Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes

A presente pesquisa tem como objeto a prática de leitura e se insere na área de estudos do texto e discurso. O objetivo primordial é descrever as práticas de leitura de adolescentes do ensino fundamental (7º e 8º anos do segundo ciclo), com o intuito de verificar as recorrências no material e no est...

ver descrição completa

Autor principal: Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18895
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18895
recordtype dspace
spelling riut-1-188952020-11-23T13:41:46Z Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem Bertucci, Roberlei Alves Bertucci, Roberlei Alves Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas Leitura Escolas Análise de interação na educação Reading Schools Interaction analysis in education Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa tem como objeto a prática de leitura e se insere na área de estudos do texto e discurso. O objetivo primordial é descrever as práticas de leitura de adolescentes do ensino fundamental (7º e 8º anos do segundo ciclo), com o intuito de verificar as recorrências no material e no estilo de leitura que realizam. A partir disso, pretende-se oferecer uma proposta de intervenção que possa, além de valorizar a prática, aumentar o repertório dos estudantes quanto à leitura, tanto no que diz respeito ao tipo de material lido, quanto à profundidade dessa prática. Assim, os pressupostos da teoria bakhtiniana são utilizados para se propor uma construção social e cultural do sujeito que se constitui leitor na interação com outros sujeitos e discurso. 2020-11-23T13:41:46Z 2020-11-23T13:41:46Z 2016-03-05 specializationThesis BUZIO, Cintia Milene Favaro Bochem. Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18895 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura
Escolas
Análise de interação na educação
Reading
Schools
Interaction analysis in education
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Leitura
Escolas
Análise de interação na educação
Reading
Schools
Interaction analysis in education
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem
Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes
description A presente pesquisa tem como objeto a prática de leitura e se insere na área de estudos do texto e discurso. O objetivo primordial é descrever as práticas de leitura de adolescentes do ensino fundamental (7º e 8º anos do segundo ciclo), com o intuito de verificar as recorrências no material e no estilo de leitura que realizam. A partir disso, pretende-se oferecer uma proposta de intervenção que possa, além de valorizar a prática, aumentar o repertório dos estudantes quanto à leitura, tanto no que diz respeito ao tipo de material lido, quanto à profundidade dessa prática. Assim, os pressupostos da teoria bakhtiniana são utilizados para se propor uma construção social e cultural do sujeito que se constitui leitor na interação com outros sujeitos e discurso.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem
author_sort Buzio, Cintia Milene Favaro Bochem
title Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes
title_short Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes
title_full Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes
title_fullStr Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes
title_full_unstemmed Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes
title_sort experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BUZIO, Cintia Milene Favaro Bochem. Experiências de leitura no ensino fundamental: uma reflexão sobre as práticas dos adolescentes. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18895
_version_ 1805304084232667136
score 10,814766