O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura
Neste trabalho, analisamos e discutimos a importância da leitura na vida dos alunos, que frequentam o 6º ano do Ensino Fundamental. Apontamos alguns pontos negativos que contribuem para o desinteresse das crianças pela leitura, principalmente, pelos contos de fadas, embora a leitura de contos seja i...
Autor principal: | Mergener, Marisa |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18889 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18889 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188892020-11-23T13:41:35Z O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura Mergener, Marisa Matsuda, Alice Atsuko Matsuda, Alice Atsuko Mansano Neto, João Cantarin, Márcio Matiassi Leitura Contos de fadas Leitores - Reação crítica Estética na literatura Reading Fairy tales Reader-response criticism Aesthetics in literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Neste trabalho, analisamos e discutimos a importância da leitura na vida dos alunos, que frequentam o 6º ano do Ensino Fundamental. Apontamos alguns pontos negativos que contribuem para o desinteresse das crianças pela leitura, principalmente, pelos contos de fadas, embora a leitura de contos seja importante para a formação da personalidade, nos aspectos cognitivos, sociais e psicológicos da criança, segundo Bettelhein (2002). Portanto, deve ser um gênero a ser trabalhado na escola pelos educadores, trazendo o conto para a realidade do aluno. Dessa forma, o presente artigo objetiva sugerir uma aplicação de uma sequência didática, aliando o Método Recepcional (AGUIAR; BORDINI, 1993), que propõe a execução de 5 etapas essências, para que o processo de aquisição da leitura seja significativo e prazeroso, e a Sequência Básica (COSSON, 2006), que busca, através do letramento literário, construir o processo de leitura. A sequência é voltada para o 6.º ano do Ensino Fundamental, partindo da leitura de contos de fadas. Como pressupostos teóricos, além dos autores mencionados, serão utilizados a Teoria da Estética da Recepção, de Jauss (1994), estudos sobre contos de fadas, de Bettelhein (2002), além de pesquisas sobre a Literatura Infantil e Juvenil, de Hunt (2010), Lajolo (1999), Coelho (2010), entre outros, objetivando apontar métodos que possam auxiliar os educadores a tornar o processo de aquisição da leitura mais significativa e prazerosa, assim como, levar o educando a “deixar” a zona de conforto e buscar ampliar seus horizontes. 2020-11-23T13:41:34Z 2020-11-23T13:41:34Z 2015-11-14 specializationThesis MERGENER, Marisa. O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18889 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Leitura Contos de fadas Leitores - Reação crítica Estética na literatura Reading Fairy tales Reader-response criticism Aesthetics in literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Leitura Contos de fadas Leitores - Reação crítica Estética na literatura Reading Fairy tales Reader-response criticism Aesthetics in literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Mergener, Marisa O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura |
description |
Neste trabalho, analisamos e discutimos a importância da leitura na vida dos alunos, que frequentam o 6º ano do Ensino Fundamental. Apontamos alguns pontos negativos que contribuem para o desinteresse das crianças pela leitura, principalmente, pelos contos de fadas, embora a leitura de contos seja importante para a formação da personalidade, nos aspectos cognitivos, sociais e psicológicos da criança, segundo Bettelhein (2002). Portanto, deve ser um gênero a ser trabalhado na escola pelos educadores, trazendo o conto para a realidade do aluno. Dessa forma, o presente artigo objetiva sugerir uma aplicação de uma sequência didática, aliando o Método Recepcional (AGUIAR; BORDINI, 1993), que propõe a execução de 5 etapas essências, para que o processo de aquisição da leitura seja significativo e prazeroso, e a Sequência Básica (COSSON, 2006), que busca, através do letramento literário, construir o processo de leitura. A sequência é voltada para o 6.º ano do Ensino Fundamental, partindo da leitura de contos de fadas. Como pressupostos teóricos, além dos autores mencionados, serão utilizados a Teoria da Estética da Recepção, de Jauss (1994), estudos sobre contos de fadas, de Bettelhein (2002), além de pesquisas sobre a Literatura Infantil e Juvenil, de Hunt (2010), Lajolo (1999), Coelho (2010), entre outros, objetivando apontar métodos que possam auxiliar os educadores a tornar o processo de aquisição da leitura mais significativa e prazerosa, assim como, levar o educando a “deixar” a zona de conforto e buscar ampliar seus horizontes. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Mergener, Marisa |
author_sort |
Mergener, Marisa |
title |
O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura |
title_short |
O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura |
title_full |
O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura |
title_fullStr |
O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura |
title_full_unstemmed |
O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura |
title_sort |
o despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
MERGENER, Marisa. O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para
criar o gosto pela leitura. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18889 |
_version_ |
1760451240850882560 |
score |
10,966579 |