O uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes

Acompanha: Jornal escolar digital: recurso tecnológico e didático na produção de textos

Autor principal: Ribeiro, Daniel José
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1912
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1912
recordtype dspace
spelling riut-1-19122016-12-20T05:01:10Z O uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes The use of digital technologies in the production of journalistic genres by students Ribeiro, Daniel José Santos, Givan José Ferreira dos http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 Santos, Givan José Ferreira dos Rezende, Maria José de Dutra, Alessandra Tecnologia educacional Redação de textos jornalísticos Jornalismo eletrônico Educational technology Journalism - Authorship Online journalism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Acompanha: Jornal escolar digital: recurso tecnológico e didático na produção de textos The starting point of this research master's thesis emerged from the daily observation of the researcher teacher and the lack of interest of students from high school by reading and production of texts. From there, it was thought to propose a contribution to address this problem in school education. So, it decided to join the current and challenging idea of developing an educational project that allied digital technology - in general as well approved by adolescents and youth of today - the pedagogical work of understanding and production of journalistic genres, significant for social participation criticism. So this academic-scientific study deals with guidelines that teachers and students need to know to create a digital school newspaper and aims to achieve two objectives: develop and implement a set of theoretical guidelines and practices for the creation of a digital school newspaper in order to awakening in high school students interest in reading activities and text production, with the promotion of an interactive and collaborative learning environment; analyze the results of implementation of the proposed courseware. The theoretical framework consists of assumptions of Educommunication and Theory of Text Genre. In terms of methodology, the research is characterized as a field, literature, descriptive, experimental and analytical. The educational product was applied in five meetings of two classes each, along with a group of 2nd year of high school, a public school in the city of Londrina, Paraná, in 2015. The results in the application were well satisfactory: students developed journalistic genres of good quality, created the digital school newspaper Jornal Barão and participated actively and project enthusiasm. This demonstrates the validity of the functional use of information technologies in education as a good alternative for interactive and collaborative learning and knowledge for the (re) construction of school social subjects. O ponto de partida da pesquisa desta dissertação de mestrado surgiu da observação diária do professor pesquisador quanto ao desinteresse dos alunos de Ensino Médio pelas atividades de leitura e produção de textos. A partir daí, pensou-se em propor uma contribuição para enfrentar esse problema no ensino escolar. Assim, resolveu aderir à ideia atual e desafiadora de desenvolver um projeto didático que aliasse a tecnologia digital - de modo geral tão bem recepcionada pelos adolescentes e jovens de hoje - ao trabalho pedagógico de compreensão e produção de gêneros textuais jornalísticos, significativos para uma participação social crítica. Logo, este estudo acadêmico-científico trata de diretrizes que professores e alunos precisam conhecer para criar um jornal escolar digital e pretende alcançar dois objetivos: elaborar e aplicar um conjunto de diretrizes teóricas e práticas para a criação de um jornal escolar digital, a fim de despertar nos estudantes do Ensino Médio interesse pelas atividades de leitura e produção textual, com a promoção de um ambiente interativo e colaborativo de aprendizagem; analisar os resultados da implementação do material didático proposto. O aporte teórico constitui-se de pressupostos da Educomunicação e da Teoria dos Gêneros Textuais. Em termos de metodologia, a pesquisa caracteriza-se como de campo, bibliográfica, descritiva, experimental e analítica. O produto educacional foi aplicado, em cinco encontros de duas aulas cada, junto a uma turma de 2º ano do Ensino Médio, de um colégio público da cidade de Londrina-Paraná, em 2015. Os resultados obtidos na aplicação foram bem satisfatórios: os alunos elaboraram gêneros textuais jornalísticos de boa qualidade, criaram o jornal escolar digital Jornal Barão e participaram ativamente e com entusiasmo do projeto. Isso demonstra a validade da utilização funcional das tecnologias informacionais na educação como uma alternativa propícia para a aprendizagem interativa e colaborativa de conhecimentos e para a (re)construção dos sujeitos sociais escolares. 2016-12-19T12:16:36Z 2016-12-19T12:16:36Z 2016-07-28 masterThesis RIBEIRO, Daniel José. O uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes. 2016. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1912 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Redação de textos jornalísticos
Jornalismo eletrônico
Educational technology
Journalism - Authorship
Online journalism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Tecnologia educacional
Redação de textos jornalísticos
Jornalismo eletrônico
Educational technology
Journalism - Authorship
Online journalism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ribeiro, Daniel José
O uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes
description Acompanha: Jornal escolar digital: recurso tecnológico e didático na produção de textos
format Dissertação
author Ribeiro, Daniel José
author_sort Ribeiro, Daniel José
title O uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes
title_short O uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes
title_full O uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes
title_fullStr O uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes
title_full_unstemmed O uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes
title_sort o uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2016
citation RIBEIRO, Daniel José. O uso de tecnologias digitais na produção de gêneros textuais jornalísticos por estudantes. 2016. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1912
_version_ 1805316362703208448
score 10,814766