Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas

The purpose of this study is to evaluate the use of fairy tales as a facilitating element for learning a modern foreign language. Firstly, the subject of reading will be contextualized in the classroom, in order to demonstrate the different interpretations that may arise regarding it. Following this...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Elaine Andrade da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18996
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18996
recordtype dspace
spelling riut-1-189962020-11-23T13:54:29Z Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas Fairy tales as facilitators for teaching a modern foreign language Silva, Elaine Andrade da Cabreira, Regina Helena Urias Cabreira, Regina Helena Urias Werner, Maristela Pugsley Cabreira, Regina Helena Urias Leitores Contos de fadas Linguagem e línguas - Estudo e ensino Reader Fairy tales Language and languages - Study and teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS The purpose of this study is to evaluate the use of fairy tales as a facilitating element for learning a modern foreign language. Firstly, the subject of reading will be contextualized in the classroom, in order to demonstrate the different interpretations that may arise regarding it. Following this brief analysis of reading in the context of teaching and learning, in particular language teaching, a literature review regarding fairy tales and their use in language classes was carried out for the purpose of studying theories and research projects that bring up this issue. Therefore, the present study aims to analyze, in light of the theoretical foundation presented here, the academic discussions concerning the use of this literary genre as a language teaching resource. In this way, the intention of this investigation is to show the complexity of integrating fairy tales as a teaching strategy, keeping in mind that there are significant discrepancies and obstacles for its use within the academic environment. Finally, it is also important to point out that this study does not account for all potential discussions that may arise. Rather, this study will hopefully become a tool that will stimulate further discussion on this topic. O objetivo do presente trabalho é a análise da questão do uso dos contos de fadas como elemento facilitador do aprendizado de uma língua estrangeira moderna. Primeiramente, contextualiza-se a questão da leitura em sala de aula, buscando demonstrar as diferentes interpretações que podem ser adotadas para este termo. Após esta breve análise sobre a leitura dentro do contexto do ensino, especialmente o ensino de línguas estrangeiras, faz-se uma pesquisa e revisão bibliográfica referente aos contos de fadas e o uso destes nas aulas de línguas estrangeiras, objetivando-se o estudo das teorias e projetos de estudos que tragam à tona esta questão. O presente estudo, portanto, tem como intuito analisar, à luz da bibliografia que o fundamenta, as discussões acadêmicas acerca do uso deste gênero literário como instrumento didático para o aprendizado de um idioma. Pretende-se mostrar, dessa maneira, a complexidade de se adotar a leitura dos contos de fadas como elemento pedagógico, tendo em vista que há grandes divergências e obstáculos para seu uso dentro do âmbito acadêmico. Por fim, ressalte-se que tal estudo não esgota as discussões que podem surgir. Espera-se que ele seja um instrumento para que tais debates possam se tornar cada vez mais aprofundados. 2020-11-23T13:54:29Z 2020-11-23T13:54:29Z 2017-09-25 bachelorThesis SILVA, Elaine Andrade da. Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18996 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitores
Contos de fadas
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Reader
Fairy tales
Language and languages - Study and teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Leitores
Contos de fadas
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Reader
Fairy tales
Language and languages - Study and teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Silva, Elaine Andrade da
Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas
description The purpose of this study is to evaluate the use of fairy tales as a facilitating element for learning a modern foreign language. Firstly, the subject of reading will be contextualized in the classroom, in order to demonstrate the different interpretations that may arise regarding it. Following this brief analysis of reading in the context of teaching and learning, in particular language teaching, a literature review regarding fairy tales and their use in language classes was carried out for the purpose of studying theories and research projects that bring up this issue. Therefore, the present study aims to analyze, in light of the theoretical foundation presented here, the academic discussions concerning the use of this literary genre as a language teaching resource. In this way, the intention of this investigation is to show the complexity of integrating fairy tales as a teaching strategy, keeping in mind that there are significant discrepancies and obstacles for its use within the academic environment. Finally, it is also important to point out that this study does not account for all potential discussions that may arise. Rather, this study will hopefully become a tool that will stimulate further discussion on this topic.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Silva, Elaine Andrade da
author_sort Silva, Elaine Andrade da
title Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas
title_short Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas
title_full Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas
title_fullStr Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas
title_full_unstemmed Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas
title_sort os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Elaine Andrade da. Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18996
_version_ 1805305895084621824
score 10,814766