Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional
O presente trabalho aborda as conjecturas das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), que embasadas nos pressupostos da Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), organizam uma metodologia de ensino de literatura – o Método Recepcional. Elas entendem que a...
Autor principal: | Lemes, Andreia |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18882 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188822020-11-23T13:41:22Z Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional Lemes, Andreia Matsuda, Alice Atsuko Matsuda, Alice Atsuko Zago, Leandro Cantarin, Márcio Matiassi Estética na literatura Queiroz, Eça de, 1845-1900. O crime do padre Amaro Literatura - Metodologia Literatura - Estudo e ensino Aesthetics in literature Literature - Methodology Literature - Study and teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS O presente trabalho aborda as conjecturas das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), que embasadas nos pressupostos da Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), organizam uma metodologia de ensino de literatura – o Método Recepcional. Elas entendem que a literatura se expande com a leitura e que neste tangente pode variar seus sentidos e interpretações segundo as vivências do leitor. Portanto, o processo de recepção textual dá-se através da efetiva participação do leitor, sem deixar a autonomia da obra extinguir-se. Assim, o objetivo do presente artigo é sugerir uma sequência didática, empregando o Método Recepcional, com a obra O Crime do Padre Amaro (1875), de Eça de Queirós, a fim de verificar a aplicabilidade do uso do método em sala de aula, como ferramenta para o letramento literário. 2020-11-23T13:41:22Z 2020-11-23T13:41:22Z 2015-11-14 specializationThesis LEMES, Andreia. Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Estética na literatura Queiroz, Eça de, 1845-1900. O crime do padre Amaro Literatura - Metodologia Literatura - Estudo e ensino Aesthetics in literature Literature - Methodology Literature - Study and teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Estética na literatura Queiroz, Eça de, 1845-1900. O crime do padre Amaro Literatura - Metodologia Literatura - Estudo e ensino Aesthetics in literature Literature - Methodology Literature - Study and teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Lemes, Andreia Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional |
description |
O presente trabalho aborda as conjecturas das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), que embasadas nos pressupostos da Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), organizam uma metodologia de ensino de literatura – o Método Recepcional. Elas entendem que a literatura se expande com a leitura e que neste tangente pode variar seus sentidos e interpretações segundo as vivências do leitor. Portanto, o processo de recepção textual dá-se através da efetiva participação do leitor, sem deixar a autonomia da obra extinguir-se. Assim, o objetivo do presente artigo é sugerir uma sequência didática, empregando o Método Recepcional, com a obra O Crime do Padre Amaro (1875), de Eça de Queirós, a fim de verificar a aplicabilidade do uso do método em sala de aula, como ferramenta para o letramento literário. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Lemes, Andreia |
author_sort |
Lemes, Andreia |
title |
Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional |
title_short |
Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional |
title_full |
Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional |
title_fullStr |
Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional |
title_full_unstemmed |
Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional |
title_sort |
investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
LEMES, Andreia. Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882 |
_version_ |
1805317863521648640 |
score |
10,814766 |