal objeto de análise o trabalho de duas professoras no quesito leitura, conhecendo também a realidade das escolas em que as mesmas trabalham. Estas foram questionadas sobre como abordam a leitura, quais atividades realizam, como utilizam recursos tecnológicos e se fazem-no, quais recursos existem em suas escolas, se funcionam adequadamente, e quais desafios as profissionais já tiveram quando o assunto é trabalhar a leitura em sala de aula. Mostrando que ao se seguir alguns pontos importantes, a inserção das novas tecnologias pode ser um grande sucesso.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Andrea Caroline da
author_sort Silva, Andrea Caroline da
title Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura
title_short Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura
title_full Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura
title_fullStr Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura
title_full_unstemmed Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura
title_sort recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Andrea Caroline da. Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18881
_version_ 1805313416960671744
score 10,814766