A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura
Este trabalho pretende discutir e provocar possibilidades pedagógicas no espaço de sala de aula e escolar a partir do uso de uma dramatização que contemple e fundamente-se como ferramenta no auxílio ao ensino indispensável de literatura no âmbito escolar e social, sobretudo no sistema público de ens...
Autor principal: | Leite, Priscila Silva |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18951 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18951 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-189512020-11-23T13:44:16Z A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura Leite, Priscila Silva Souza, Maurini de Souza, Maurini de Polese, Edna da Silva Galera, Joscely Maria Bassetto Literatura brasileira Educação Escolas públicas Boal, Augusto, 1931-2009 Brazilian literature Education Public schools CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Este trabalho pretende discutir e provocar possibilidades pedagógicas no espaço de sala de aula e escolar a partir do uso de uma dramatização que contemple e fundamente-se como ferramenta no auxílio ao ensino indispensável de literatura no âmbito escolar e social, sobretudo no sistema público de ensino do país. De acordo com embasamento em etapas do Teatro do Oprimido, do autor e diretor Augusto Boal (1991), transpôs-se pesquisas qualitativas para que, cientificamente observadas, fossem transformar a realidade docente do trabalho com a Literatura em sala de aula como um oficio na rede pública de educação. Os desafios foram propostos para comprovar que a questão provocativa redimensiona o tema abordado neste artigo, a ser tratado como ato político e científico, pois o sistema de ensino público, preocupado com índices de indicadores de desempenhos de avaliações externas, tem deixado de lado uma das partes mais importantes da formação cidadã, consciente, intelectual e de sensibilidade dos alunos, o incentivo e condições para o progresso do ensino da literatura. A pesquisa proposta pretende que a educação pública seja de qualidade, onde o docente, a partir de jogos cênicos, oficinas teatrais com exercícios lúdicos e corporais, identifique as dificuldades dos alunos em nível de compreensão da leitura literária; argumenta sobre a importância da literatura para a formação política, cidadã, produtora de cultura e fomentadora de conceitos e opiniões. 2020-11-23T13:44:16Z 2020-11-23T13:44:16Z 2015-12-05 specializationThesis LEITE, Priscila Silva. A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18951 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Literatura brasileira Educação Escolas públicas Boal, Augusto, 1931-2009 Brazilian literature Education Public schools CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Literatura brasileira Educação Escolas públicas Boal, Augusto, 1931-2009 Brazilian literature Education Public schools CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Leite, Priscila Silva A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura |
description |
Este trabalho pretende discutir e provocar possibilidades pedagógicas no espaço de sala de aula e escolar a partir do uso de uma dramatização que contemple e fundamente-se como ferramenta no auxílio ao ensino indispensável de literatura no âmbito escolar e social, sobretudo no sistema público de ensino do país. De acordo com embasamento em etapas do Teatro do Oprimido, do autor e diretor Augusto Boal (1991), transpôs-se pesquisas qualitativas para que, cientificamente observadas, fossem transformar a realidade docente do trabalho com a Literatura em sala de aula como um oficio na rede pública de educação. Os desafios foram propostos para comprovar que a questão provocativa redimensiona o tema abordado neste artigo, a ser tratado como ato político e científico, pois o sistema de ensino público, preocupado com índices de indicadores de desempenhos de avaliações externas, tem deixado de lado uma das partes mais importantes da formação cidadã, consciente, intelectual e de sensibilidade dos alunos, o incentivo e condições para o progresso do ensino da literatura. A pesquisa proposta pretende que a educação pública seja de qualidade, onde o docente, a partir de jogos cênicos, oficinas teatrais com exercícios lúdicos e corporais, identifique as dificuldades dos alunos em nível de compreensão da leitura literária; argumenta sobre a importância da literatura para a formação política, cidadã, produtora de cultura e fomentadora de conceitos e opiniões. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Leite, Priscila Silva |
author_sort |
Leite, Priscila Silva |
title |
A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura |
title_short |
A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura |
title_full |
A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura |
title_fullStr |
A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura |
title_full_unstemmed |
A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura |
title_sort |
dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
LEITE, Priscila Silva. A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18951 |
_version_ |
1805308683253448704 |
score |
10,814766 |