A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático
Neste estudo, analisa-se como é abordado o conteúdo “verbo no tempo pretérito do modo indicativo”, em um livro didático voltado para o 6° ano do Ensino Fundamental. O que motivou a escolha desse tema foi a constatação de que, no ensino formal da gramática do português como língua materna, ainda há u...
Autor principal: | Libanori, Mayara Lotto Nicola |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18899 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188992021-12-10T22:13:49Z A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático Libanori, Mayara Lotto Nicola Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas Cantarin, Márcio Matiassi Bertucci, Roberlei Alves Língua portuguesa - Gramática Livros didáticos - Análise Língua portuguesa - Verbos Portuguese language - Grammar Textbooks - Analysis Portuguese language - Verb CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Neste estudo, analisa-se como é abordado o conteúdo “verbo no tempo pretérito do modo indicativo”, em um livro didático voltado para o 6° ano do Ensino Fundamental. O que motivou a escolha desse tema foi a constatação de que, no ensino formal da gramática do português como língua materna, ainda há uma desconsideração da língua enquanto realidade multifacetada, falada por sujeitos de variadas classes sociais. Especialmente no âmbito da escola pública, há alunos que advêm de classes sociais economicamente desprestigiadas e não têm sua variedade linguística e seus bens culturais valorizados nas escolas. Objetivando contribuir para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos e tendo como referencial teórico a visão linguística sobre o ensino da gramática normativa nas escolas (cf. SILVA, 2004, e BORTONI-RICARDO, 2005), as análises feitas evidenciaram que a apresentação do conteúdo em questão no material analisado aparece de maneira mecânica e desconexa com os usos dos falantes, o que reduz o ensino formal da gramática a meras reproduções de compêndios gramaticais. 2020-11-23T13:41:54Z 2020-11-23T13:41:54Z 2016-03-05 specializationThesis LIBANORI, Mayara Lotto Nicola. A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Língua portuguesa - Gramática Livros didáticos - Análise Língua portuguesa - Verbos Portuguese language - Grammar Textbooks - Analysis Portuguese language - Verb CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Língua portuguesa - Gramática Livros didáticos - Análise Língua portuguesa - Verbos Portuguese language - Grammar Textbooks - Analysis Portuguese language - Verb CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Libanori, Mayara Lotto Nicola A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático |
description |
Neste estudo, analisa-se como é abordado o conteúdo “verbo no tempo pretérito do modo indicativo”, em um livro didático voltado para o 6° ano do Ensino Fundamental. O que motivou a escolha desse tema foi a constatação de que, no ensino formal da gramática do português como língua materna, ainda há uma desconsideração da língua enquanto realidade multifacetada, falada por sujeitos de variadas classes sociais. Especialmente no âmbito da escola pública, há alunos que advêm de classes sociais economicamente desprestigiadas e não têm sua variedade linguística e seus bens culturais valorizados nas escolas. Objetivando contribuir para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos e tendo como referencial teórico a visão linguística sobre o ensino da gramática normativa nas escolas (cf. SILVA, 2004, e BORTONI-RICARDO, 2005), as análises feitas evidenciaram que a apresentação do conteúdo em questão no material analisado aparece de maneira mecânica e desconexa com os usos dos falantes, o que reduz o ensino formal da gramática a meras reproduções de compêndios gramaticais. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Libanori, Mayara Lotto Nicola |
author_sort |
Libanori, Mayara Lotto Nicola |
title |
A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático |
title_short |
A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático |
title_full |
A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático |
title_fullStr |
A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático |
title_full_unstemmed |
A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático |
title_sort |
contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
LIBANORI, Mayara Lotto Nicola. A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899 |
_version_ |
1805324063217811456 |
score |
10,814766 |