Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional

O presente trabalho aborda as conjecturas das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), que embasadas nos pressupostos da Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), organizam uma metodologia de ensino de literatura – o Método Recepcional. Elas entendem que a...

ver descrição completa

Autor principal: Lemes, Andreia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18882
recordtype dspace
spelling riut-1-188822020-11-23T13:41:22Z Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional Lemes, Andreia Matsuda, Alice Atsuko Matsuda, Alice Atsuko Zago, Leandro Cantarin, Márcio Matiassi Estética na literatura Queiroz, Eça de, 1845-1900. O crime do padre Amaro Literatura - Metodologia Literatura - Estudo e ensino Aesthetics in literature Literature - Methodology Literature - Study and teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS O presente trabalho aborda as conjecturas das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), que embasadas nos pressupostos da Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), organizam uma metodologia de ensino de literatura – o Método Recepcional. Elas entendem que a literatura se expande com a leitura e que neste tangente pode variar seus sentidos e interpretações segundo as vivências do leitor. Portanto, o processo de recepção textual dá-se através da efetiva participação do leitor, sem deixar a autonomia da obra extinguir-se. Assim, o objetivo do presente artigo é sugerir uma sequência didática, empregando o Método Recepcional, com a obra O Crime do Padre Amaro (1875), de Eça de Queirós, a fim de verificar a aplicabilidade do uso do método em sala de aula, como ferramenta para o letramento literário. 2020-11-23T13:41:22Z 2020-11-23T13:41:22Z 2015-11-14 specializationThesis LEMES, Andreia. Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estética na literatura
Queiroz, Eça de, 1845-1900. O crime do padre Amaro
Literatura - Metodologia
Literatura - Estudo e ensino
Aesthetics in literature
Literature - Methodology
Literature - Study and teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Estética na literatura
Queiroz, Eça de, 1845-1900. O crime do padre Amaro
Literatura - Metodologia
Literatura - Estudo e ensino
Aesthetics in literature
Literature - Methodology
Literature - Study and teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Lemes, Andreia
Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional
description O presente trabalho aborda as conjecturas das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), que embasadas nos pressupostos da Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), organizam uma metodologia de ensino de literatura – o Método Recepcional. Elas entendem que a literatura se expande com a leitura e que neste tangente pode variar seus sentidos e interpretações segundo as vivências do leitor. Portanto, o processo de recepção textual dá-se através da efetiva participação do leitor, sem deixar a autonomia da obra extinguir-se. Assim, o objetivo do presente artigo é sugerir uma sequência didática, empregando o Método Recepcional, com a obra O Crime do Padre Amaro (1875), de Eça de Queirós, a fim de verificar a aplicabilidade do uso do método em sala de aula, como ferramenta para o letramento literário.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Lemes, Andreia
author_sort Lemes, Andreia
title Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional
title_short Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional
title_full Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional
title_fullStr Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional
title_full_unstemmed Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional
title_sort investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LEMES, Andreia. Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882
_version_ 1805317863521648640
score 10,814766