Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes
A presente pesquisa tem como objeto a prática de leitura e se insere na área de estudos do texto e discurso. O objetivo primordial é descrever as práticas de leitura de adolescentes do ensino fundamental (7º e 8º anos do segundo ciclo), com o intuito de verificar as recorrências no material e no est...
Autor principal: | Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18895 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18895 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188952020-11-23T13:41:46Z Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem Bertucci, Roberlei Alves Bertucci, Roberlei Alves Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas Leitura Escolas Análise de interação na educação Reading Schools Interaction analysis in education Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa tem como objeto a prática de leitura e se insere na área de estudos do texto e discurso. O objetivo primordial é descrever as práticas de leitura de adolescentes do ensino fundamental (7º e 8º anos do segundo ciclo), com o intuito de verificar as recorrências no material e no estilo de leitura que realizam. A partir disso, pretende-se oferecer uma proposta de intervenção que possa, além de valorizar a prática, aumentar o repertório dos estudantes quanto à leitura, tanto no que diz respeito ao tipo de material lido, quanto à profundidade dessa prática. Assim, os pressupostos da teoria bakhtiniana são utilizados para se propor uma construção social e cultural do sujeito que se constitui leitor na interação com outros sujeitos e discurso. 2020-11-23T13:41:46Z 2020-11-23T13:41:46Z 2016-03-05 specializationThesis BUZIO, Cintia Milene Favaro Bochem. Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18895 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Leitura Escolas Análise de interação na educação Reading Schools Interaction analysis in education Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Leitura Escolas Análise de interação na educação Reading Schools Interaction analysis in education Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes |
description |
A presente pesquisa tem como objeto a prática de leitura e se insere na área de estudos do texto e discurso. O objetivo primordial é descrever as práticas de leitura de adolescentes do ensino fundamental (7º e 8º anos do segundo ciclo), com o intuito de verificar as recorrências no material e no estilo de leitura que realizam. A partir disso, pretende-se oferecer uma proposta de intervenção que possa, além de valorizar a prática, aumentar o repertório dos estudantes quanto à leitura, tanto no que diz respeito ao tipo de material lido, quanto à profundidade dessa prática. Assim, os pressupostos da teoria bakhtiniana são utilizados para se propor uma construção social e cultural do sujeito que se constitui leitor na interação com outros sujeitos e discurso. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem |
author_sort |
Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem |
title |
Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes |
title_short |
Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes |
title_full |
Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes |
title_fullStr |
Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes |
title_full_unstemmed |
Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes |
title_sort |
experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
BUZIO, Cintia Milene Favaro Bochem. Experiências de leitura no ensino fundamental:
uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18895 |
_version_ |
1805304084232667136 |
score |
10,814766 |