A compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa
This article covers the teaching of listening comprehension in the English language classroom, associating it with the communicative approach. Main concepts of this approach are reviewed and compared to what is being done in the language center analyzed (Celin – UFPR). A group of teachers is intervi...
Autor principal: | Germano, Ana Elisa Lima |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19013 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-19013 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-190132020-11-23T13:54:54Z A compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa Oral comprehension in the communicative approach and its applicability in English language teaching Germano, Ana Elisa Lima Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] Competência comunicativa Comunicação oral English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers Communicative competence Oral communication CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This article covers the teaching of listening comprehension in the English language classroom, associating it with the communicative approach. Main concepts of this approach are reviewed and compared to what is being done in the language center analyzed (Celin – UFPR). A group of teachers is interviewed regarding the recurring and nonrecurring practices of listening comprehension. From the data collected, a discussion is made aiming at guiding future practices. O presente trabalho contempla o ensino de compreensão oral na sala de aula de língua inglesa, associando-o à abordagem comunicativa. Principais conceitos da referida abordagem são retomados e cotejados com o ensino realizado no centro de línguas em análise (Celin – UFPR). Um grupo de professores é entrevistado a respeito das práticas recorrentes e não recorrentes no ensino de compreensão oral da língua inglesa. E, a partir dos dados, levantam-se reflexões que pretendem guiar práticas futuras. 2020-11-23T13:54:54Z 2020-11-23T13:54:54Z 2015-06-24 specializationThesis GERMANO, Ana Elisa Lima. A compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19013 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] Competência comunicativa Comunicação oral English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers Communicative competence Oral communication CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
spellingShingle |
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] Competência comunicativa Comunicação oral English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers Communicative competence Oral communication CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Germano, Ana Elisa Lima A compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa |
description |
This article covers the teaching of listening comprehension in the English language classroom, associating it with the communicative approach. Main concepts of this approach are reviewed and compared to what is being done in the language center analyzed (Celin – UFPR). A group of teachers is interviewed regarding the recurring and nonrecurring practices of listening comprehension. From the data collected, a discussion is made aiming at guiding future practices. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Germano, Ana Elisa Lima |
author_sort |
Germano, Ana Elisa Lima |
title |
A compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa |
title_short |
A compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa |
title_full |
A compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa |
title_fullStr |
A compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
A compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa |
title_sort |
compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
GERMANO, Ana Elisa Lima. A compreensão oral na abordagem comunicativa e sua prática no ensino de língua inglesa. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19013 |
_version_ |
1805320935029342208 |
score |
10,814766 |