O uso e o ensino de músicas em sala de aula de Língua Estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural

The present study aims to verify if teachers use music to teach new vocabularies and cultural aspects in a foreign language, how often they use it, what motivates them or not to use it and what beliefs teachers have regarding the effectiveness of the use of songs in the classroom for the teaching/ l...

ver descrição completa

Autor principal: Roiz, Anderson Luis
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18963
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18963
recordtype dspace
spelling riut-1-189632020-11-23T13:53:56Z O uso e o ensino de músicas em sala de aula de Língua Estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural Roiz, Anderson Luis Werner, Maristela Pugsley Werner, Maristela Pugsley Cabreira, Regina Helena Urias Werner, Maristela Pugsley Cultura Música Vocabulário Linguagem e línguas - Estudo e ensino Culture Music Vocabulary Language and languages - Study and teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS The present study aims to verify if teachers use music to teach new vocabularies and cultural aspects in a foreign language, how often they use it, what motivates them or not to use it and what beliefs teachers have regarding the effectiveness of the use of songs in the classroom for the teaching/ learning of a foreign language. Culture concepts are explored and reasons for teaching it in the classroom are exposed. Since music is a cultural production of a people, it becomes a rich resource for gaining new knowledge of other nationalities, especially for foreign language students. The study consists of bibliographical research on the subject and a belief questionnaire given to teachers of two schools of the public regular education system of the city of Curitiba in the state of Paraná. The result of the questions is shown through graphics to visualize what the teachers answered in each closed or multiple choice question. The analysis of this questionnaire is presented and commented with a view to discussing and reaching at new beliefs to use and apply music with greater effectiveness in the classroom. The results of the questions asked in the belief questionnaire show that teachers are unanimous in agreeing that music is important for learning new vocabulary in foreign languages and that besides working with usual linguistic aspects, it is possible to work on other aspects, for example, cultural, through foreign songs in class O presente estudo pretende verificar se os professores usam a música para o ensino de novos vocabulários e aspectos culturais em língua estrangeira, com que frequência a utilizam, o que os motiva ou não a utilizá-la e quais as crenças que os docentes têm em relação à efetividade do uso de canções em sala de aula para o ensino/ aprendizagem de um idioma estrangeiro. Conceitos de cultura são explorados e razões de ensiná-la em sala de aula são expostas. Uma vez que a música é uma produção cultural de um povo, ela se torna um rico recurso para obter novos conhecimentos de outras nacionalidades, especialmente para os estudantes de língua estrangeira. O estudo consta de pesquisas bibliográficas acerca do assunto e um questionário de crenças dado a professores de dois colégios da rede pública de ensino regular da cidade de Curitiba no estado do Paraná. O resultado das perguntas é mostrado por gráfico para visualizarmos o que os professores responderam em cada pergunta fechada ou de múltipla escolha. A análise desse questionário é apresentada e comentada, com vistas a discutir e chegar a novas crenças para se usar e aplicar a música com maior efetividade em sala de aula. Os resultados das perguntas feitas no questionário de crenças mostram que os professores são unânimes ao concordar que a música é importante para o aprendizado de novos vocabulários em Língua Estrangeira e, que além de trabalharem aspectos linguísticos habituais, é possível sim trabalharem outros aspectos, como, por exemplo, culturais, por meio de canções estrangeiras em aula. 2020-11-23T13:53:56Z 2020-11-23T13:53:56Z 2017-12-20 specializationThesis ROIZ, Anderson Luis. O uso e o ensino de músicas em sala de aula de língua estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18963 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Cultura
Música
Vocabulário
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Culture
Music
Vocabulary
Language and languages - Study and teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Cultura
Música
Vocabulário
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Culture
Music
Vocabulary
Language and languages - Study and teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Roiz, Anderson Luis
O uso e o ensino de músicas em sala de aula de Língua Estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural
description The present study aims to verify if teachers use music to teach new vocabularies and cultural aspects in a foreign language, how often they use it, what motivates them or not to use it and what beliefs teachers have regarding the effectiveness of the use of songs in the classroom for the teaching/ learning of a foreign language. Culture concepts are explored and reasons for teaching it in the classroom are exposed. Since music is a cultural production of a people, it becomes a rich resource for gaining new knowledge of other nationalities, especially for foreign language students. The study consists of bibliographical research on the subject and a belief questionnaire given to teachers of two schools of the public regular education system of the city of Curitiba in the state of Paraná. The result of the questions is shown through graphics to visualize what the teachers answered in each closed or multiple choice question. The analysis of this questionnaire is presented and commented with a view to discussing and reaching at new beliefs to use and apply music with greater effectiveness in the classroom. The results of the questions asked in the belief questionnaire show that teachers are unanimous in agreeing that music is important for learning new vocabulary in foreign languages and that besides working with usual linguistic aspects, it is possible to work on other aspects, for example, cultural, through foreign songs in class
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Roiz, Anderson Luis
author_sort Roiz, Anderson Luis
title O uso e o ensino de músicas em sala de aula de Língua Estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural
title_short O uso e o ensino de músicas em sala de aula de Língua Estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural
title_full O uso e o ensino de músicas em sala de aula de Língua Estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural
title_fullStr O uso e o ensino de músicas em sala de aula de Língua Estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural
title_full_unstemmed O uso e o ensino de músicas em sala de aula de Língua Estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural
title_sort o uso e o ensino de músicas em sala de aula de língua estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ROIZ, Anderson Luis. O uso e o ensino de músicas em sala de aula de língua estrangeira moderna para ampliação de repertório lexical e aumento do conhecimento cultural. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18963
_version_ 1805313418013442048
score 10,814766