A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático

Neste estudo, analisa-se como é abordado o conteúdo “verbo no tempo pretérito do modo indicativo”, em um livro didático voltado para o 6° ano do Ensino Fundamental. O que motivou a escolha desse tema foi a constatação de que, no ensino formal da gramática do português como língua materna, ainda há u...

ver descrição completa

Autor principal: Libanori, Mayara Lotto Nicola
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18899
recordtype dspace
spelling riut-1-188992021-12-10T22:13:49Z A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático Libanori, Mayara Lotto Nicola Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas Cantarin, Márcio Matiassi Bertucci, Roberlei Alves Língua portuguesa - Gramática Livros didáticos - Análise Língua portuguesa - Verbos Portuguese language - Grammar Textbooks - Analysis Portuguese language - Verb CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Neste estudo, analisa-se como é abordado o conteúdo “verbo no tempo pretérito do modo indicativo”, em um livro didático voltado para o 6° ano do Ensino Fundamental. O que motivou a escolha desse tema foi a constatação de que, no ensino formal da gramática do português como língua materna, ainda há uma desconsideração da língua enquanto realidade multifacetada, falada por sujeitos de variadas classes sociais. Especialmente no âmbito da escola pública, há alunos que advêm de classes sociais economicamente desprestigiadas e não têm sua variedade linguística e seus bens culturais valorizados nas escolas. Objetivando contribuir para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos e tendo como referencial teórico a visão linguística sobre o ensino da gramática normativa nas escolas (cf. SILVA, 2004, e BORTONI-RICARDO, 2005), as análises feitas evidenciaram que a apresentação do conteúdo em questão no material analisado aparece de maneira mecânica e desconexa com os usos dos falantes, o que reduz o ensino formal da gramática a meras reproduções de compêndios gramaticais. 2020-11-23T13:41:54Z 2020-11-23T13:41:54Z 2016-03-05 specializationThesis LIBANORI, Mayara Lotto Nicola. A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Língua portuguesa - Gramática
Livros didáticos - Análise
Língua portuguesa - Verbos
Portuguese language - Grammar
Textbooks - Analysis
Portuguese language - Verb
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Língua portuguesa - Gramática
Livros didáticos - Análise
Língua portuguesa - Verbos
Portuguese language - Grammar
Textbooks - Analysis
Portuguese language - Verb
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Libanori, Mayara Lotto Nicola
A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático
description Neste estudo, analisa-se como é abordado o conteúdo “verbo no tempo pretérito do modo indicativo”, em um livro didático voltado para o 6° ano do Ensino Fundamental. O que motivou a escolha desse tema foi a constatação de que, no ensino formal da gramática do português como língua materna, ainda há uma desconsideração da língua enquanto realidade multifacetada, falada por sujeitos de variadas classes sociais. Especialmente no âmbito da escola pública, há alunos que advêm de classes sociais economicamente desprestigiadas e não têm sua variedade linguística e seus bens culturais valorizados nas escolas. Objetivando contribuir para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos e tendo como referencial teórico a visão linguística sobre o ensino da gramática normativa nas escolas (cf. SILVA, 2004, e BORTONI-RICARDO, 2005), as análises feitas evidenciaram que a apresentação do conteúdo em questão no material analisado aparece de maneira mecânica e desconexa com os usos dos falantes, o que reduz o ensino formal da gramática a meras reproduções de compêndios gramaticais.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Libanori, Mayara Lotto Nicola
author_sort Libanori, Mayara Lotto Nicola
title A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático
title_short A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático
title_full A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático
title_fullStr A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático
title_full_unstemmed A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático
title_sort contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LIBANORI, Mayara Lotto Nicola. A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899
_version_ 1805324063217811456
score 10,814766