Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura
O presente trabalho tem como função apresentar o uso dos recursos didáticos e as novas tecnologias em sala de aula. Inicialmente apresentando os desafios envoltos a essa prática, e em seguida a importância do ato de ler na formação de cidadãos críticos, relacionando com as tecnologias utilizadas em...
Autor principal: | Silva, Andrea Caroline da |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18881 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18881 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188812020-11-23T13:41:20Z Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura Silva, Andrea Caroline da Zago, Leandro Zago, Lenadro Cantarin, Márcio Matiassi Matsuda, Alice Atsuko Leitura Tecnologia Mediação Ensino - Meios auxiliares Reading Technology Mediation Teaching - Aids and devices CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente trabalho tem como função apresentar o uso dos recursos didáticos e as novas tecnologias em sala de aula. Inicialmente apresentando os desafios envoltos a essa prática, e em seguida a importância do ato de ler na formação de cidadãos críticos, relacionando com as tecnologias utilizadas em muitas escolas. O foco principal está no professor, que desempenha papel crucial em mediar o processo de leitura por meio do uso dos recursos. A pesquisa teve como principal objeto de análise o trabalho de duas professoras no quesito leitura, conhecendo também a realidade das escolas em que as mesmas trabalham. Estas foram questionadas sobre como abordam a leitura, quais atividades realizam, como utilizam recursos tecnológicos e se fazem-no, quais recursos existem em suas escolas, se funcionam adequadamente, e quais desafios as profissionais já tiveram quando o assunto é trabalhar a leitura em sala de aula. Mostrando que ao se seguir alguns pontos importantes, a inserção das novas tecnologias pode ser um grande sucesso. 2020-11-23T13:41:20Z 2020-11-23T13:41:20Z 2015-11-14 specializationThesis SILVA, Andrea Caroline da. Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18881 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Leitura Tecnologia Mediação Ensino - Meios auxiliares Reading Technology Mediation Teaching - Aids and devices CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Leitura Tecnologia Mediação Ensino - Meios auxiliares Reading Technology Mediation Teaching - Aids and devices CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Silva, Andrea Caroline da Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura |
description |
O presente trabalho tem como função apresentar o uso dos recursos didáticos e as novas tecnologias em sala de aula. Inicialmente apresentando os desafios envoltos a essa prática, e em seguida a importância do ato de ler na formação de cidadãos críticos, relacionando com as tecnologias utilizadas em muitas escolas. O foco principal está no professor, que desempenha papel crucial em mediar o processo de leitura por meio do uso dos recursos. A pesquisa teve como principal objeto de análise o trabalho de duas professoras no quesito leitura, conhecendo também a realidade das escolas em que as mesmas trabalham. Estas foram questionadas sobre como abordam a leitura, quais atividades realizam, como utilizam recursos tecnológicos e se fazem-no, quais recursos existem em suas escolas, se funcionam adequadamente, e quais desafios as profissionais já tiveram quando o assunto é trabalhar a leitura em sala de aula. Mostrando que ao se seguir alguns pontos importantes, a inserção das novas tecnologias pode ser um grande sucesso. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Silva, Andrea Caroline da |
author_sort |
Silva, Andrea Caroline da |
title |
Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura |
title_short |
Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura |
title_full |
Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura |
title_fullStr |
Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura |
title_full_unstemmed |
Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura |
title_sort |
recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SILVA, Andrea Caroline da. Recursos didáticos e as tecnologias estimulando à leitura. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18881 |
_version_ |
1805313416960671744 |
score |
10,814766 |