Incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas

Um dos maiores desafios da vida de um professor de língua materna é gerar em seus educandos o prazer pela leitura. Com o avanço tecnológico esse desafio ficou ainda mais acentuado, pois o professor precisa atualizar-se diariamente para poder acompanhar e conquistar seus alunos, deixando suas aulas m...

ver descrição completa

Autor principal: Assis, Roberta Alves Cordeiro de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18953
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18953
recordtype dspace
spelling riut-1-189532020-11-23T13:44:23Z Incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas Assis, Roberta Alves Cordeiro de Polese, Edna da Silva Polese, Edana da Silva Souza, Maurini de Matsuda, Alice Atsuko Leitura Contos de fadas Mídia digital Intertextualidade Reading Fairy tales Digital media Intertextuality CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Um dos maiores desafios da vida de um professor de língua materna é gerar em seus educandos o prazer pela leitura. Com o avanço tecnológico esse desafio ficou ainda mais acentuado, pois o professor precisa atualizar-se diariamente para poder acompanhar e conquistar seus alunos, deixando suas aulas mais atrativas e interessantes, para que não ocorra uma competição entre ensino e tecnologia e sim a percepção de que esses dois termos podem caminhar juntos trazendo grandes benefícios para a educação. Para concretização deste projeto de pesquisa foi utilizada a Sequência Básica de Rildo Cosson (2014), trazendo à tona uma temática trabalhada nos anos iniciais de formação: os contos de fadas. Este trabalho tem por objetivo auxiliar o professor que atua nos anos finais do ensino fundamental a incentivar a leitura através dos contos e da análise de suas intertextualidades presentes na mídia, aliando a leitura à tecnologia. 2020-11-23T13:44:22Z 2020-11-23T13:44:22Z 2015-11-21 specializationThesis ASSIS, Roberta Alves Cordeiro de. Incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas. 2015. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18953 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura
Contos de fadas
Mídia digital
Intertextualidade
Reading
Fairy tales
Digital media
Intertextuality
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Leitura
Contos de fadas
Mídia digital
Intertextualidade
Reading
Fairy tales
Digital media
Intertextuality
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Assis, Roberta Alves Cordeiro de
Incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas
description Um dos maiores desafios da vida de um professor de língua materna é gerar em seus educandos o prazer pela leitura. Com o avanço tecnológico esse desafio ficou ainda mais acentuado, pois o professor precisa atualizar-se diariamente para poder acompanhar e conquistar seus alunos, deixando suas aulas mais atrativas e interessantes, para que não ocorra uma competição entre ensino e tecnologia e sim a percepção de que esses dois termos podem caminhar juntos trazendo grandes benefícios para a educação. Para concretização deste projeto de pesquisa foi utilizada a Sequência Básica de Rildo Cosson (2014), trazendo à tona uma temática trabalhada nos anos iniciais de formação: os contos de fadas. Este trabalho tem por objetivo auxiliar o professor que atua nos anos finais do ensino fundamental a incentivar a leitura através dos contos e da análise de suas intertextualidades presentes na mídia, aliando a leitura à tecnologia.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Assis, Roberta Alves Cordeiro de
author_sort Assis, Roberta Alves Cordeiro de
title Incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas
title_short Incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas
title_full Incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas
title_fullStr Incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas
title_full_unstemmed Incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas
title_sort incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ASSIS, Roberta Alves Cordeiro de. Incentivando a leitura através de contos de fadas e suas intertextualidades midiáticas. 2015. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18953
_version_ 1805323083553177600
score 10,814766