O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues

In light of English as a global language and on the face of its teaching and learning expansion worldwide, specially in Brazil, this study aims to conduct an overall review of the theories about the bilingualism concept and bilingual education. Moreover, this work also seeks to analyze the bilingual...

ver descrição completa

Autor principal: Fernandes, Rafaela
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18982
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18982
recordtype dspace
spelling riut-1-189822020-11-23T13:54:13Z O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues Fernandes, Rafaela Pazello, Elizabeth Pazello, Elizabeth Werner, Maristela Pugsley Pazello, Elizabeth Linguagem e línguas - Estudo e ensino Línguas modernas Bilingüismo Educação bilíngüe Professores - Formação Language and languages - Study and teaching Languages, Modern Bilingualism Education, Bilingual Teachers, Training of CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS In light of English as a global language and on the face of its teaching and learning expansion worldwide, specially in Brazil, this study aims to conduct an overall review of the theories about the bilingualism concept and bilingual education. Moreover, this work also seeks to analyze the bilingual school teacher perceptions about the concept of bilingualism and stablishes points of convergence and divergence among their perspectives, the school pedagogical proposal and the existing literature on the subject. This study was developed based on desk and qualitative research enabled by a collection of data on the bilingual school teachers perceptions about bilingualism. À luz da era da língua inglesa como uma língua global e frente à expansão do ensino desse idioma em escolas do mundo inteiro, e, em especial, no Brasil, a realização deste trabalho tem por objetivo fazer um levantamento teórico sobre o conceito de bilinguismo e a educação bilíngue. Ademais, busca-se analisar a percepção dos professores de escolas bilíngues sobre o conceito de bilinguismo com o intuito de traçar pontos de convergência e divergência sobre tal entendimento em relação à proposta das escolas bilíngues e à literatura existente sobre o assunto. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisa documental de cunho qualitativo, que se fez possível por meio de coleta de dados com questionário sobre percepções de professores de uma escola bilíngue em Curitiba acerca de seu entendimento do que é ser bilíngue. 2020-11-23T13:54:13Z 2020-11-23T13:54:13Z 2016-09-22 specializationThesis FERNANDES, Rafaela. O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18982 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Línguas modernas
Bilingüismo
Educação bilíngüe
Professores - Formação
Language and languages - Study and teaching
Languages, Modern
Bilingualism
Education, Bilingual
Teachers, Training of
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Línguas modernas
Bilingüismo
Educação bilíngüe
Professores - Formação
Language and languages - Study and teaching
Languages, Modern
Bilingualism
Education, Bilingual
Teachers, Training of
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Fernandes, Rafaela
O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues
description In light of English as a global language and on the face of its teaching and learning expansion worldwide, specially in Brazil, this study aims to conduct an overall review of the theories about the bilingualism concept and bilingual education. Moreover, this work also seeks to analyze the bilingual school teacher perceptions about the concept of bilingualism and stablishes points of convergence and divergence among their perspectives, the school pedagogical proposal and the existing literature on the subject. This study was developed based on desk and qualitative research enabled by a collection of data on the bilingual school teachers perceptions about bilingualism.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Fernandes, Rafaela
author_sort Fernandes, Rafaela
title O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues
title_short O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues
title_full O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues
title_fullStr O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues
title_full_unstemmed O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues
title_sort o que é ser bilíngue? na percepção de professores de escolas bilíngues
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FERNANDES, Rafaela. O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18982
_version_ 1805319092876345344
score 10,814766