O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência
Este estudo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino de literatura africana no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, toma-se como pressupostos teóricos centrais os estudos culturais (CEVASCO, 2003 e HALL, 2000), o pensamento pedagógico de Freire (2014) e o método recepc...
Autor principal: | Santos, Adriano Rodrigues dos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18902 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18902 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-189022020-11-23T13:42:01Z O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência Santos, Adriano Rodrigues dos Lima, Marcelo Fernando de Lima, Marcelo Fernando de Mansano Neto, João Zago, Leandro Literatura africana Educação Cultura - Estudo e ensino Freire, Paulo, 1921-1997 African literature Education Culture - Study and teaching Freire, Paulo, 1921-1997 CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este estudo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino de literatura africana no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, toma-se como pressupostos teóricos centrais os estudos culturais (CEVASCO, 2003 e HALL, 2000), o pensamento pedagógico de Freire (2014) e o método recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993). Ao longo do artigo, temos como objetivo mostrar como a articulação de tais reflexões teóricas pode contribuir para o empreendimento de práticas pedagógicas diferenciadas, que rompam com uma tradição pedagógica focada no pensamento eurocêntrico. Além disso, o estudo mostra como tais mudanças podem se constituir como práticas promotoras de uma educação mais democrática, favorecendo assim o processo de transformação social. 2020-11-23T13:42:01Z 2020-11-23T13:42:01Z 2015-12-12 specializationThesis SANTOS, Adriano Rodrigues dos. O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18902 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Literatura africana Educação Cultura - Estudo e ensino Freire, Paulo, 1921-1997 African literature Education Culture - Study and teaching Freire, Paulo, 1921-1997 CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Literatura africana Educação Cultura - Estudo e ensino Freire, Paulo, 1921-1997 African literature Education Culture - Study and teaching Freire, Paulo, 1921-1997 CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Santos, Adriano Rodrigues dos O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência |
description |
Este estudo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino de literatura africana no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, toma-se como pressupostos teóricos centrais os estudos culturais (CEVASCO, 2003 e HALL, 2000), o pensamento pedagógico de Freire (2014) e o método recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993). Ao longo do artigo, temos como objetivo mostrar como a articulação de tais reflexões teóricas pode contribuir para o empreendimento de práticas pedagógicas diferenciadas, que rompam com uma tradição pedagógica focada no pensamento eurocêntrico. Além disso, o estudo mostra como tais mudanças podem se constituir como práticas promotoras de uma educação mais democrática, favorecendo assim o processo de transformação social. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Santos, Adriano Rodrigues dos |
author_sort |
Santos, Adriano Rodrigues dos |
title |
O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência |
title_short |
O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência |
title_full |
O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência |
title_fullStr |
O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência |
title_full_unstemmed |
O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência |
title_sort |
o ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SANTOS, Adriano Rodrigues dos. O ensino da literatura africana na educação de jovens
e adultos: reflexões sobre uma experiência. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18902 |
_version_ |
1805311222443147264 |
score |
10,814766 |