O papel do letramento no ensino de LE para crianças recém-alfabetizadas em LM

The interest for this research arose from the reflections of the researcher as a French foreign language teacher to children and from questions emerged from literacy studies. It was noticed an enchantment of children when listening to stories and handling texts written in a foreign language even wit...

ver descrição completa

Autor principal: Sereda, Natacha Maria Maranhão
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18991
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18991
recordtype dspace
spelling riut-1-189912020-11-23T13:54:23Z O papel do letramento no ensino de LE para crianças recém-alfabetizadas em LM Sereda, Natacha Maria Maranhão Polchlopek, Silvana Ayub Línguas modernas Aprendizagem - Crianças Aquisição da segunda língua Languages, Modern Learning - Childrens Second language acquisition Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas The interest for this research arose from the reflections of the researcher as a French foreign language teacher to children and from questions emerged from literacy studies. It was noticed an enchantment of children when listening to stories and handling texts written in a foreign language even without fully understanding it. The research sought to answer whether literacy practices in a FL classroom could be a gateway to FL learning. An investigative research of qualitative orientation was held, focusing on FL knowledge process in a sociohistorical perspective on literacy. For this, it was sought to articulate discussions on literacy as a social practice and on vygotskian learning theory. Theoretical discussions ensued pondering the relationships that can be established between mother tongue literacy and foreign language. It can be stated that children who have not yet deciphered the written code of FL and know little of the lexicon of FL, can be considered literate in FL if engaged in social practices of reading and writing and make use of this language, even if intermediated by a literate person. O interesse por esta pesquisa surgiu das reflexões da pesquisadora enquanto professora de francês língua estrangeira para crianças e de questionamentos provocados a partir de estudos sobre o letramento. Percebeu-se um encanamento de crianças ao ouvir histórias e manipular textos escritos em língua estrangeira mesmo sem dominá-la. A pesquisa buscou responder se práticas de letramento em sala de aula de LE podem ser uma via de acesso a aprendizagem de LE. Realizou-se uma pesquisa exploratória de orientação qualitativa, abordando o processo do conhecimento em LE numa perspectiva sócio-histórica de letramento. Para isso, procurou-se articular as discussões sobre letramento como uma prática social e a teoria da aprendizagem vigotskiana. As discussões teóricas se seguiram ponderando sobre as relações que se podem estabelecer entre letramentos em língua materna e língua estrangeira. Pode-se afirmar que crianças que ainda não decifram o código escrito da LE e que pouco conhecem do léxico da LE, podem sim ser consideradas letradas em LE caso se envolvam em práticas sociais de leitura e escrita e façam uso dessa linguagem, mesmo que intermediados por um indivíduo alfabetizado. 2020-11-23T13:54:22Z 2020-11-23T13:54:22Z 2014 specializationThesis SEREDA, Natacha Maria Maranhão. O papel do letramento no ensino de LE para crianças recém-alfabetizadas em LM. 2014. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18991 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Línguas modernas
Aprendizagem - Crianças
Aquisição da segunda língua
Languages, Modern
Learning - Childrens
Second language acquisition
Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas
spellingShingle Línguas modernas
Aprendizagem - Crianças
Aquisição da segunda língua
Languages, Modern
Learning - Childrens
Second language acquisition
Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas
Sereda, Natacha Maria Maranhão
O papel do letramento no ensino de LE para crianças recém-alfabetizadas em LM
description The interest for this research arose from the reflections of the researcher as a French foreign language teacher to children and from questions emerged from literacy studies. It was noticed an enchantment of children when listening to stories and handling texts written in a foreign language even without fully understanding it. The research sought to answer whether literacy practices in a FL classroom could be a gateway to FL learning. An investigative research of qualitative orientation was held, focusing on FL knowledge process in a sociohistorical perspective on literacy. For this, it was sought to articulate discussions on literacy as a social practice and on vygotskian learning theory. Theoretical discussions ensued pondering the relationships that can be established between mother tongue literacy and foreign language. It can be stated that children who have not yet deciphered the written code of FL and know little of the lexicon of FL, can be considered literate in FL if engaged in social practices of reading and writing and make use of this language, even if intermediated by a literate person.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Sereda, Natacha Maria Maranhão
author_sort Sereda, Natacha Maria Maranhão
title O papel do letramento no ensino de LE para crianças recém-alfabetizadas em LM
title_short O papel do letramento no ensino de LE para crianças recém-alfabetizadas em LM
title_full O papel do letramento no ensino de LE para crianças recém-alfabetizadas em LM
title_fullStr O papel do letramento no ensino de LE para crianças recém-alfabetizadas em LM
title_full_unstemmed O papel do letramento no ensino de LE para crianças recém-alfabetizadas em LM
title_sort o papel do letramento no ensino de le para crianças recém-alfabetizadas em lm
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SEREDA, Natacha Maria Maranhão. O papel do letramento no ensino de LE para crianças recém-alfabetizadas em LM. 2014. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18991
_version_ 1805315055919562752
score 10,814766