Modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo

The knowledge about the usage of the communications resorces used by the air traffic service provider can be usefull to design the networks needed to transport voice signal between the air traffic provider and remote radio station. The accurate design of those networks, in the other hand, should off...

ver descrição completa

Autor principal: Rossi, Denniel Sancho Zorzal
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1894
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1894
recordtype dspace
spelling riut-1-18942016-12-10T05:00:34Z Modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo Usage model of the air traffic control communication channels Rossi, Denniel Sancho Zorzal Fonseca, Mauro Sergio Pereira http://lattes.cnpq.br/6534637358360971 Fonseca, Anelise Munaretto http://lattes.cnpq.br/4992303457891284 Fonseca, Mauro Sergio Pereira Pedroso, Carlos Marcelo Luders, Ricardo Sistemas de telecomunicação Rádio de ondas curtas - Brasil Aeronáutica Engenharia elétrica Telecommunication systems Shortwave radio - Brazil Aeronautics Electric engineering CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS The knowledge about the usage of the communications resorces used by the air traffic service provider can be usefull to design the networks needed to transport voice signal between the air traffic provider and remote radio station. The accurate design of those networks, in the other hand, should offer an association between the network instant capacity and the rate of communication sucess in any controller's tries to communicate with the aircrafts. This rate of communication sucess is a parameter that indicates how safe is the air traffic activity, in term of communication between the air traffic controller and the aircrafts, and it must be monitoring to guarante the operational safety. So, the knowledge of interesting was achieved analysing data related to the use of Aeronautical Mobile Service, which is the resource used by air traffic controller and aircraft to exchange voice mensagens of air traffic service. Those data were the results of a methodology that processed hundred of hours of records of the Aeronautical Mobile Service provided by the CINDACTA II, between 14/12/2014 and 03/01/2015, which were sorted by the percent of engagement time and analysed to identify any distribution function that could represent the way the Aeronautical Mobile Service is used. As a result, this study indentified that this usage can be depicted by some typical probability density function, like Weibull and Lognormal, combined with transitional chain. O conhecimento sobre o perfil de uso dos meios de comunicação utilizados pelo serviço de controle de tráfego aéreo pode subsidiar o dimensionamento de redes de telecomunicação destinadas ao transporte de sinais de voz entre órgãos de controle de tráfego aéreo e estações remotas de VHF. O dimensionamento correto dessas redes destina-se a relacionar a capacidade dos circuitos com a probabilidade de sucesso das comunicações entre controlador de tráfego aéreo e aeronaves, fator fundamental para a manutenção da segurança operacional das atividades de controle de tráfego aéreo. O conhecimento sobre esse perfil de uso, por sua vez, foi alcançado através de estudos estatísticos realizados sobre uma massa de dados relacionada à utilização do chamado Serviço Móvel Aeronáutico, que é o recurso utilizado por controladores de tráfego aéreo e pilotos em aeronaves controladas para a troca de mensagens de voz, através do qual as instruções de controle de tráfego aéreo são passadas. Essa massa de dados estudada foi resultado da aplicação de uma metodologia que processou centenas de horas de gravação do Serviço Móvel Aeronáutico prestado pelo CINDACTA II, entre os dias 14 de dezembro de 2014 e 03 de janeiro de 2015, a qual foi organizada em função da taxa de ocupação do meio de comunicação e analisada no sentido de identificar as dinâmicas de distribuição do uso do Serviço Móvel Aeronáutico. Como resultado, obteve-se que parte das dinâmicas que regem a ocupação desse serviço pode ser representada por curvas de distribuição conhecidas, como weibull e lognormal, associadas a modelos de transição. 2016-12-09T19:03:16Z 2016-12-09T19:03:16Z 2015-11-06 masterThesis ROSSI, Denniel Sancho Zorzal. Modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1894 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Sistemas de telecomunicação
Rádio de ondas curtas - Brasil
Aeronáutica
Engenharia elétrica
Telecommunication systems
Shortwave radio - Brazil
Aeronautics
Electric engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS
spellingShingle Sistemas de telecomunicação
Rádio de ondas curtas - Brasil
Aeronáutica
Engenharia elétrica
Telecommunication systems
Shortwave radio - Brazil
Aeronautics
Electric engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS
Rossi, Denniel Sancho Zorzal
Modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo
description The knowledge about the usage of the communications resorces used by the air traffic service provider can be usefull to design the networks needed to transport voice signal between the air traffic provider and remote radio station. The accurate design of those networks, in the other hand, should offer an association between the network instant capacity and the rate of communication sucess in any controller's tries to communicate with the aircrafts. This rate of communication sucess is a parameter that indicates how safe is the air traffic activity, in term of communication between the air traffic controller and the aircrafts, and it must be monitoring to guarante the operational safety. So, the knowledge of interesting was achieved analysing data related to the use of Aeronautical Mobile Service, which is the resource used by air traffic controller and aircraft to exchange voice mensagens of air traffic service. Those data were the results of a methodology that processed hundred of hours of records of the Aeronautical Mobile Service provided by the CINDACTA II, between 14/12/2014 and 03/01/2015, which were sorted by the percent of engagement time and analysed to identify any distribution function that could represent the way the Aeronautical Mobile Service is used. As a result, this study indentified that this usage can be depicted by some typical probability density function, like Weibull and Lognormal, combined with transitional chain.
format Dissertação
author Rossi, Denniel Sancho Zorzal
author_sort Rossi, Denniel Sancho Zorzal
title Modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo
title_short Modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo
title_full Modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo
title_fullStr Modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo
title_full_unstemmed Modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo
title_sort modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2016
citation ROSSI, Denniel Sancho Zorzal. Modelo de uso dos canais de comunicação do controle de trafego aéreo. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1894
_version_ 1805318636021219328
score 10,814766